Pouca participação estudantil marca Avaliação de Professores e Disciplinas da UFT

segunda-feira, setembro 06, 2010 Por Felipe Albuquerque

A modesta participação estudantil nas avaliações institucionais dos docentes (Avaliação do Estágio Probatório e Avaliação de Professores/Disciplinas), podem comprometer a busca por um ensino de qualidade e a seleção de profissionais cada vez mais capacitados para exercer o Magistério Superior da UFT.

No que tange à Avaliação de Professores e Disciplinas, lançada pela Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (PROAP) no mês passado, de um contingente de quase 12 mil estudantes regularmente matriculados nos 48 cursos oferecidos pela UFT, apenas cerca de 700 acessaram o Portal do Aluno e participaram da avaliação. É um pouco mais de 5% do total de discentes da universidade.


LEIA MAIS: Alunos da UFT já podem avaliar professores e disciplinas


Talvez o maior problema, seja da própria universidade, que minimamente divulga essa possibilidade de avaliação à classe estudantil. Outro fato que pode contribuir para a pouca participação acadêmica nessas avaliações, é a certeza de que pouco ou nada influenciará à classe dos professores.

Para se ter uma ideia da ineficiência da atual Avaliação do Estágio Probatório,  é impossível ao estudante, indicar a nota 0 ao professor avaliado nos questionários criados pela PROAP. 

Você caro aluno, se não demostrar competência em suas provas, poderá ganhar um 0. Já o seu docente, nunca receberá a nota zero em quaisquer um dos itens das avaliações do Probatório. 

Para complementar, o poder avaliador do aluno restringe-se a irrisórios 25% da nota total do Estágio Probatório.


Apesar dos pesares, não deixe de participar da Avaliação do Estágio Probatório e de Professores/Disciplinas, ambas disponíveis no Portal do Aluno. 

Conheça no Leia Mais abaixo, como é feita a avaliação do Estágio Probatório Docente na UFT.

LEIA MAIS: UFT libera Avaliação do Estágio Probatório Docente 2010/1 no Portal do Aluno

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário

Felipe Albuquerque disse...

Eu já fiz minha parte. E você? :D

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT