O perigo do Desvinculamento no Primeiro Período

sexta-feira, fevereiro 05, 2010 Por Felipe Albuquerque

Como em uma clássica partida de futebol, aqueles que descumprirem algumas regras básicas da universidade, poderão ser penalizados com o "mostro" do Desvinculamento. Essa expressão significa "corte de vínculos" com a instituição ao qual você pertence, ser expulso! Bom, esses termos são pesados mas retratam bem a realidade desse procedimento. Se Desvinculado, apenas um novo Vestibular/Enem o trará de volta à UFT.

Nesta matéria, tratarei dos requisitos mínimos que o calouro deve cumprir para não ter sua matrícula desvinculada pela universidade. Refiro-me aqui a você calouro, porque há regras especiais para os acadêmicos que estão no primeiro semestre. Depois de passar por essa fase, as regras de desvinculamento serão outras, as quais tratarei em outra postagem, em breve, visando complementar o assunto. Ainda há inclusive, o Jubilamento, que é a expulsão da universidade por extrapolar o período máximo de formação.



O que é o Desvinculamento?

O Desvinculamento é o corte de vínculos do acadêmico com a instituição de ensino a qual pertence. pelo descumprimento de requisitos mínimos ou básicos com a UFT. Cada instituição de ensino possui suas próprias regras de Desvinculamento

Para retornar à universidade, é necessário que se preste um novo Vestibular ou ENEM.



Como acontece o Desvinculamento do Primeiro Período?


Àqueles que estão no primeiro período da graduação, o desvinculamento ocorre automaticamente quando você reprova em todas as disciplinas do semestre. Não tem choro nem vela. Se você reprovar em todas, estará fora da UFT. Tenha muito cuidado!

Você poderá trancar disciplinas normalmente, no período de Trancamento Parcial. Para isso, veja o período certo de Trancamento baixando o Calendário Acadêmico. No entanto, as disciplinas que você não trancar, não poderá reprovar em todas elas! Exemplo: se você tinha 6 matérias e trancou 5, essa que sobrou você não pode reprovar!!!

Logo no início das aulas, funcionários da Secretaria Acadêmico passarão nas salas ou nas recepções aos calouros informando sobre o jubilamento no primeiro período.


Atualização em 07/02/10: "EXCESSÃO: Se o acadêmico reprovou em todas por frequência às aulas, devido um agravante de saúde, como por exemplo um acidente que o impossibilitou de concluir o semestre, ele poderá entrar com uma petição administrativa na UFT para reaver a vaga. Bem fundamentada é claro, e repleta de provas, como fotos do acidente, atestados médicos e demais documentos que contribuam para comprovar o impedimento dos estudos. O processo será julgado pelo Colegiado do curso em que ele está relacionado."



Posso trancar o curso no Primeiro Período?

Não, infelizmente não pode. Só é possível desistir do curso. Entretanto, você pode trancar disciplinas normalmente, deixando no mínimo, uma delas em atividade. Mas evite sempre trancá-las, pois os trancamentos são mostrados no seu Histórico Escolar. É meio que desagradável possuir registros de muitos trancamentos. Além de diminuir o seu Coeficiente de Rendimento Escolar.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT