Alunos da UFT realizaram manifestação na Câmara; o Marmitaço cobrou a reabertura dos Restaurantes Comunitários

quarta-feira, maio 11, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Estudantes da UFT durante marmitaço na Câmara


Mais de 50 alunos da Universidade Federal do Tocantins - UFT estiveram na manhã desta quarta-feira, 11, na Câmara Municipal realizando um marmitaço para que sejam reabertos os restaurantes comunitários da Capital. Durante a manifestação ficou decidido que será formada uma comissão de estudantes para discutir o assunto com os vereadores.

Cerca de 50 alunos da Universidade Federal do Tocantins - UFT estiveram na manhã desta quarta-feira, 11, na Câmara Municipal de Palmas fazendo um marmitaço para que sejam reabertos os restaurantes comunitários da Capital. 


Com marmitas nas mãos, os alunos ofereceram a comida para os vereadores e afirmam que guardaram uma marmita especial para o prefeito Raul Filho.

De acordo com o presidente do Diretório Central dos Estudantes - DCE, Felipe Abuquerque a manifestação ocorreu para provocar alguma reação do governo no sentido de que sejam reabertos os restaurantes comunitários que permanecem fechados há mais de quatro meses.

“Estamos aqui para protestar em prol da reabertura dos restaurantes. Estamos vendo que a Prefeitura esta fazendo corpo mole sobre esse assunto, há mais de quatro meses os restaurantes estão fechados e a sociedade sofre com isso”, informou o presidente.

Segundo o vereador Carlos Braga (PMDB) as reivindicações trazidas pelos estudantes são legítimas. “Essas reivindicações tem que ser feitas mesmo e vocês estão no local certo. Não se pode manter fechado um restaurante que atende a sociedade de forma geral”, destacou o vereador.

O vereador Aurismar Cavalcante (PP) lembrou que a Câmara já aprovou um requerimento em regime de urgência para que ocorra o mais rápido possível a reabertura do restaurante comunitário. “Essa casa já fez seu papel, aprovou por unanimidade o requerimento. Essa situação vai ser resolvida e a Câmara está fazendo seu papel”, frisou o vereador.

Para o vereador Valdemar Júnior (DEM) o Parlamento está lutando para que esse assunto seja resolvido. “Temos uma preocupação muito grande com esses restaurantes, pois ele atende a estudantes, a pais de famílias e a sociedade como um todo”. O vereador, ainda, agradeceu a marmita recebida e disse que gostaria de colaborar como movimento, já que tem conhecimento das necessidades financeiras dos alunos.

O vereador Bismarque do Movimento (PT), disse que espera ansiosamente pela reabertura dos restaurantes já que sabe da dificuldade enfrentada pelos alunos, que em sua maioria vem de outros estados. “A luta de vocês é justa, já pedimos a constituição de uma Comissão para cobrar a questão desses restaurantes”, destacou.


Formação de comissão

Durante conversa entre os representantes dos DCE"s da UFT e da Faculdade Serra do Carmo - Fasec, os vereadores pediram que os estudantes formem uma comissão para que o assunto seja discutido com os parlamentares. De acordo com Alan Araújo, presidente do DCE da Fasec, os vereadores estão de acordo com a  reabertura dos restaurantes. " A Câmara pediu que a gente forme uma comissão para discutir com eles os assuntos, mas eles já disseram que também querem a reabertura dos restaurantes", informou Araújo. Depois que os alunos formarem a comissão, será marcada uma data para que ocorra a reunião entre os alunos e os vereadores.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT