Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis tem nova dirigente

quarta-feira, fevereiro 03, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Reitoria realizou mudanças no quadro administrativo da PROEST (Pró-Reitoria de Assuntos  Estudantis). Antes ocupada pelo prof. Pedro Albeirice, foi nomeada essa semana, a profa. Valéria Gomes, do curso de Engenharia de Alimentos, para assumir a direção da Pró-Reitoria.

Fiquei sabendo agora há pouco da mudança. Em visita à nova Pró-Reitora desejei-lhe boas vindas e conheci alguns projetos da pasta para esse ano. Segundo a profa. Valéria, o Reitor disporia de recursos no orçamento da UFT para a construção de 3 restaurantes universitários nos campi que possuem cursos integrais: Palmas, Araguaína e Gurupi. Será que definitivamente, eles saem este ano?

Até o momento, nenhuma informação sobre a mudança na Pró-Reitoria foi publicada no site da UFT. Estou apurando os motivos que levaram à alteração do Pró-reitorado de Assuntos Estudantis.


Sobre a PROEST:

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROEST, criada em junho de 2008, atua como gestora das políticas de assistência estudantil da Universidade Federal do Tocantins, apoiando o estudante nas suas diversas demandas, promovendo a sua interação no meio acadêmico e viabilizando a sua permanência, através de ações efetivas nas áreas social, cultural e desportiva


Missão:

Promover ações  de incentivo à permanência acadêmica, por meio da participação e articulação com as demandas estudantis, viablizando ações que possibilitem ao estudante maior integração, bem-estar e um melhor desenvolvimento acadêmico.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Unknown disse...

Felipe, como confirmar se esses recursos para os RU's existem realmente? Apesar de figurar todos os anos nos panfletos de campanha das chapas do DCE, ainda é um sonho. É uma obra das mais urgentes na UFT eu diria. Poderíamos fazer uma pressão para que ela saia.

Felipe Albuquerque disse...

Olá Gustavo!

Conforme palavras do Reitor, na manifestação que o curso de Ciência da Computação realizou no final do semestre passado, ele conseguiu um aporte maior de recursos para este ano.

Ainda não podemos dizer ao certo, que parte desses recursos poderão ser empenhados ao RU ou mesmo, se eles serão empenhados. Depende muito da vontade política do Reitor e da pressão do Movimento Estudantil. Ele já expressou desejo de construir os RU´s, mas muita coisa pode mudar, pois os campi possuem diversas outras necessidades e há categorias que possuem peso político muito maior que nós... os professores. Eles detem 70% do peso dos votos em quaisquer cargo político na universidade. E a prioridade deles é sala de professores, creche, etc (sem generalizar a todos, claro).

A Reitoria possui duas possibilidades ao dividir o orçamento geral da UFT. Ou "prende" parte das verbas do orçamento geral da UFT para a construção dos RU´s e o resto, divide proporcionamente entre os 7 campi ou apenas divide o grosso orçamentário entre os campi, deixando aos Conselhos Diretores a função de elaborar como será investido o dinheiro.

Se ele fizer somente a divisão do bruto, o Conselho Diretor do campus de Palmas vai retalhar a verba e não aprovará o RU. Somos minoria nesse Conselho, e vários CA`s principalmente aqueles que se grudaram no Poder, não fazem seu simples dever de casa de indicar e participar dessas reuniões do Conselho, tão importantes para a classe acadêmica.

O que eu sugiro, é que logo ao iniciar as aulas, fiquemos no pé do Reitor e da PROEST. Se há recursos, eles já estão disponíveis deste a aprovação do Orçamento Geral da União para 2010, ou seja, dia 1 de janeiro! E não descarto a possibilidade de criar um abaixo-assinado nos 3 campi com cursos integrais, em prol da construção do RU.

Abraço!

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT