II Feira Acadêmica de Línguas e Artes da UFT movimenta o Campus de Palmas

quarta-feira, junho 09, 2010 Por Felipe Albuquerque

Mesa de abertura do evento
“O Despertar para o Segundo idioma”, tema da II Feira Acadêmica de Línguas e Artes – Fala UFT!, organizado pelo Centro de Idiomas de Palmas, fez jus ao tema proposto e trabalhou os mais diferentes sentidos dos visitantes, levando-os a conhecer um pouco mais sobre países como África do Sul, Espanha, França, Reino Unido, Jamaica, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Brasil.



Música, poesias, culinária, regime político, população, esportes e tantas outras informações interessantes, que chamavam a atenção de cada pessoa que passava pelos corredores, visitando os estandes de cada país, ou ainda, que conferiam as palestras e debates sobre as línguas inglesa, portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Uly Diorgenes, que já faz Inglês no Centro de Idiomas, acompanhou a palestra e a apresentação de músicas e poesias na língua espanhola e já se encantou com a língua. “Estou achando tudo muito interessante, tenho oportunidade de conhecer línguas que não conhecia, ver todo o trabalho exposto, as apresentações. E decidi, quero agora uma terceira língua, o Espanhol!”, afirmou ela.


Palestratas de diferentes línguas chamaram a atenção

Para Joice Monteiro, estudante do curso de Medicina na UFT, a Feira está sendo estou atraente, por promover integração entre diferentes culturas existentes. “É importante para conhecermos a cultura de outros países, saber um pouco mais das paisagens, da língua, dos costumes e tipos de comida. Vale a pena, pois nos estimula a procurar um novo idioma”.

E quando o assunto é uma terceira língua já desperta o interesse profissional dos futuros trabalhadores do mercado. “Vemos que o Inglês, o Espanhol e outras línguas importantes têm um referencial muito grande para o crescimento do cidadão. É importante que nós nos interessemos pela segunda língua, para ter algo a mais em nosso currículo para o sucesso profissional que tanto queremos”, destacou o estudante de Ciências da Computação, da UFT, Felipe Albuquerque.


Visitantes conferem as atrações dos estandes de cada país

Conhecimento – E não foram só as pessoas que passaram por lá, que puderam desfrutar de novidades e diferentes conhecimentos. Gabriela Ortega, estudante de Inglês do Centro de Idiomas, ficou responsável pelo estande da Nova Zelândia, teve que pesquisar tudo sobre o país e comentou sua experiência: “Foi muito legal, o pais não é tão conhecido dos países com língua inglesa, como os Estados Unidos e Inglaterra. Por isso descobrimos várias curiosidades do lugar como sobremesa, a forma de governo que é parlamentarista, onde a Rainha Elizabeth está até hoje a frente do governo, além dos esportes radicais e a natureza que é maravilhosa. Valeu a pena, foi uma experiência única”.

A sobremesa, por sinal, fez muito sucesso com o público. Em suas pesquisas, Ortega e seu grupo descobriram a Pavlova, feita com uma base de suspiro, coberta com creme fresco e frutas vermelhas. A delícia foi pesquisa e experimentada por muitas vezes antes de ser apresentada ao público e conquistou o paladar de quem passo pelo local.


A Pavlova sendo preparada para o público

Novidade – Para a coordenadora do Centro de Idiomas, Thelma Lage, o objetivo do evento é despertar na comunidade o interesse pelo segundo idioma, assim como conscientizá-la de sua importância tanto a nível acadêmico quanto a nível mercadológico, e isso está sendo alcançado com a Feira.

Ela ainda ressaltou que há novidades para o Centro de Idiomas de Palmas, que em breve estará oferecendo também, o curso de língua italiana. 

FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT