Conheça os programas de apoio à permanência do aluno na UFT

domingo, fevereiro 28, 2010 Por Felipe Albuquerque

É normal, durante parte de nossa passagem pela universidade, enfrentarmos os mais variados problemas - que podem influenciar diretamente a nossa permanência no curso e na UFT. Questões de ordem pessoal ou financeira e até mesmo, de identificação com a graduação escolhida, são alguns dos muitos Golias, que teremos que vencer durante essa árdua trajetória em busca da realização  profissional proporcionada pela obtenção de um curso superior.

Nessa matéria, conheça as dificuldades que muitos alunos apresentam no decorrer da graduação e que contribuem para a evasão universitária. Informe-se também, sobre as ações que a universidade e os governos desenvolvem para ajudá-lo a manter-se no curso. Independente da dificuldade que você esteja suportando, há sempre meios de contorná-la. 

Agora o Blog possui Fórum de Discussão! Faça já o seu login

domingo, fevereiro 28, 2010 Por Felipe Albuquerque

Diversas áreas de discussões
Há muito, muito tempo, queria adicionar um Fórum de Discussão ao blog. Assim, expandiria os serviços que lhe são oferecidos por esse ambiente virtual. E na madrugada de hoje, com o apoio de um amigo do meu curso, Flávio Melo, enfim conseguimos realizar essa proeza. Você pode acessá-lo em uma das abas superiores da página inicial, que aliás, são outras novidades criadas nesse final de semana. Não foi fácil, mas acredito que valeu a pena.

Os serviços que a ferramenta proporcionará são diversos. Além dos importantes debates, típicos de um Fórum, você poderá vender seus livros, mobília, materiais de estudos. Divulgar ou procurar casas ou kitnets para alugar...  reclamar, elogiar e comentar os feitos das autoridades da universidade e o Movimento Estudantil, etc. Ao andar pela cidade, você encontrou alguma placa de uma kitnet para alugar, república, etc? Divulgue no Fórum! Você está precisando de um local para morar? Peça ajuda no Fórum!

UFT divulga Edital do Vestibular 2010/2 - Inscrições começam dia 4 de Março

sábado, fevereiro 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT, divulgou na tarde deste sábado (27) o edital do Vestibular 2010.2, cujas inscrições poderão ser feitas pela internet, no site da Copese (www.copese.uft.edu.br), no período compreendido da próxima quinta-feira (4), a partir das 10h, até o dia 7 de abril, às 23h59.

A UFT está ofertando 1.580 vagas, nos cursos de graduação distribuídos pelos campi de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Desse total, 5% das vagas são destinadas à cota indígena e 25% das vagas para ingresso de estudantes através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Trancamento Total de Matrícula - Orientações

sábado, fevereiro 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

O trancamento total da matrícula é o mecanismo que você pode utilizar no caso de estar impossibilitado de continuar a freqüentar a universidade por período determinado, para que não se desvincule do curso (jubilamento).

É permitido o trancamento da matrícula no curso de graduação pelo prazo máximo de dois semestres, independente se o seu curso é de 3, 4 ou 5 anos, sendo possível prorrogação por igual período mediante justificativa. Todavia, é proibido o trancamento total no semestre de ingresso ou reingresso nos cursos de graduação da UFT.

PROGRAD estende período de Aproveitamento de Disciplinas a alunos do ENEM/Vestibular

sexta-feira, fevereiro 26, 2010 Por Felipe Albuquerque

Hoje, na reunião do CONSUNI, cobrei da PROGRAD e da Reitoria, o resultado do meu email enviado  (veja-o aqui), quanto ao problema na entrada dos alunos da 2ª e 3ª etapa do ENEM, que chegaram(ão) à UFT após o período de início das aulas - e  já teriam perdido o prazo de Aproveitamento de Disciplinas, que findou-se hoje, dia 26.

A Pró-Reitora prorrogou o período de Aproveitamente de Disciplinas para até 15 de abril de 2010. Busquei solicitar essa medida visando diminuir os transtornos que esse calouro terá ao entrar na UFT e ser lotado nas turmas já com as disciplinas em pleno andamento. O meu receio é que esse aluno reprove facilmente, devido à perda das aulas.

UFT abre inscrições para o Programa Institucional de Monitoria 2010/1

sexta-feira, fevereiro 26, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, divulgou na nesta segunda-feira (22) o edital de inscrições para o Programa Institucional de Monitoria – PIM da UFT.

Os candidatos devem se inscrever para as vagas de monitoria remunerada e não-remuneradas no período de 26 de fevereiro a 10 de março de 2010. Para se inscrever é simples, basta procurar a Coordenação do seu curso com o comprovante de matrícula e histórico escolar atualizado.

Reitor da UFT e PROEST entregam impressoras e materiais de expediente ao Movimento Estudantil

sexta-feira, fevereiro 26, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Reitor da UFT, prof. Dr. Alan Barbiero, e a Pró-Reitora de Assuntos Estudantes, Valéria Gomes, fizeram a entrega de equipamentos de informática (7 impressoras a laser) e material de expediente aos CA´s/DA´s da universidade à Presidente do DCE, Nataly Dias. A solenidade ocorreu na reunião do Conselho Universitário dessa sexta-feira.

Com os equipamentos e os materiais, espera-se tornar mais efetivo o trabalho das entidades de representação dos alunos. Outro ponto citado na reunião, é a reestruturação das salas das entidades, nos campi da UFT, como é o caso de Palmas, em que há um local destinado aos CA´s, mas que atualmente não é utilizado.

Motoristas da Linha 9 UFT desrespeitam trajeto ao Restaurante Comunitário

sexta-feira, fevereiro 26, 2010 Por Felipe Albuquerque

Já não é a primeira vez os que acadêmicos do campus de Palmas são surpreendidos pela atitude irresponsável de alguns motoristas da Linha 9 UFT, de não circulararem rumo ao Restaurante Comunitário entre as 11h30min e 14h, horários em que a rota sofre um desvio de uma quadra do trajeto original. Veja aqui o mapa do intinerário da Linha 9.

Somente nesta última quinta-feira, presenciei duas vezes esse fato. O que intriga, é a dúvida: será que a rota foi alterada pela Agência de Trânsito, ou se é ignorância do trajeto por parte do motorista ou  até mesmo, pura má-vontade? Independente da resposta, ajude a melhorar a Linha 9 denunciando essas atitudes ao Diretório Central dos Estudantes/UFT no número 3232 8180 ou à Agência de Trânsito, pelo telefone 2111 4210. E você? Já passou essa raiva?

CONSUNI criará Ouvidoria da UFT nessa sexta-feira - Acompanhe outros temas

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

Nessa sexta-feira, às 8h30min, haverá reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), no Auditório do Bloco IV. Se tiver interesse, você poderá participar como ouvinte, pois a reunião é aberta a todos os membros da universidade. Se não puder, você poderá acompanhar a reunião pelo meu Twitter, clicando aqui.

Além da pauta de criação da Ouvidoria dos Serviços Públicos da UFT, pretendo trazer mais dois assuntos à reunião: os problemas ocorridos com o Portal do Aluno quanto às Pré-matrículas (e os problemas de acesso) e a questão da entrada de calouros após o início do semestre letivo da UFT. Ouça a matéria completa clicando no player abaixo.

Para manter gratuidade, Cartão Especial será exigido a partir de 20 de Março

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

Através de um comunicado impresso, Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT) informou que a partir do dia 20 de março, para continuar utilizando a Linha 9 UFT gratuitamente, será necessário adquirir o Cartão Eletrônico Especial

Sobre a mudança na forma de acesso à Linha BASA/UFT, saiba mais aqui. Para saber como fazer o cartão, saiba clicando aqui. Aqueles que adquiriram o cartão no dia 22 de fevereiro, você terá que retornar à SETURB para um recadastro, veja mais informações sobre isso aqui.

AUXÍLIO TRANSPORTE - Programa Cartão do Estudante 2010 - Inscrições, agora no DCE

quinta-feira, fevereiro 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

Permanecer na universidade muitas vezes se torna um desafio para muitos estudantes, principalmente para aqueles com menos recursos financeiros. Pensando nisso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Juventude e Esportes – Sejuves criou o programa “Cartão do Estudante”.

O objetivo do programa é permitir que jovens carentes, estudantes universitários de Palmas, possam circular de forma gratuita nos transportes coletivos da capital, garantindo o acesso destes às universidades. Para tanto, se contemplado, o aluno receberá créditos na sua carteira de estudante

Convocação para a 57ª Reunião Ordinária do CONSUNI

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Reitor da Universidade Federal do Tocantins e Presidente do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFT, Professor Alan Barbiero, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os membros integrantes deste Conselho para a 56ª reunião ordinária a se realizar no dia 26 de fevereiro de 2010, sexta-feira, às 08h30, no Auditório da Reitoria - Bloco IV do Campus de Palmas -, para a apreciação da seguinte pauta:


UFT divulga versão 2010 do Guia do Estudante

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

A UFT liberou a versão 2010  do Guia do Estudante, publicação oficial da instituição de apoio ao alunado. Nele, você poderá informar-se sobre os mais diversos assuntos da UFT, como questões burocráticas de como realizar o trancamento de disciplinas/curso, aproveitamento de matérias, jubilamento, etc. Ainda, é possível compreender melhor o funcionamento da universidade, conhecendo seus diversos órgãos administrativos, desde Pró-Reitorias à Coordenações de cursos.

O único porém, é que parte das informações descritas no arquivo, são resumidas. Aqui no blog, você poderá acompanhar parte do conteúdo do Guia do Estudante de forma mais didática, na área de Assistência Estudantil.

Cartão Especial do Aluno UFT realizado no dia 22, apresenta falhas

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

Se você fez o Cartão Especial de Aluno da UFT no dia 22 de fevereiro (segunda-feira) terá que retornar, urgentemente, à sede do SETURB para realização de uma correção do cadastro. Para maiores informações, ligue no SETURB: 3215 1022. Caso você não faça o recall, o seu cartão será bloqueado.

Alguns alunos procuraram-me informando que o cartão, realizado no dia 22, possibilitava circular gratuitamente por quaisquer linhas do transporte coletivo da cidade, fato que deve ter determinado a atualização dos cartões pelo SETURB.

Trancamento Parcial de Disciplinas - Orientações e Particularidades

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

Um dos procedimentos mais simples da UFT é o Trancamento Parcial de Disciplinas, que provavelmente você utilizará com relativa frequência. O trancamento de disciplinas pode ser efetuado observando o prazo estabelecido no Calendário Acadêmico de cada ano, desde que não implique na manutenção de carga horária inferior à mínima permitida. Nesse caso, você deve observar, também, o prazo máximo para integralização curricular.

Para o semestre 2010/1, você já pode efetuar trancamentos normalmente, mas somente até o dia 16 de Abril. Após essa data, o sistema será bloqueado e o seu pedido, negado automaticamente. Saiba nessa matéria, o que fazer e procurar, para realizar o trancamento parcial de suas disciplinas.


Problemas com Internet Explorer - Sugestão de Uso de Outros Navegadores

quarta-feira, fevereiro 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

Para melhor utilização do Blog, assim como do Site da UFT e o Portal do Aluno, sugiro a utilização de outro navegador (Firefox , Chrome , Opera) ao invés do Internet Explorer, que está apresentando problemas de acesso a esses ambientes virtuais. No blog, por exemplo, o IE não está abrindo os comentários em áudio das matérias. Cerca de 35% dos acessos ao blog são advindos do Internet Explorer.

Faça já sua Carteirinha de Meia Entrada - Orientações

terça-feira, fevereiro 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

A meia-entrada em cinemas, circos, espetáculos teatrais, esportivos, musicais, culturais e de lazer é um direito garantido por lei a todo estudante, e está baseado na idéia de que a formação do jovem é mais ampla do que sua simples ida à universidade. É preciso comprovar através de um cartão especial, que você é estudante - para usufluir desse benefício.

Você, aluno regularmente matriculado na UFT poderá criar sua Carteira de Identificação Estudantil. Cuidado para não confundir essa carteirinha com o cartão de usuário do transporte coletivo ou da linha 9 UFT. Apesar deles também comprovarem que você é um estudante, a maioria dos estabelecimentos não levam em consideração esses cartões: apenas o de Identificação Estudantil.


Recepção Institucional aos Alunos 2010/1 - Campanha "Iguais na Diferença"

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

Durante a Semana de Recepção dos Calouros será reservado um espaço para a realização de um conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística, cultural, esportiva (gincanas), recreativa, compatíveis com o ambiente universitário e a critério dos campi. As mesmas serão desenvolvidas nos espaços da UFT, monitoradas pela equipe de professores, servidores, designada pelos Campi, além do: DCE, Das e CAs.

A) CAMPANHA DO TROTE SEM VIOLÊNCIA: Não serão admitidas quaisquer manifestações, que possam ocasionar constrangimento; transtornos, físico e/ou moral, aos calouros. Nos casos de transgressão às diretrizes estabelecidas, para a realização da Semana de Recepção dos Calouros, no interior da UFT, seguir-se-ão as determinações da Resolução CONSUNI 08/2006. Em situações ocorridas fora do ambiente da Universidade, os envolvidos ficarão sujeitos às leis vigentes voltadas à segurança pública.

Criação do Cartão Eletrônico do Aluno UFT - Linha 9

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

Devido a construção do Shopping Capim Dourado, para continuar utilizando gratuitamente a Linha 9 UFT, a partir de 1 de abril de 2010, será necessário confeccionar um Cartão Eletrônico, que o identificará como aluno da universidade.

Esse cartão será diferente do Cartão de Usuário Estudantil , já utilizado para acessar as demais linhas pagas do Sistema de Transporte Coletivo da capital. Se você for utilizar apenas a Linha 9, utilizará o Cartão de estudante da UFT, as demais linhas, o cartão habitual (de cor verde).

Para criar o seu cartão eletrônico, dirija-se à sede do SETURB de posse dos mesmos documentos para a realização do cartão de estudante. 

COMPROVANTE DE MATRÍCULA: baixe-o no Portal do Aluno.
XEROX DO CPF E RG:
XEROX ATUAL DO COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA:


A uníca diferença, é que o Cartão de Aluno da UFT é gratuito. Para maiores informações, clique nesta matéria. Lembrando que as linhas 10 e 12, pagas, fazem possuem como destino, a UFT também.

Agora, acompanhe também os Podcasts do Blog!

segunda-feira, fevereiro 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

Olá galera que acompanha o Blog! Tudo tranqüilo? Desde algum tempo, tive a ideia de adicionar, em algumas postagens do blog, comentários em áudio sobre diversas situações que ocorrem conosco na UFT. Um exemplo de uso dessa ferramenta, chamada podcast, será de gravar declarações dos próprios alunos quanto a dúvidas, reclamações ou solicitações, como por exemplo, erros no Portal do Aluno, problemas na matrículas, dúvidas de procedimentos burocráticos, etc.

O objetivo principal é aproximar você das discussões em torno da universidade assim como incentivá-lo a participar do crescimento da nossa instituição. Aproveite a ferramenta. Para você identificar as matérias com podcast, haverá um player ao final de cada texto, para ouvir o arquivo de áudio. E qualquer coisa, você já sabe: é só comentar as matérias ou enviar emails.

Campus de Palmas discute Assistência Psicopedagógica aos alunos do REUNI

domingo, fevereiro 21, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Conselho Diretor de Palmas discute nessa segunda-feira (22), a proposta de criação do setor de Assistência Psicopedagógica em observância ao Decreto Nº 6.096, que instituiu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Em seu artigo 1o traça o objetivo: “... criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação...”

Para tanto, este Programa de Assistência tem como público-alvo os alunos dos cursos do REUNI – Enfermagem, Nutrição, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Filosofia e Artes – e de Medicina com o objetivo principal fornecer apoio psicológico, psiquiátrico e psicopedagógico visando à promoção da saúde mental e diminuição dos conflitos vividos, de modo aumentar a permanência na educação superior no nível de graduação, tal qual estabelecido no decreto. Baixe aqui o projeto completo.

Conheça o Movimento Estudantil da sua universidade

domingo, fevereiro 21, 2010 Por Felipe Albuquerque

CA, DA, DCE, Representantes Discentes... essa "sopa de letrinhas" lhe será familiar durante sua vida universitária. Mesmo você que não goste de Política, será influenciado positivamente ou negativamente por ela. Devemos então, conhecer a fundo as ferramentas que o estudante dispõe, para não ser prejudicado, em busca de fazer valer os nossos direitos.

Por ser um ambiente relativamente democrático, as decisões sobre os rumos da universidade são compartilhadas entre  professores, técnicos-administrativos e alunos. Nessa matéria, conheça o Movimento Estudantil da UFT, sua estrutura, divisões e como ele influencia o andamento da instituição e de sua vida acadêmica. E desde já, ajude também a combater a Politicagem que peverte o Movimento e outras instâncias da universidade. Seja também co-autor do crescimento da UFT!


Laboratórios de Informática do Campus de Palmas recebem novas máquinas

sábado, fevereiro 20, 2010 Por Felipe Albuquerque

Quando estava no CA de Ciência da Computação, juntamente com alunos de Direito, iniciamos um movimento em prol da reestruturação dos Laboratórios de Informática (de uso livre aos alunos de todos os cursos), coletando um abaixo-assinado de mais de 500 de assinaturas de estudantes do campus. A iniciativa deu certo. Confira aqui a matéria e a resposta da Direção, na época.

A novidade é que a Direção do Campus de Palmas anunciou nessa sexta-feira, que os  novos computadores (54 unidades) dos Labins 12 e 13 já estão em processo de montagem. É mais uma vitória dos alunos da UFT. Lembre-se: você faz parte do Movimento Estudantil: seja também co-autor do crescimento da universidade, participando dos importantes abaixos-assinados e outras lutas, em busca de melhorias para o nosso campus.

Novo sistema de transporte da Linha 9 UFT mantém gratuidade

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

A manutenção da gratuidade aos alunos da UFT na linha 9 foi anunciada nesta sexta-feira (19), durante reunião entre o reitor Alan Barbiero, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Palmas (Seturb), José Antônio dos Santos Júnior, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Nataly Dias e ainda a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Valéria Momenté. 

No encontro, realizado na reitoria da Universidade, foi anunciado também a criação de um cartão eletrônico para a identificação dos estudantes, configurando um novo sistema de transporte coletivo da linha BASA/UFT. De acordo com Nataly Dias, esta foi a solução encontrada para que os alunos não ficassem prejudicados com o aumento da demanda dos usuários em virtude da inauguração do Shopping Center Capim Dourado, localizado próximo à UFT. 

Matrículas dos calouros após o início das aulas, pode causar transtornos

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

Não é a primeira vez que alguns calouros do Vestibular entram na UFT após o começo das aulas, fato já ocorrido em algumas das chamadas de suplentes. Essa quantidade  aumentará, devido parte das vagas serem selecionadas via ENEM.  Para temos uma ideia, as matrículas da 2ª Etapa serão entre os dias 23 a 26 deste mês e da 3ª Etapa, 9 e 12 de março. Ou seja, após o início das aulas da universidade (dia 23). 

Se esses calouros começarão os estudos após os demais, é fácil supor que  poderão ser prejudicados no que tange ao aprendizado e acompanhamento da disciplina em relação ao restante da turma. Imaginemos:  perder duas ou até três semanas de aula! Complicado. Nesta quinta-feira, procurei a Pró-Reitora de Graduação  e alertei-a visando obter uma solução. Não descarto levar ao Conselho Universitário, a problemática quanto à essa situação.

Conheça a Plataforma Lattes e cadastre o seu currículo

quinta-feira, fevereiro 18, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Sistema CV-Lattes, desenvolvido para o CNPq é utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC, etc, bem como pela comunidade científica brasileira, como um sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais e demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Essa matéria vai ajudá-lo a conhecer melhor a Plataforma e a criar  o seu currículo no sistema. A partir de 2002, todos os bolsistas de pesquisa, (...) e de iniciação científica, precisam ter, o currículo Lattes cadastrado no CNPq. A inexistência do currículo impede pagamentos e renovações. O currículo também é obrigatório para os pesquisadores e estudantes que participam do Diretório de Grupos de Pesquisa. 


As Avaliações e Notas da UFT - Fique atento ao Plano de Ensino

quarta-feira, fevereiro 17, 2010 Por Felipe Albuquerque

Os professores possuem ampla liberdade na escolha dos critérios e formas de avaliação das disciplinas.  Provas práticas ou teóricas, apresentações de seminários, relatórios, etc, são apenas algumas das modalidades de testes que os docentes realizam. De forma pessoal, cada um estipula seu "jeito" de medir o aprendizado do aluno. Entretanto, há certas regras que regem a forma de avaliação das disciplinas, divulgação e revisão das notas, etc. 

Informe-se nessa matéria, quanto às normativas da universidade relativas a esses assuntos. Apesar de extensa, sugiro que você a leia  por completo. Não tenha dúvidas: cedo ou tarde você precisará recorrer aos regimentos, caso tenha problemas no decorrer de seu semestre letivo.

Conheça o Sistema Biblioteca Web da UFT

terça-feira, fevereiro 16, 2010 Por Felipe Albuquerque

Página Inicial do Biblioteca WEB
As bibliotecas da UFT ainda estão em processo de informatização. Parte dos exemplares (livros, CD´s, monografias, etc), ainda não foram catalogados. No entanto, já é possível realizar alguns serviços online no portal Biblioteca Web, como consultas a índices e à diversidade do acervo cadastrado.

Saiba como utilizar o serviço de Pesquisa Geral, dentre outros. Ressalto que as mais importantes funcionalidades do sistema ainda não foram implementadas, como é o caso da consulta à situação do exemplar (se ele está emprestado ou nas prateleiras), reservas e renovações.

UFT terá ponto facultativo dia 17 de fevereiro

segunda-feira, fevereiro 15, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Universidade Federal do Tocantins comunica que, de acordo com a portaria de nº 258/2010, da Reitoria, instituirá ponto facultativo em todos os seus campi no dia 17 de fevereiro (próxima quarta-feira). Como no dia 15 há recesso e dia 16 é feriado de Carnaval, as atividades da UFT deverão retornar à normalidade na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro.

FONTE: Site da UFT

Linha Gratuita da UFT Palmas - Utilização, Trajeto e Horários

segunda-feira, fevereiro 15, 2010 Por Felipe Albuquerque

Criada inicialmente como um terminal de integração "virtual" pela empresa de transporte coletivo Expresso Miracema, a linha Basa/UFT passou em 2007, a ser custeada pela Prefeitura Municipal (antes subsidada pela própria empresa),  devido intensa pressão e manifestações por parte dos estudantes de Palmas. Passou a chamar-se Linha 9 UFT.

Nessa matéria, saiba mais sobre essa linha gratuita, como horários e trajeto, assim como o seu maior problema: a superlotação em horários de pico. E lá vai uma dica: denuncie à Agência de Transito de Palmas  (ATTM) se você tiver problemas como má conduta do motorista, superlotação, etc.

Inscrições para a Segunda Etapa do SiSU - ENEM

domingo, fevereiro 14, 2010 Por Felipe Albuquerque

A segunda etapa de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), começa na segunda-feira e vai até o próximo sábado, 20 de fevereiro.

Para se candidatar às vagas ofertadas pelas universidades federais e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia você deve inscrever-se, escolhendo um curso e uma instituição.

Saiba mais sobre o Restaurante Comunitário de Palmas

domingo, fevereiro 14, 2010 Por Felipe Albuquerque

Mais de 6 anos depois da criação da UFT, nenhum de seus 7 campi dispõem de Restaurante Universitário, essencial para o atendimento da comunidade acadêmica, principalmente aos estudantes dos cursos integrais - que exigem presença constante na universidade.

Em Palmas, os alunos utilizam o Restaurante Comunitário da Prefeitura, localizado na quadra 201 Norte. Além do preço acessível, uma das vantagens de utilizá-lo é o fato da linha gratuita da UFT (linha 9)  circular até o local  a partir das 11h30min, até as 14h. Acompanhe nesse tópico, maiores informações sobre o Restaurante, como valor da refeição, cardápio, localização, etc.

Divulgada terceira chamada do Vestibular 2010/1 da UFT

sábado, fevereiro 13, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Comissão Permanente de Seleção da UFT divulgou nesta sexta-feira (12) a convocação em terceira chamada dos aprovados no Vestibular 2010.1 da instituição. A lista pode ser conferida aqui.

Os convocados devem fazer suas matrículas de 18 a 19/02/10, das 9h às 12h e das 14h30 às 18h, na secretaria acadêmica do campus que oferece o curso. 

A Biblioteca do campus - Empréstimos, multas e prazos de devolução

sábado, fevereiro 13, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Biblioteca será um dos locais da UFT que você mais visitará  durante sua formação acadêmica. Seja para tomar empréstimo de livros, revistas, jornais, monografias; como um local calmo de estudos ou simplesmente, para acesso à Internet sem-fio.

Com essa matéria, você saberá quais os serviços que a Biblioteca disponíbiliza aos alunos e como utilizá-los, além de informar-se sobre os valores das multas quanto ao atraso na devolução dos exemplares e como pagá-las, dentre outras informações úteis à nossa categoria estudantil.

Aberto edital para seleção em programa de mobilidade acadêmica

sexta-feira, fevereiro 12, 2010 Por Felipe Albuquerque

A UFT, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), lançou edital de inscrição e seleção de alunos para candidatar-se ao Programa Santander Universidades de Mobilidade Nacional. São disponibilizadas cinco bolsas de intercâmbio acadêmico, no valor de R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais) cada uma. Confira aqui a íntegra do edital.

Conforme o documento, o Programa Santander Universidades de Mobilidade Nacional foi instituído mediante convênio com o Banco Santander (Brasil) S.A. para propiciar que estudantes de graduação realizem estudos em universidades instaladas em Estado da Federação, diferente daquele em que está sediada a instituição na qual se encontra matriculado.

Direção do Campus de Palmas adere ao Twitter

quinta-feira, fevereiro 11, 2010 Por Felipe Albuquerque

Essa semana, o mais conhecido serviço de microblog do mundo, o Twitter, ganhou mais novos usuários: a Direção do Campus Universitário de Palmas (@uftcup) e o Diretor, prof. Dr. Aurélio Picanço (@aureliopicanco).

É essencial a aproximação do corpo acadêmico com as autoridades administrativas da universidade e não somente com os seus representantes estudantis. O Twitter proporciona essa interação, pois através deste serviço, podemos tecer críticas, comentários, solicitações e elogios. Toda iniciativa que vise compartilhar ideias e experiências no mundo virtual, é bem vinda. Nessa matéria, veja as entidades da UFT que já aderiram ao Twitter, sites ou blogs.

Transporte Coletivo de Palmas: Cartão do usuário e recarga de créditos

quarta-feira, fevereiro 10, 2010 Por Felipe Albuquerque

De posse do seu Comprovante de Matrícula, você terá acesso a mais um direito estudantil: a meia-passagem no Transporte Coletivo de Palmas. Com o Cartão de Usuário, você terá ainda, o benefício da integração das linhas: que contribui para reduzir o custo das viagens de acordo com a rota que você escolher.

Saiba nessa matéria, como e onde adquirir esse Cartão e informações sobre a renovação semestral do cadastro (obrigatória) e valores dos créditos. Vale lembrar que a Linha 9 UFT é gratuita: mas possui um trajeto reduzido. Entretanto, caso você já utilize uma linha paga, poderá realizar a integração com as linhas 10 e 12, na Estação Apinajé, que também circulam pelo campus de Palmas.


Como solicitar matrícula em disciplinas de outro Curso ou Campi

terça-feira, fevereiro 09, 2010 Por Felipe Albuquerque

No período de Confirmação e Ajuste de Matrículas é possível incluir ou excluir disciplinas do seu próprio curso.. Isso vale para você também calouro: você pode utilizar esse período para cadastrar-se em outras disciplinas, além daquelas do primeiro período.

Qualquer aluno da UFT pode matricular-se  em disciplinas de outros cursos/campi, basta que haja vagas disponíveis. Nessa matéria quero orientá-lo quanto à esse procedimento e seu  posterior aproveitamento curricular. Um exemplo: Um aluno de Engenharia Ambiental pode cursar a disciplina obrigatória de Cálculo Numérico em Ciência da Computação (e vice-versa). Ambas possuem carga horária e ementas semelhantes.

Localização das Salas de Aula dos Calouros - Palmas

segunda-feira, fevereiro 08, 2010 Por Felipe Albuquerque

A UFT divulgou um informativo com a relação dos locais de aula para os calouros e demais informações, como telefones das Coordenações e sua localização. O folder estava afixado nos murais do Bloco III, campus de Palmas e no Auditório em que se realizaram as matrículas. Acesse-o clicando na imagem ao lado.

Ressalto sempre que as Coordenações de curso são independentes entre si e poderão, a qualquer momento, alterarem a disposição das salas para outros locais. Caso isso ocorra, você ficará sabendo aqui o blog.

Alunos reclamam de problemas no Portal do Aluno quanto às Matrículas 2010/1

sábado, fevereiro 06, 2010 Por Felipe Albuquerque

Essa semana, alguns alunos procuraram-me informando alguns problemas com o Portal do Aluno. Parte deles, conseguiram até acessar o site, mas tiveram dificuldades em executar os serviços relativos à matrícula (Comprovante, Declaração e Solicitação) e o Histórico Escolar.

Caso você passe por alguns desses incômodos, essa matéria poderá ajudar a resolvê-los ou orientá-lo sobre onde buscar auxílio especializado, pois em algumas situações será necessário a intervenção da Secretaria Acadêmica. Lembre-se bem desse setor. Será a ele que você recorrerá quando tiver complicações mais sérias referentes à sua vida acadêmica.

Divulgada segunda chamada do Vestibular 2010/1 da UFT

sexta-feira, fevereiro 05, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Comissão Permanente de Seleção da UFT divulgou nesta sexta-feira (5) a convocação em segunda chamada dos aprovados no Vestibular 2010.1 da instituição. A lista pode ser conferida aqui.

Os convocados devem fazer suas matrículas de 10 a 11/02/10, das 9h às 12h e das 14h30 às 18h, na secretaria acadêmica do campus que oferece o curso.  FONTE: Site da UFT

O perigo do Desvinculamento no Primeiro Período

sexta-feira, fevereiro 05, 2010 Por Felipe Albuquerque

Como em uma clássica partida de futebol, aqueles que descumprirem algumas regras básicas da universidade, poderão ser penalizados com o "mostro" do Desvinculamento. Essa expressão significa "corte de vínculos" com a instituição ao qual você pertence, ser expulso! Bom, esses termos são pesados mas retratam bem a realidade desse procedimento. Se Desvinculado, apenas um novo Vestibular/Enem o trará de volta à UFT.

Nesta matéria, tratarei dos requisitos mínimos que o calouro deve cumprir para não ter sua matrícula desvinculada pela universidade. Refiro-me aqui a você calouro, porque há regras especiais para os acadêmicos que estão no primeiro semestre. Depois de passar por essa fase, as regras de desvinculamento serão outras, as quais tratarei em outra postagem, em breve, visando complementar o assunto. Ainda há inclusive, o Jubilamento, que é a expulsão da universidade por extrapolar o período máximo de formação.

As férias e a recarga de créditos para o Transporte Coletivo de Palmas

quinta-feira, fevereiro 04, 2010 Por Felipe Albuquerque

Logo no início das férias, o SETURB, órgão responsável pelo Transporte Coletivo de Palmas, bloqueia a compra de créditos de meia-passagem. É aquele entendimento equivocado de que nas férias, o aluno por não ter aulas regulares, não estuda. Portanto, não possui direito à meia-passagem.

Nada lhe impede de realizar recargas no período de recesso e usufluir do benefício da integração - entretanto nesse caso, a tarifa aplicada será de R$ 2,00, valor tabelado da rodagem. Caso você curse alguma disciplina de verão ou em módulo e tenha  muita paciência,  poderá solicitar ao SETURB autorização para compra de créditos estudantis. Esse tópico busca informá-lo quanto aos procedimentos para adquir créditos de meia-passagem, caso você curse essas disciplinas.


Portal do Aluno agora disponibiliza "Situação" de Matrícula

quinta-feira, fevereiro 04, 2010 Por Felipe Albuquerque

A partir de hoje, os veteranos da UFT (calouros só a partir do dia 8) já podem conferir o seu Comprovante de Matrícula no Portal do Aluno. Nesse documento, pode-se ver o resultado da sua Pré-Matrícula, realizada no final do último semestre. Se você tiver algo a ajustar, terá que vir à UFT fazê-lo, ou então, alguém em seu nome. Leia mais.

O Portal do Aluno conta com uma novidade: a Solicitação de Matrícula. Nesse serviço, você acompanhará a situação da matrícula nas disciplinas que você realizou no período de Pré-Matrícula. Ou seja, se ela foi Aceita/Matriculada ; Rejeitada por coincidência de horário ; Rejeitada por falta de pré-requisito, etc. Bom, o nome do serviço é Solicitação, mas o que nos oferece é uma situação da matrícula. Talvez seja um ensaio para que no próximo semestre, a Confirmação e Ajuste de Matrícula sejam online.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis tem nova dirigente

quarta-feira, fevereiro 03, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Reitoria realizou mudanças no quadro administrativo da PROEST (Pró-Reitoria de Assuntos  Estudantis). Antes ocupada pelo prof. Pedro Albeirice, foi nomeada essa semana, a profa. Valéria Gomes, do curso de Engenharia de Alimentos, para assumir a direção da Pró-Reitoria.

Fiquei sabendo agora há pouco da mudança. Em visita à nova Pró-Reitora desejei-lhe boas vindas e conheci alguns projetos da pasta para esse ano. Segundo a profa. Valéria, o Reitor disporia de recursos no orçamento da UFT para a construção de 3 restaurantes universitários nos campi que possuem cursos integrais: Palmas, Araguaína e Gurupi. Será que definitivamente, eles saem este ano?

Saiba como e onde acessar a Internet Wireless da UFT

quarta-feira, fevereiro 03, 2010 Por Felipe Albuquerque

Parte do espaço físico dos campi da UFT possui cobertura de Internet sem fio, padrão 802.11 b/g: o mais comum entre os notebooks e celulares atuais. Contudo, há blocos e áreas externas em que o sinal é deficiente e até mesmo, não há cobertura; gerando reclamações dos usuários à Direção do campus.

Acessar a internet wireless da universidade é simples: basta você criar o seu login no Portal do Aluno e obter seu email da UFT (ex: albuquerque@uft.edu.br). O seu nome de usuário e senha do email, serão utilizados na tela de acesso à rede wireless. Acompanhe nessa matéria, maiores informações sobre as redes disponíveis no campus de Palmas e um tutorial de acesso à internet sem fio.

Centro de Idiomas de Palmas inscreve para cursos regulares

quarta-feira, fevereiro 03, 2010 Por Felipe Albuquerque

Dia 1º de março de 2010 começam as aulas dos cursos regulares do Centro de Idiomas de Palmas. Os interessados em ingressar em uma das turmas têm até o dia 19 de fevereiro para se inscrever.

Serão ofertados os cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Língua Portuguesa (Preparatório para Concursos e Vestibulares) e também Inglês e Espanhol no Módulo Instrumental – Preparatórios para Concursos e Vestibulares/ Mestrados e Doutorados.

Para mais informações, basta entrar em contato com a coordenação do CI/Palmas por meio do telefone 3232.8189. FONTE: Site da UFT

Comprovante de Matrícula estará disponível a partir de 8 de fevereiro (Calouros)

terça-feira, fevereiro 02, 2010 Por Felipe Albuquerque

A partir do dia 8 de fevereiro, estará disponível para download no Portal do Aluno, o seu Comprovante de Matrícula. Esse documento é imprescindível para a efetivação de diversos serviços e benefícios estudantis (veja alguns deles no Leia mais).  Já a partir do dia 04, o Portal será liberado para acesso.

Você calouro, ao realizar sua matrícula, recebeu do servidor uma "carta" com uma senha, necessária para criar o seu login de acesso ao Portal. Você também poderá criar seu email institucional (seulogin@uft.edu.br).  A você veterano, o Comprovante possibilitará a análise da necessidade ou não de comparecer à UFT à Confirmação e Ajuste de Matrícula.