Hemocentro realizará Cadastro de Medula Óssea na UFT

segunda-feira, maio 02, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



Nesta terça-feira (3), uma equipe do Hemocentro estará no Campus da UFT em Palmas para cadastrar alunos e servidores no banco de doadores de medula óssea. A mobilização acontecerá na sala da Enfermaria Modelo, localizada no Bloco G, das 8h ao meio-dia, e das 19h às 22h. Os interessados devem ter idade entre 18 e 55 anos e apresentarem documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial.



Vale lembrar, que o cadastramento é um processo é simples e as exigências não são as mesmas da doação de sangue. Para o cadastro de medula óssea não há necessidade do candidato a doação pesar mais de 50 kg. Mulheres grávidas podem se cadastrar e pessoas que fizeram tatuagem a menos de 12 meses também podem se cadastrar.

Após doar - Ao chegar ao local do cadastro o doador preenche uma ficha com seus dados pessoais. Em seguida será conduzido para a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Essa amostra coletada é encaminhada ao exame de HLA ou Histocompatibilidade. É por meio dele que serão conhecidas as características genéticas do candidato à doação. O resultado do HLA e os dados dessa pessoa serão incluídos no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Essas informações serão cruzadas diariamente com os dados de pacientes que esperam por uma doação de medula e estão cadastradas no Rereme - Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea.

O Tocantins possui quase 17 mil pessoas cadastradas no Redome. De acordo com o Setor de Captação de Doadores do Hemocentro, as chances de vida de quem espera por um doador compatível para realizar o transplante de medula óssea podem aumentar com ações como essa que será realizada na UFT. Isso porque quando não há compatibilidade entre familiares o Redome é a última esperança de quem precisa. (Com informações da Secretaria Estadual da Saúde)

FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT