Após forte pressão estudantil, finalmente o projeto do Restaurante Universitário do Campus de Palmas da UFT é aprovado

segunda-feira, setembro 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

Estudantes acompanham a apreciação da pauta do RU da UFT

Na última segunda-feira, após intensa pressão estudantil, traduzida por um abaixo-assinado coletado pelos alunos da Comissão de Implantação do Restaurante Universitário do Campus de Palmas; de mais de 950 assinaturas presença de mais de 100 acadêmicos na reunião do Conselho Diretor e participação de mais de 7 representantes de Centros Acadêmicos com direito a voto, finalmente foi aprovada a proposta da universidade para a construção do RU da UFT.



Comissão de Implantação do RU do Campus de Palmas
O projeto, advindo da UFGD, sofrerá alterações estruturais básicas indicadas pela Comissão de Implantação que não se desfazerá, apesar da aprovação do projeto pelo Conselho Diretor. A Comissão foi nomeada por ato do Diretor do Campus, prof. Dr. Aurélio Picanço no dia 10 de Setembro (veja imagem) e deverá ter vida útil até a entrega da obra à comunidade universitária.

Acredita-se que a Comissão também participará das discussões dos preços da alimentação a ser servida no local, juntamente com outras lideranças estudantis, como CA`s e o DCE.
Ressalta-se que a aprovação do RU da UFT é uma das maiores conquistas estudantis desde que a UNITINS foi federalizada, há 7 anos atrás. E é a prova de que a participação estudantil em massa, unida em torno de um projeto comum, sempre fará a diferença.


A pressão estudantil:

De surpresa, houve a participação de quase 150 estudantes na reunião, que inicialmente aguardavam na porta o momento certo de adentrarem ao recinto.  Registrou-se a presença de estudantes dos seguintes cursos de graduação: Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Nutrição, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Ciência da Computação, Direito e Engenharia de Alimentos.

Estudantes aguardando pela aprovação do RU
Ao chegar na pauta de discussão do Restaurante Universitário, vários conselheiros posicionaram-se contrários, sendo no entanto, a maioria favorável à aprovação do RU. O posicionamento mais marcante da reunião foi o do Coordenador do curso de Arquitetura, que fez um pronunciamento categórico  e detalhado contra a forma de aprovação do RU pela universidade, feito através de um projeto de outra universiddade, ao invés da própria UFT investir na criação de um projeto "de casa".

O Coodenadador deixou claro que não era contra a aprovação RU e sim, da forma que a universidade o estava aprovando.

De fato, a Administração da UFT poderia ter iniciado a discussão do projeto do RU bem antes do mês de setembro. O recurso para a construção da obra já estava nas contas da universidade desde o dia 01 de Janeiro. O problema portanto, foi de gestão.

Ao final, apenas o Coordenador do curso de Arquitetura, respaldado pelo posicionamento do seu Colegiado, votou contra o projeto da UFGD. Houve cerca de 3 abstenções.


O andamento da implantação do projeto:

Já no dia 23 de Setembro, conforme declarações do Diretor do Campus de Palmas, prof. Dr. Aurélio Picanço em sua página pessoal no Twitter, houve uma reunião na Diretoria de Obras Civis (DOC) com a Comissão de Implantação do RU (subitamente, os estudantes pertencentes à Comissão não foram convocados). De acordo com o Diretor, as adaptações solicitadas pela Comissão já foram feitas e o projeto segue para o orçamento.

Os membros discentes da Comissão de Implantação fiscalizarão pelo menos uma vez por semana, o andamento do processo licitatório, visando pressionar para a mais rápida implantação da obra.

A obra deverá custar aos cofres públicos, cerca de 1,5 Milhão de Reais, recurso este vindo da pasta de Assistência Estudantil do Governo Federal.

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário

Hugo Deleon disse...

Se o de Palmas foi essa confusão toda vamos ver o de Araguaína!!!

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT