Alunos reclamam de problemas no Portal do Aluno quanto às Matrículas 2010/1

sábado, fevereiro 06, 2010 Por Felipe Albuquerque

Essa semana, alguns alunos procuraram-me informando alguns problemas com o Portal do Aluno. Parte deles, conseguiram até acessar o site, mas tiveram dificuldades em executar os serviços relativos à matrícula (Comprovante, Declaração e Solicitação) e o Histórico Escolar.

Caso você passe por alguns desses incômodos, essa matéria poderá ajudar a resolvê-los ou orientá-lo sobre onde buscar auxílio especializado, pois em algumas situações será necessário a intervenção da Secretaria Acadêmica. Lembre-se bem desse setor. Será a ele que você recorrerá quando tiver complicações mais sérias referentes à sua vida acadêmica.


Qual desses casos assemelha-se ao seu bug?


1) PROBLEMAS DE CONEXÃO COM O PORTAL DO ALUNO:


Alguns alunos relataram problemas de conexão ao Portal do Aluno, como: "Essa conexão não é confiável", e outras mensagens que se relacionam com segurança na conexão. 

Essas mensagens no navegador acontecem devido uma mudança na forma de acesso às páginas do site da UFT, que agora utilizam o protocolo https. Confira aqui para resolver esse entrave.




2) DIFICULDADE DE ACESSO AOS SERVIÇOS DO PORTAL DO ALUNO:


Alguns alunos que utilizam o navegador Internet Explorer, relataram problemas de acesso aos serviços que geram arquivos em formato PDF. Para evitar esse tipo de problema, utilize o navegador Firefox, mais eficiente no acesso às páginas do Portal.

Se os problemas persistirem, mesmo após instalar o Firefox, pode estar ocorrendo instabilidade momentânea no servidor da UFT, o que não é muito incomum.



3) AUSÊNCIA DE DADOS NO COMPROVANTE/DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA:

Chegamos aos níveis de problemas em que será necessário contactar a Secretaria Acadêmica para resolução. É o caso da ausência de dados no Comprovante de Matrícula.

Você consegue gerar o arquivo pdf normalmente, mas não há no documento, a relação de disciplinas as quais você pré-matriculou-se no semestre anterior. O que pode ter acontecido? Veja abaixo algumas situações:



a) Você é calouro 2010/1?

Se você for calouro, seja do Vestibular quanto do ENEM, pode ser que seus dados ainda não foram processados pelo sistema. A cada semestre entram mais de 1300 alunos apenas na graduação, sem contar os acadêmicos da Universidade da Maturidade, Plafor e Pós-Graduações.

A UFT dá uma prazo de até 26 de Fevereiro para processamento desses dados no SIE (Sistema Integrado para o Ensino). Na barra lateral do Portal do Aluno (quando você já estiver logado) informa sobre esse prazo.



b) Você fez a pré-matrícula no semestre anterior?

NÃO: Então será necessário matricular-se no último dia do período de Confirnação e Ajuste de Matrícula . Você estará sujeito ao saldo de vagas. Saiba mais aqui sobre o Ajuste de Matrículas.

SIM: É preciso saber se ao menos uma das disciplinas que você solicitou na pré-matrícula, foi aceita pelo sistema. Você pode verificar essa informação no ícone Solicitação de Matrícula, no Portal do Aluno. Caso lá não haja nenhuma informação sobre a situação de sua matrícula, será necessário ir à Secretaria Acadêmica e relatar o ocorrido. O mais rápido possível!

Tenha sempre em mãos o comprovante de realização da pré-matrícula. ou o print screen da tela. Lembra que você poderia imprimir o comprovante no final do processo de pré-matrícula? Ele é a prova de que você se pré-matriculou nas disciplinas desejadas. Se você não imprimiu, não é o fim, vá mesmo assim à Secretaria e relate os fatos.



Comprovante de Matrícula com ausência de dados, após o processamento das pré-matrículas



4) PORTAL DO ALUNO MOSTRA MATRÍCULA CANCELADA NA ÁREA SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA:

Esse caso é raro. Fiquei sabendo de apenas um acadêmico que ocorreu essa situação, mas poderá ter ocorrido com muitos outros. No ícone Solicitação de Matrícula, onde você pode acompanhar a situação de sua pré-matrícula, o sistema mostra a seguinte informação, em todas as disciplinas que o estudante solicitou na pré-matrícula: "Matrícula Cancelada". São essas as explicações:



a) O aluno foi jubilado:

O sistema negou a matrícula nas disciplinas solicitadas no período de pré-matrícula devido o jubilamento do estudante. O jubilamento ocorre quando o calouro reprova em *todas as disciplinas do semestre. Para o veterano, ocorre quando ele reprova em todas, por dois semestres letivos, consecutivos ou não, ou quando ele ultrapassa o limite máximo de tempo no curso, que são de 7 a 8 anos, de acordo com o curso de graduação.

Nesse caso, não há nada que se possa fazer em prol do aluno. Somente um novo Vestibular/ENEM poderá trazê-lo de volta.

* Mesmo que você só tenha uma disciplina no semestre, será contabilizado como reprovação em "todas" .

EXCESSÃO: Se o acadêmico reprovou em todas por frequência às aulas, devido um agravante de saúde, como por exemplo um acidente que o impossibilitou de concluir o semestre, ele poderá entrar com uma petição administrativa na UFT para reaver a vaga. Bem fundamentada é claro, e repleta de provas, como fotos do acidente, atestados médicos e demais documentos que contribuam para comprovar o impedimento dos estudos. O processo será julgado pelo Colegiado do curso em que ele está relacionado.



b) Houve um erro no sistema:

É preciso ir o mais rápido possível na Secretaria Acadêmica do campus e relatar o problema, porque ao que tudo indica, você não conseguiu ser matriculado em nenhuma disciplina e as vagas delas, foram disponibilizadas para os outros alunos que a solicitaram. Dependendo das disciplinas, não há mais vagas. Já estão lotadas.

Se foi erro do sistema, você possui direito de concorrer àquela vaga. Não posso afirmar que a vaga é sua, porque há muitos alunos concorrendo à ela e precisaríamos saber qual o critério de prioridade para obter aquela vaga. Contudo, exija o direito de concorrer a ela novamente.

ATUALIZAÇÃO EM 08/02/10:
c) Aluno fez a pré-matrícula 2 vezes:

Consultando a Secretaria Acadêmica, há o caso de Matrícula Cancelada devido a realização pelo aluno, do procedimento de matrícula por 2 vezes. O que acontece muitas vezes, é que o estudante depois de realizar a primeira vez a pré-matrícula, retorna ao Portal e a refaz, alterando as disciplinas solicitadas.

De acordo com a Secretaria Acadêmica, a pré-matrícula é cancelada automaticamente e o acadêmico deverá solicitar  as disciplinas, no último dia da Confirmação e Ajuste de Matrícula, o mesmo dia reservado aos que não fizeram a pré-matrícula.
 

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1 Comentário

Felipe Albuquerque disse...

Galera, há casos em que o aluno assegura que fez a Pré-Matrícula no site somente uma vez e mesmo assim o sistema informa no Portal do Aluno -> área "Solicitação de Matrícula", os campos Matrícula Cancelada. Esse aluno possui o comprovante de realização da Pré-Matrícula.

Estamos tentando resolver esse problema e em breve, o que já é o segundo que já fiquei sabendo. Abraço!

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