Liminar suspende greve de segunda-feira dos motoristas do Transporte Coletivo de Palmas

sábado, maio 21, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Pela segunda vez, a Justiça decidiu suspender a greve dos motorista do transporte coletivo de Palmas. O presidente do Sindicato dos Motoristas do Tocantins e Trabalhadores em Transporte Rodoviários e Operações de Máquinas do Tocantins (Sintromet), Carlos Antônio Araújo Alves, garantiu que vai acatar a decisão, mas que a categoria ficará em alerta de greve.

“Realmente, nós não sabemos o que está acontecendo. Não estamos fazendo nada irregular, pelo contrário, estamos respeitando o que a Justiça pede”, reclamou o sindicalista, acrescentando que estava tudo pronto para iniciar a greve na segunda-feira, 23.


O juiz substituto Reinaldo Martini, do Tribunal Regional do Trabalho, atendeu ao segundo pedido da Expresso Miracema Ltda, empresa com 75% dos ônibus do transporte coletivo da Capital. A determinação foi expedida na quinta-feira, 19. Na decisão, o juiz do Trabalho estipulou R$ 30 mil de multa se a liminar for descumprida, além de configurar crime de desobediência para os dirigentes da entidade sindical

Martini alega, segundo do presidente do Sintromet, que a greve está vetada até que todos os requisitos legais sejam cumpridos. “Não estamos entendendo. Estamos assegurando a manutenção da ordem pública e a normalidade ao atendimento de serviços essenciais à sociedade. Com a greve, apenas 70% dos ônibus sairiam de circulação e os outros 30% iriam atender a população", afirmou.

Alves contou ainda que será realizado neste sábado, 21, a partir das 20 horas, uma assembleia no sindicato para que sejam discutidos os próximos passos. “De antemão, eu informo que, na segunda-feira, [23], o advogado da categoria, José Antônio, entrará com recurso na Justiça do Trabalho”, garantiu.

Já o advogado foi enfático ao afirmar que a liminar será respondida, mas que a classe está de prontidão para iniciar a greve. “Vamos mostrar que estamos dentro da legalidade. Já estamos estudando a possibilidade de até entrar com um Mandado de Seguraça, para garantir o direito da categoria de prosseguir com a greve”, afirmou o advogado. 

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT