Colegiados de cursos da UFT discutem formulação dos Horários de Aulas 2010/2

quarta-feira, junho 02, 2010 Por Felipe Albuquerque

As 44 Coordenações dos cursos de graduação da UFT já discutem desde a semana passada, os Horários de Aula para o próximo semestre letivo (2010/2). 

Há um prazo de até o dia 04 de Junho, conforme o Calendário Acadêmico 2010, para serem ofertadas as disiplinas no *SIE (Sistem de Informação para o Ensino), para posterior disponibilização aos alunos no período de Pré-Matrícula Web, que ocorrerá entre os dias 15 de Junho à 11 de Julho.


* Sistema implementado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, comprado pela UFT, que gerencia desde a vida acadêmica do aluno, quanto ao almoxarifado da universidade. A universidade paga anualmente uma valor relativamente caro pela autorização de uso desse sistema.


As discussões dos Horários de Aulas:

Tradicionalmente, a grade horária de cada período é debatida e formada em reuniões do Colegiado, de acordo com a quantidade e disponibilidade de professores alocados naquela graduação.

São nestas reuniões que o aluno pode intervir e pedir a alteração de horários, através de seus representantes discentes no Colegiado, que são, na maioria das vezes, indicados pela Diretoria do Centro Acadêmico eleito.

Para saber o horário das reuniões do Colegiado, informe-se com os seus representantes a nível de Centro Acadêmico.


Formalização dos Horários de Aulas:

Após a discussão final do projeto de horários, o Colegiado aprovará e encaminhará à Pró-Reitoria de Graduação para cadastro no SIE.

Após cadastrado, o Coordenador do curso e/ou o Colegiado poderão criar turmas extras a serem iniciadas naquele próprio semestre do horário aprovado. Ainda, é prerrogativa dele(s) alterarem os horários das aulas no decorrer do semestre letivo, mesmo que já os tenham aprovados e cadastrados no SIE.

Portanto, se houver uma pressão estudantil, horários de disciplinas podem ser mudados e novas turmas podem ser criadas, inclusive com o semestre letivo em andamento.

No Blog, assim que forem publicados os Horários dos cursos da UFT, você poderá baixá-los na área lateral direita.



Tumas "paralelas":

As disciplinas de verão, em módulo ou as chamadas turmas extras, também são discutidas nas reuniões de Colegiado.

Em outra matéria, você acompanhará melhor as diferenças nessas modalidades de disciplinas referidas acima.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT