DCE/UFT e COMAM solicitam Ação Civil Pública devido demora em reabrir Restaurantes Comunitários

quinta-feira, maio 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Nesta quinta-feira, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), entrou em contato com o Conselho Municipal das Associações dos Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (COMAM) para propor uma ação conjunta, junto ao Ministério Público Estadual, para fortalecer a pressão contra o Poder Público Municipal em reabrir os Restaurantes Comunitários.





Em documento assinado pelos presidentes do DCE/UFT, Felipe Albuquerque e do COMAM, Antônio R. Neto, as entidades protocolaram um documento no MPE solicitando que o órgão interfira de forma enérgica "junto à Prefeitura Municipal de Palmas a reabrir os Restaurantes Comunitários."


DCE solicitou vistoria do MPE ao Restaurante. 55 irregularidades
As entidades solicitaram ainda, a abertura de uma Ação Civil Pública para responsabilizar as autoridades municipais pela morosidade: "Pedimos que seja cogitando inclusive, a abertura de uma Ação Civil Pública para que sejam responsabilizadas as autoridades municipais pela demora ou morosidade no reestabelecimento de um serviço essencial, que é o direito à alimentação digna e de qualidade, à população que mais a necessita." afirma o documento.


MPE acata pedido do DCE em rescindir contrato com a empresa 

"Não há desculpas para toda essa novela que estamos passando. Queremos a reabertura já e o início das reformas. E se houver possibilidade, a responsabilização civil das autoridades pela demora em retornar esse serviço básico à população." comenta Albuquerque

Na próxima semana, os estudantes discutirão o retorno das manifestações, pré-programadas para a quinta-feira próxima.





Íntegra do documento protocolado no MPE:


Excelentíssimo senhor Promotor de Justiça,

De início, o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) e o Conselho Municipal das Associações dos Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (COMAM), vêm através deste, agradecer à louvável atuação do Ministério Publico do Estado do Tocantins, no tratamento do caso dos Restaurantes Comunitários da capital
Fez-se a vistoria às instalações de fabricação e distribuição dos alimentos, constataram-se inúmeras graves irregularidades e recomendou-se a interdição e a rescisão contratual com a então empresa responsável pelos serviços, a Universitário Ind. Com. Prod. Agrop. Tendo por fim, a Prefeitura acatado as recomendações do Ministério Público.
Há entretanto, prezado Promotor, uma situação que tem deixado a população palmense perplexa. Os locais foram interditados pela Vigilância Sanitária Municipal no dia 13 de janeiro de 2011 e até a presente data, ainda não foram reabertos. O que está ocorrendo nas entrelinhas, oculto à opinião pública, para que até hoje, não se tenha reaberto os estabelecimentos?
 Incorre-se há mais de três meses que os locais estão interditados e abandonados. Janelas enferrujadas e com os vidros quebrados, fossas entupidas, banheiros danificados, pintura deteriorada, tem sido a situação usual dos prédios públicos. A Prefeitura pouco ou nada tem feito, para reformar as instalações dos supracitados Restaurantes e/ou de emitir ações concretas para reabri-los adequadamente aos usuários; estes, estudantes e trabalhadores, dos mais variados setores e classes sociais.
Excelência, os moradores de Palmas, principalmente os mais carentes, estão sendo prejudicados sobremaneira pela ausência dos serviços essenciais desses estabelecimentos. Enquanto isso, a Prefeitura, por ainda não retomar os serviços, “lucra”, por assim dizer, com a situação, já que não está efetuando o repasse dos subsídios por unidade de alimentação servida.
Os alunos e trabalhadores estão sofrendo com a inércia da Prefeitura em resolver o caso. Há acadêmicos ameaçando trancar suas matrículas, pelas dificuldades em manter os seus estudos diante de tantos gastos como o Ensino Superior, como moradia, materiais escolares, e outros tantos gastos que influenciam diretamente a renda familiar.
Há de se ressaltar ainda, que não apenas os estudantes da UFT utilizam o Restaurante Comunitário Tereza Cristina Aires, um dos fechados pela Vigilância Sanitária. A Casa do Estudante, situada na quadra ao lado, abriga acadêmicos carentes de várias universidades de Palmas, como Ulbra, Católica, IFTO, etc, que tinham no mencionado Restaurante, única forma de alimentação a um baixo custo.
A população de Palmas, fiel no pagamento de suas obrigações tributárias  que movem a máquina pública municipal, exige da Prefeitura, o mínimo de respeito a seus cidadãos.
É neste sentimento e indignação que solicitamos encarecidamente a tutela do Ministério Público Estadual nessa questão, no sentido de intervir junto à Prefeitura Municipal de Palmas a reabrir os Restaurantes Comunitários.
Pedimos que seja cogitando inclusive, a abertura de uma Ação Civil Pública para que sejam responsabilizadas as autoridades municipais pela demora ou morosidade no reestabelecimento de um serviço essencial, que é o direito à alimentação digna e de qualidade, à população que mais a necessita.
No aguardo da anuência ao presente pedido, antecipamos-lhe sinceros agradecimentos.

Atenciosamente,

Antônio R .Neto (Casebre)
Presidente do COMAM



Felipe Fernandes de Albuquerque
Presidente do DCE/UFT



Sua  Excelência
Adriano Cesar Pereira das Neves
28 º Promotor  de Justiça da capital
Nesta

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT