Conheça o funcionamento das Bibliotecas da UFT, seus direitos e deveres como usuário

quarta-feira, setembro 08, 2010 Por Felipe Albuquerque

É importante ficar por dentro das normas do Regimento Geral do Sistema de Bibliotecas da UFT. No documento, aprovado pelo CONSUNI em novembro de 2009, são especificados diversos detalhes sobre o funcionamento das bibliotecas da universidade, seus direitos e deveres, como estudante utilizador dos serviços.

Entre as atribuições dispostas na resolução, estão: competências da Chefia da Biblioteca; normas de empréstimo de exemplares; qual atitude tomar, caso você extravie um exemplar; a função dos estudantes estagiários e bolsistas; normas para os usuários da biblioteca; as penalidades das multas, entre outros assuntos.


O CONSUNI também criou um Conselho Gestor das Bibliotecas, presidido pelo Coordenador Geral das Bibliotecas, nomeado diretamente pelo Reitor da UFT. Neste órgão, os estudantes possuem uma cadeira, indicada pelo Diretório Central dos Estudantes.

Baixe o Regimento no link abaixo ou na seção de "Arquivos Institucionais" do site.





Outras informações



A Biblioteca será um dos locais da UFT que você mais visitará  durante sua formação acadêmica. Seja para tomar empréstimo de livros, revistas, jornais, monografias; como um local calmo de estudos ou simplesmente, para acesso à Internet sem-fio.

Com essa matéria, você saberá quais os serviços que a Biblioteca disponíbiliza aos alunos e como utilizá-los, além de informar-se sobre os valores das multas quanto ao atraso na devolução dos exemplares e como pagá-las, dentre outras informações úteis à nossa categoria estudantil.



Serviço Biblioteca WEB:


Você pode conferir pela internet, se o exemplar que deseja empréstimo ou consulta está disponível. Para tanto, a UFT criou o sistema Biblioteca Web. Para conhecê-lo, clique aqui.


Clicando aqui, você confere uma matéria completa sobre o Sistema Biblioteca WEB.




Empréstimos e Devolução de livros cadastrados no Sistema:

As bibliotecas da UFT estão atualmente em processo de informatização de seu acervo bibliográfico, assim como o cadastro de usuários.

Por você ser um aluno da universidade, você já está automaticamente cadastrado como um usuário da biblioteca. No entanto, esse cadastro só vale para empréstimos de exemplares que já foram cadastrados no sistema.

De posse do livro que você deseja empréstimo, dirija-se ao balcão de atendimento. O funcionário lhe perguntará qual o seu número de matrícula e expedirá um canhoto com um campo para colher sua assinatura.

Para devolução do exemplar, tanto você quanto um amigo poderão entregá-lo ao funcionário da biblioteca: basta informar o seu número de matrícula.



Empréstimos e Devolução de livros não cadastrados no Sistema:

Ao dirigir-se ao balcão com um exemplar não catalogado no sistema, o funcionário solicitará o seu número da carteirinha de usuário. Nesse caso, será necessário criar um cadastro manual de usuário, que costuma ser rápido, bastando apenas apresentar os seus documentos pessoais, como RG, Comprovante de Matrícula e uma foto 3X4.

Para devoluções, tanto você como um amigo poderão entregá-lo ao funcionário: basta informar o seu número da carteira de usuário.




Multas, Prazos de Devolução e demais informações - Campus de Palmas:


Você poderá  pegar emprestado até 3 livros simultaneamente, sendo que o período de utilização do empréstimo de cada um deles é de uma semana (7 dias corridos). É possível renovar o empréstimo, desde que o livro não tenha sido reservado por outros usuários.

Há a cobrança de R$ 1,00 por dia de multa, caso você não entregue o livro na data certa. Caso ele esteja reservado, a multa é maior, de R$ 3,00. Enquanto o usuário estiver inadimplente, não poderá mais pegar exemplares emprestados, nem renová-los.




Sobre o pagamento de multas:



Caso você seja multado, a UFT expedirá um boleto de cobrança por GRU, que é o Guia de Recolhimento da União. Ao pagá-lo, o valor entrará diretamente na conta da universidade. Após pagar o boleto, apresente-o ao funcionário da biblioteca para que ele dê baixa na pendência.

APENAS O BANCO DO BRASIL recebe pagamentos desse tipo de Boleto, o que causa certo transtorno aos alunos que são multados e que não possuem conta nessa instituição bancária.




Empréstimo por 24 horas:

Os alunos possuem o direito de adquirir um livro por empréstimo por até 24 horas, para fotocópias dentro do campus de Palmas. Basta que você deixe com o atendente, um documento de identificação com foto, enquanto estiver de posse do exemplar.

Antes, qualquer aluno poderia optar por esse serviço, inclusive os que estavam com pendencias de multas junto à biblioteca. Contudo, no ano de 2008, o Conselho Diretor do Campus restringiu o uso do serviço somente aos alunos que não possuem multas com o setor.


CUIDADO!!!!
Aluno com pendência de multas, a universidade não libera o diploma!

 

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT