Restaurante Universitário do Campus de Palmas da UFT já tem projeto definido

sábado, agosto 07, 2010 Por Felipe Albuquerque

RU em construção pela UFGD servirá de base para o da UFT
Antes de contar as novidades, inicialmente recapitularei alguns acontecimentos e dados, para entendermos melhor a polêmica que girou em torno da construção do Restaurante Universitário (RU).  A partir daí, revelo novidades quanto ao andamento dessa tão importante obra para o Campus de Palmas.. 

A construção do Restaurante Universitário e o Centro de Convivência do Campus de Palmas foiram aprovados pelo Conselho Diretor do Campus, depois de muita luta e discussões do Movimento Estudantil da UFT, no mês de julho.



Contextualizando:

Naquele momento, ficou definido que o projeto proposto inicialmente pela Reitoria (mesmo projeto do Restaurante do Colégio Militar de Palmas), seria revisto, buscando comportar o futuro Espaço de Convivência (o projeto primário não previa o Espaço). 

O RU da Universidade Federal de Juiz de Fora
Essa reformulação segundo informado na reunião, levaria meses para ser feita pela UFT. Entretanto até o final do ano, a proposta seria finalizada, empenharia-se o recurso junto ao Ministério do Planejamento e se abriria o processo licitatório. O Movimento Estudantil receava portato, correr o risco de ter a obra "empurrada com a barriga", de semelhante forma ao que você acompanha com algumas licitações da UFT (cantinas, blocos do REUNI, Biblioteca Central, etc.).

Havia uma forte pressão da Direção do Campus de Palmas, em iniciar o projeto apenas em 2011. A justificativa apesentada era de que os recursos do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil do Governo Federal)  que também deveriam ser utilizados para a construção do RU dos campi de Araguaína e Gurupi (ambos possuem cursos integrais) não eram bastantes para construir o RU + Espaço de Convivência em Palmas. Deveria-se então, aguardar que os dois fossem feitos em 2011, com o recurso financeiro completo.

Decidiu-se também na reunião do Conselho Diretor que aprovou o RU, que os cursos de Nutrição e Engenharia de Alimentos do Campus de Palmas, ficarão responsáveis pela alimentação do local, podendo servir até de futuro centro de estágios para ambas as graduações.


O andamento e as novidades:

Após a aprovação em julho e ainda no mês de férias, o Reitor da UFT telefonou ao Reitor da Universidade Federal da Grande Dourados e obteve autorização para construir o RU nos mesmos moldes do que já está em implantação pela UFGD.

Conforme dados obtidos no próprio portal da UFGD, o novo Restaurante Universitário (RU) prevê recursos de aproximadamente R$ 920 mil e terá capacidade para abrigar na área interna, 424 pessoas no espaço total de 1.108 m² que incluem setores administrativos, sanitários e de preparação dos alimentos. 
O RU da Universidade Federal do Paraná

Ainda conforme matéria no site da Federal da Grande Dourados, após a assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora possui 180 dias para terminar a obra (não se pode afirmar que este mesmo período servirá à UFT).

A Representação Discente no CONSUNI ainda não possui informações quanto à localização prevista para o RU. Provavelmente será entre os blocos A e B.

Em contado com o Reitor da UFT no primeiro dia de aula, quando o mesmo visitava os calouros, Alan Barbiero informou ao Representante Discente Felipe Albuquerque e ao Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos, Vinícius Albernaz, que basta uma autorização da UFGD para abrir em breve, o processo licitatório.

Não há previsão de quando sairá o processo licitatório e a efetivação do RU.



O Movimento Estudantil deve estar vigilante:

Já está se tonando praxe ocorrerem problemas na UFT, seja com as licitações ou mesmo, quanto à efetivação das obras. Veja alguns casos espetaculares e curiosos contabilizados pelo Blog:

  • Cobertura entre as calçadas dos Blocos I, II, III, IV, A, B e C do Campus de Palmas: na primeira licitação para a compra dessas passarelas, a empresa vencedora faliu - isso quando já instalava as coberturas. No novo processo licitatório, o produto foi instalado mas não suportou os ventos e a chuva da cidade de Palmas. Parte delas "emborcavam", não suportanto o peso da água, tornando-se "bolsas". A Direção do Campus reforçou a tesoura de sustentação da cobertura que remediou o problemas, mas ainda persiste em alguns pontos;
  • Laboratório de Redes, do curso de Ciência da Computação: o Laboratório, que deveria ganhar um filme em sua homenagem (de terror mesmo - uma novela já seria o bastante) desde 2006, nunca foi efetivado e entregue aos alunos;
  • Cantinas Públicas do Campus de Palmas: com a construção da "casca", da fachada finalizada em fevereiro, descobriu-se recentemente que no projeto original não se previa a fossa séptica. Até hoje a UFT trabalha na elaboração dos termos de referência de seleção do prestador de serviço. A classe estudantil não sabe ainda o que será vendido lá.
  • Os blocos laboratoriais do REUNI, Computação e Jornalismo: avaliado em cerca de 7 milhões de Reais, algo ocorreu na etapa de homologação da licitação que permitiu que uma empresa que apresentou documentos da Dívida Pública prescritos, concorresse. Tal fato abriu margem para uma das empresas concorrentes obter liminar na Justiça Federal suspendendo a licitação e atrasando o início das obras em cerca de 1 semestre.
  • Biblioteca Central do Campus de Palmas: inicialmente prevista para ser inaugurada no dia 14 de Maio, foi adiada para o final de Agosto. Agora, já é previsto a inauguração no final de Setembro. Soube-se recentemente que o Corpo de Bombeiros visitou a obra e determinou a construção de duas saídas de emergência, não previsas no projeto original (você não leu errado, a construção de dois andares, não possuía saídas de emergência);
RU da Universidade Federal do Piauí


É preciso ainda iniciar um movimento para discutir o subsídio à alimentação a ser oferecida pelo Restaurante Universitário, ou pagaremos um absurdo para utilizar os serviços. Quem subsidiará? A UFT? Prefeitura, Governo do Estado? Recursos do PNAES? O Movimento Estudantil deve estar atento à esses fatos, sempre!

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Unknown disse...

Muito bom esse espaço pra discutirmos e esclarecermos os fatos acontecidos na nossa universidade. O RU é algo que há muito estamos carecendo na UFT. Precisamos de mais adesão aos movimentos na UFT. Precisamos de mais atenção às matérias desse blog. Precisamos de mais divulgação por parte de quem lê. Vamos nos unir mais em prol dos nossos interesses! O Restaurante Comunitário é uma vergonha, e no entanto é a única alternativa de alimentação de baixo custo que nos é dada. Recentemente estive na UFRN e comi no RU de lá. Posso garantir que nós merecemos mais qualidade aqui na UFT.
(Tiago - Eng. Ambiental)

Unknown disse...

Gostei da materia, só achei meio estranho a foto de uma construção.
Apesar de aprovado tem-se mais um bom caminho (que devera ser acompanhado rigorosamente por nos estudantes) até se começar a construção.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT