UFT decide adotar ENEM para 2011 com um novo percentual para o segundo semestre

quinta-feira, agosto 05, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Conselho Universitário da UFT decidiu nesta quarta-feira, por ampla maioria, renovar a adesão ao ENEM, de forma parcial, para o ano de 2011.

Houve momentos de tensão ao se discutir qual percentual de vagas disponibilizar a esse novo processo seletivo. Estudantes presentes defendiam o fim do Vestibular, e as propostas de 50% e 25% das vagas para o ENEM. Entretanto, houve um consenso: O ENEM deve continuar na UFT.


O CONSUNI decidiu que para o primeiro semestre de 2011, a UFT manterá a mesma quantidade atual de (25%) de vagas do Vestibular ao Novo ENEM. Já para o segundo semestre, a universidade oferecerá 50% das vagas. Em ambos os casos, excetua-se o curso de Arquitetura e Urbanismo, em que os candidatos são selecionados apenas pelo Vestibular tradicional. A decisão do CONSUNI vale somente para o próximo ano.


A preocupação do CONSUNI:

Os valores distintos para cada semestre de 2011, foram frutos de algumas preocupações levantadas por  conselheiros.

Conselheiros alertaram para a fato de se ter precaução com a mudança do Governo Federal para o próximo ano. O receio é de que, com a mudança de Presidente da República, não se pode prever o que ocorrerá com o ENEM. Ele poderia ser até mesmo ser abolido ou alterado, de acordo com a vontade de um novo governante.

Além disso, foi levantado a discussão de que os resultados socioeconômicos do ENEM na UFT ainda não foram efetivamente calculados, já que o processo seletivo foi implantado em apenas dois semestres.

Estudantes que compareceram à reunião defenderam o fim do Vestibular, com a disponibilização de 100% das vagas ao ENEM. Houve defesas do percentual de 50% das vagas.


O posicionamento da Representação Discente no CONSUNI:

Os Representantes Discentes no CONSUNI, Felipe Albuquerque e Nataly Dias, defenderam a proposta de disponibilizar para o primeiro semestre de 2011, 35% das vagas ao ENEM e para o segundo, 50%. Contudo, o Conselho optou por 25% das vagas no primeiro semestre.

O Representante Discente Felipe Albuquerque fez a leitura dos comentários e pedidos dos usuários do Blog, na reunião, obtidos através de uma enquete publicada recentemente. Na enquete, venceu a proposta dos 25%, com resultados próximos ao de 50%.



Blog Widget by LinkWithin

4 comentários

Anônimo disse...

Na real, acho um absurdo confiar 25% das vagas de uma Universidade Federal em um processo seletivo como o ENEM. Tinha que ser 0% zero!!

Onde já se viu? A UFT nao tem nenhum controle pelo Enem. Quem confia na segurança desse processo seletivo com certeza confia na credibilidade dos nossos senadores, deputados, ministros, secretários,reitores,diretor de Campus,presidente do DCE...

Não consigo entender....Porque queremos uma seleção que vem vazando informações já pelo segundo ano consecutivo?
Não seria melhor esperar o Enem funcionar de verdade? Esperar ter credibilidade de verdade... e não uma credibilidade que vem da boca dos seus idealizadores.

Aviso ! disse...

Felipe, gostaria que assim que possível vc publicasse algo sobre o desempenho dos alunos da instituição que ingressaram pelo enem. Quando entrei o coordenador do campus foi claro: "voces (ingressantes pelo enem) serão cobaias e dependerá do resultado de voces se continuaremos ou nao adotando esse método", acho que está na hora de apresentarem esses resultados para debatermos.

Felipe Albuquerque disse...

UFTO, concordo com você em muitos pontos.

Para ainda mais corroborar com seu comentário, gostaria de sugerí-lo esta matéria: http://www.consuniuft.com/2010/08/justica-federal-suspende-licitacao-de.html

Abraço!

Felipe Albuquerque disse...

Olá Antônio! Tudo bem?

Esse assunto que você levantou é extremamente importante.

Entretanto, só foram divulgados dados concretos no que tange à origem destes estudantes advindos pelo ENEM: http://www.consuniuft.com/2010/06/analise-da-prograd-o-sisuenem-como.html

A PROGRAD já fez o estudo do ENEM/SiSU na UFT para 2010/2. Em breve publicarei no Blog.

Guardarei o seu comentário e farei uma observação na próxima reunião do CONSUNI, a ser realizada no final deste mês. Abração

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT