Matrículas dos calouros após o início das aulas, pode causar transtornos

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

Não é a primeira vez que alguns calouros do Vestibular entram na UFT após o começo das aulas, fato já ocorrido em algumas das chamadas de suplentes. Essa quantidade  aumentará, devido parte das vagas serem selecionadas via ENEM.  Para temos uma ideia, as matrículas da 2ª Etapa serão entre os dias 23 a 26 deste mês e da 3ª Etapa, 9 e 12 de março. Ou seja, após o início das aulas da universidade (dia 23). 

Se esses calouros começarão os estudos após os demais, é fácil supor que  poderão ser prejudicados no que tange ao aprendizado e acompanhamento da disciplina em relação ao restante da turma. Imaginemos:  perder duas ou até três semanas de aula! Complicado. Nesta quinta-feira, procurei a Pró-Reitora de Graduação  e alertei-a visando obter uma solução. Não descarto levar ao Conselho Universitário, a problemática quanto à essa situação.

A situação nos campi:

Só em Palmas, são 91 vagas "pendurados" pela 2ª fase do ENEM. São alunos, que na melhor das hipóteses, no primeiro dia de matrícula (que é o primeiro dia de aula também), estarão na porta da UFT para assim que  a efetivarem, correrem para as salas de aula.

Além do acima citado, os calouros que entrarem após o início oficial do semestre, já teriam perdido os prazos para a Solicitação de Disciplinas de outros cursos/campi e ao Aproveitamento de Disciplinas, visto que vencem nos dias 18 e 26 de fevereiro, respectivamente.


GURUPI: 28 vagas
ARAGUAÍNA: 80 vagas
PORTO NACIONAL: 30 vagas
ARRAIAS: 13 vagas
TOCANTINÓPOLIS: 15 vagas
MIRACEMA: 16 vagas
TOTAL: 273 vagas


Conversa com a PROGRAD:

Apesar de conversar pessoalmente com a Pró-Reitora, enviei-lhe esse email para formalizar o contato. Uma das vitórias nessa conversa pessoal, foi a promessa de adiamento do prazo de Aproveitamento de Disciplinas. Confira-o:

Prezada Pró-Reitora de Graduação,

Após cumprimentá-la, gostaria de trazer à discussão, um tema de suma importância e que tem preocupado o Movimento Estudantil da universidade. Conforme dados do próprio MEC, as matrículas para a 2ª etapa do ENEM ocorrerão entre os dias 23 a 26 de fevereiro; e as da 3ª etapa, entre 9 e 12 de março.

Ocorre entretanto,  que o início do semestre letivo 2010/1, conforme o Calendário Acadêmico, está previsto para o dia 23 de fevereiro, coincidindo portanto, com o primeiro dia de matrículas da 2 etapa desse processo de seleção, período este que se estenderá até o dia 26.


Soma-se ao fato de parte dos aprovados na 2ª etapa, realizarem matrículas após o início do semestre letivo. Ainda cabe ressaltar,  que o período estipulado pelo MEC para realização das matrrículas da 3ª etapa do ENEM, ocorrerá muitos dias após o início oficial das aulas. Residem nesses fatos, o receio da perda excessiva de aulas por esses calouros, que poderão iniciar o semestre letivo fadados à reprovação por dificuldades no aprendizado do conteúdo ministrado e no acompanhamento da disciplina junto aos demais acadêmicos de sua turma.


Além do supracitado, pude verificar inclusive, serviços que esses acadêmicos, devido o período que entrarão na universidade, não poderão desfrutar (ao contrário dos demais calouros): a Solicitação de Disciplinas em outros Cursos/Campi, marcado para o dia 18 de fevereiro, e o Aproveitamento de Disciplinas que será até o dia 26 de fevereiro.


Desde já, agradeço pela atenção sempre prestada e gostaria de solicitar um estudo mais detalhado dessas situações que serão enfrentadas por esses calouros, na busca de atenuar os prejuízos e se possível, obter soluções pontuais como o adiamento do período de Aproveitamento de Disciplinas, para que todos possam protocolar pedidos com essa finalidade, ainda esse semestre.

Atenciosamente,

Felipe Albuquerque
Representante Discente no Conselho Universitário - CONSUNI - UFT 


Esse debate será levado à Câmara de Graduação e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Fique atento ao blog para novidades. 

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Winicyus Nolêto disse...

Não vejo problema algum nesses calouros entrarem depois do início oficial das aulas, pois todos os anos isso acontece. É sabido que os primeiros dias de aula não são muito proveitosos mesmo, além do mais os alunos tem direito a 25% de faltas.
Também serão muito poucos calouros nessa etapa e é o MEC que define as datas, não a UFT.

Aloísio Lima disse...

De grande importância a preocupação, mesmo que o Calouro tenha direito a 25% de faltas, estas deverão ser utilizadas pelo aluno quando o mesmo for responsável pela falta. Nesse caso a instituição é culpada por iniciar as aulas sem a turma completa.

Uma solução talvez seria as aulas começarem mais tarde, mais é preciso um debate melhor sobre o assunto. Acredito que já que todo ano acontece, está mais que na hora de corrigir o problema.

Quanto ao aproveitamento de disciplinas, parabenizo o Felipe pela vitória conquistada, mais uma vez nosso representante discente teve uma visão apurada e foi rápido para buscar uma solução.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT