Campus de Palmas discute Assistência Psicopedagógica aos alunos do REUNI
O Conselho Diretor de Palmas discute nessa segunda-feira (22), a proposta de criação do setor de Assistência Psicopedagógica em observância ao Decreto Nº 6.096, que instituiu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Em seu artigo 1o traça o objetivo: “... criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação...”.
Para tanto, este Programa de Assistência tem como público-alvo os alunos dos cursos do REUNI – Enfermagem, Nutrição, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Filosofia e Artes – e de Medicina com o objetivo principal fornecer apoio psicológico, psiquiátrico e psicopedagógico visando à promoção da saúde mental e diminuição dos conflitos vividos, de modo aumentar a permanência na educação superior no nível de graduação, tal qual estabelecido no decreto. Baixe aqui o projeto completo.
Estratégias:
1) Prevenção e promoção de saúde mental:
- Recepção dos alunos ingressantes na UFT com apresentação do programa, apresentação dos campi e atividades que favoreçam a integração entre alunos.
- Aplicação de questionários para levantamento das expectativas dos alunos em relação aos seus cursos, bem como sua situação sócio-econômica.
- Proposição de grupos de reflexões sobre temas e dificuldades acerca do cotidiano dos alunos em sua vida acadêmica.
- Realização de palestras com temas sugeridos por discentes, docentes e corpo técnico.
2) Diagnóstico:
- Aplicação de um questionário para análise situacional dos alunos que estão no meio do curso;
- Realização de reunião com os colegiados dos cursos atendidos pelo Programa para levantamento das necessidades percebidas pelos docentes;
- Realização de grupos com os discentes para levantamento das necessidades percebidas.
- Estudo de caso;
- Análise dos dados coletados;
- Realização de outras estratégias para aprofundamento do diagnóstico, como: Entrevista individual (alunos, professores e familiares), técnicas psicopedagógicas, dinâmicas de grupo etc.;
- Realização da devolutiva ao aluno e professores, com encaminhamentos.
3) Tratamento:
- Atendimento individual de acordo com a demanda ou por indicação de docente;
- Atendimento em grupo;
- Aconselhamento individual;
- Encaminhamento em casos especiais (fazer convênio com a rede pública de saúde: transferência e contra-transferência).
Justificativa do Projeto:
"As ilusões e desilusões acerca da carreira profissional escolhida, os períodos de estresse emocional e psicológico na vida acadêmica, os problemas de ordem sócio-econômicos, os problemas de aprendizagem e as possíveis dificuldades didático-pedagógicas e institucionais são alguns dos fatores que podem produzir conflitos emocionais, queda no rendimento acadêmico e conseqüente abandono do curso. Para contribuir para uma melhor adaptação do aluno em sua vida acadêmica, em um ensino de qualidade e melhor aproveitamento acadêmico, faz-se necessário um investimento em ações que detectem os conflitos vivenciados pelos alunos e, paralelamente, possibilitem o apoio eficaz para prevenir, sanar ou reduzir esses fatores de risco à saúde mental e ao aprendizado. Mais do que isso, faz parte das metas do projeto REUNI/UFT, a criação de uma política de redução da evasão criando programas de apoio psicopedagógico para alunos vulneráveis."
1 Comentário
O engraçado, é que apenas 7, dos 17 cursos de graduação de Palmas serão atendidos por esse novo setor. Porque? Ótima pergunta a ser feita na reunião do Conselho Diretor dessa segunda-feira!
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT