Novo sistema de transporte da Linha 9 UFT mantém gratuidade

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

A manutenção da gratuidade aos alunos da UFT na linha 9 foi anunciada nesta sexta-feira (19), durante reunião entre o reitor Alan Barbiero, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Palmas (Seturb), José Antônio dos Santos Júnior, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Nataly Dias e ainda a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Valéria Momenté. 

No encontro, realizado na reitoria da Universidade, foi anunciado também a criação de um cartão eletrônico para a identificação dos estudantes, configurando um novo sistema de transporte coletivo da linha BASA/UFT. De acordo com Nataly Dias, esta foi a solução encontrada para que os alunos não ficassem prejudicados com o aumento da demanda dos usuários em virtude da inauguração do Shopping Center Capim Dourado, localizado próximo à UFT. 


Ela explica que após, uma pesquisa realizada pelo DCE, foi apresentado um projeto na Prefeitura e nas empresas de transporte coletivo de Palmas, com o objetivo de garantir não só a manutenção da gratuidade, mas também a melhoria do serviço. Nataly acrescentou ainda que o sistema de bilhetagem eletrônica aos alunos não terá nenhum custo. "Negociamos a inclusão de três novos ônibus para melhorar a qualidade do serviço oferecido aos alunos e acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), além de uma melhora também nos horários de tráfego", disse.

O presidente do Seturb, José Antônio dos Santos Júnior ou Toninho, como é mais conhecido, disse que os alunos vão receber o cartão eletrônico gratuitamente. “Com este cartão nós vamos disponibilizar aos estudantes a condição de fazer a utilização do ônibus Basa/UFT sem pagar nada, e com uma diferença: ao invés de entrar pela porta traseira do veículo, o aluno da UFT vai entrar pela porta da frente e ao passar o cartão, o sistema vai reconhecer que ele tem a gratuidade da tarifa”, explica.

Cota - De posse do cartão os alunos terão uma cota diária com direito a seis viagens para utilizarem a linha Basa/UFT. Outro detalhe citado por Toninho é que com início do funcionamento do novo shopping center, automaticamente, haverá a necessidade da implantação de mais horários e, com isso, o itinerário desses ônibus poderá ser estendido até a UFT. 

Reitoria - O reitor Alan Barbiero destacou a importância do diálogo entre as partes para a melhoria do serviço de transporte coletivo oferecido aos estudantes da Universidade. “É muito importante, pois além de nós garantirmos a gratuidade do transporte aos alunos, ainda melhoramos a qualidade do serviço”, observou.

Cartão eletrônicoA partir da próxima segunda-feira (22), os alunos já poderão procurar o DCE para fazerem o cartão eletrônico. O DCE fica no Bloco I no Campus de Palmas, e funciona das 8h às 22h – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone – 3232 8180.

FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários

Unknown disse...

Mas os alunos terão o "passe livre" com as outras linhas que vão para a UFT? como a linha 10 por exemplo.

Não há um possibilidade de apresentar uma proposta a SETURB para extender o Horário à meia noite? Já que os ônibus só vão até as 11:00 e as aulas terminam 22:30 (pelo menos no Instituto Federal e Católica acabam as 22:30)

Felipe Albuquerque disse...

Olá Rafael, tudo tranquilo?

Ainda não sabemos se o acadêmico terá o passe livre em outras linhas que circulam na UFT. Vale lembrar que dependendo da rota, essa integração já seria sem custos, como por exemplo: ao pegar o Eixão e depois, uma linha alimentadora, como a 10. Ou mesmo, pegar a linha 10 e uma outra linha alimentadora. Acho que nesse último caso, começar na Linha 10 e depois utilizar a Linha 9, não haveria custos. No entanto, é bom confirmarmos. Na segunda-feira, ligarei no SETURB para confirmar essas informações e postarei aqui como comentário. Editarei a matéria no blog também.

Sua sugestão de extensão de horário é importante. É uma correria quando chega o final das aulas da noite, por causa do horário da Linha 9 e das demais alimentadoras, que circulam até as 23h. Há professores que até liberam os alunos mais cedo. Sobre isso, vou comunicar o DCE para formalizar o pedido de extensão de horário. Abraço e até dia 23!

Felipe Albuquerque disse...

Criei uma matéria específica com essas informações! Abraço galera!

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT