Estudantes reclamam de superlotação e outros problemas na Linha 9 UFT

quarta-feira, agosto 11, 2010 Por Felipe Albuquerque

Bolsa de estudante fica presa em porta da Linha 9
Nesta última semana, tornou-se ainda mais caótica a utilização da já sobrecarregada Linha 9 UFT. Superlotação, atrasos de horários, desrespeito do motorista ao trajeto para o Restaurante Comunitário, bem como no que tange ao bom trato com os passageiros, já fazem parte da rotina do estudante da UFT no Campus de Palmas.

Para completar os absurdos, na última terça-feira, houve até casos de acadêmicos que tiveram bolsas e mochilas presas na porta de entrada da lotação, fato até comum, infelizmente. Um destes momentos, chegou a ser flagrado pelo Blog.


Os problemas da Linha 9 UFT:


A dificuldade de integrar na Linha 9 na Estação Apinajé:

Integrar na Linha 9 UFT, fora ou dentro da estação, em horários de pico, pode tornar-se uma tremenda maratona. 

Período matutino é um dos mais conturbados


Pelos testes realizados pelo Blog nos períodos da manhã, o estudante que deseja integrar pela Estação (local menos difícil de entrar na Linha 9), pode ter que esperar por mais de 45 minutos para finalmente, obter um pequeno espaço apertado humilhante na lotação.



Os horários de maior demanda identificados variam entre as 07h20min às 08h20min aproximadamente. Chega-se a ter 3 ônibus ao mesmo tempo na Estação, recebendo os alunos e muitos ainda ficam de fora.


A dificuldade de integrar na Linha 9 fora da Estação Apinajé:

Estudantes que integram na Linha 9 fora da Estação (galeria Bela Palma e Banco do Brasil), relataram que chegam a ver 3 a 5 coletivos lotados passarem direito, devido a impossibilidade de subirem mais passageiros.

Tanto o ônibus mais ao fundo quanto o mais adiante, são da Linha 9 UFT


Neste caso o período de tempo entre chegar na ponto de coletivo e integrar na condução chega a ser superior a 1 hora. 


O desrespeito ao trajeto ao Restaurante Comunitário:

Neste semestre, deliberadamente os motoristas da Linha 9 não circulam mais no Restaurante Comunitário no período de almoço, desvio natual da rota neste horário.

Devido problemas mecânicos na porta dianteira deste veícula, a mesma fechava-se violentamente assustandos os acadêmicos.


Conversando com os motoristas, estudantes apuraram que os funcionários receberam uma ordem para não realizarem mais a travessia ao Restaurante. O DCE/UFT foi informado pela Representação Discente no CONSUNI sobre o desrespeito, que efetuou as reclamações aos órgãos responsáveis.

Entretanto, hoje mesmo um dos motoristas fez o trajeto. Perguntado sobre o porque de ter feito o desvio ao Restaurante Comunitário, informou: "Recebi ordens para fazer o trajeto."


Horário "apertado" a cumprir-se:

Presenciei nesta semana, bate-boca entre estudantes e um motorista da Linha 9 UFT, devido o horário que o funcionário deveria cumprir naquela viagem.

Há um período apertado da rota da Linha 9 que o motorista deve cumprir, sob pena da empresa e ele próprio, serem penalizados pela Agência de Trânsito. Esse horário chega a ser inviável.


Shopping Capim Dourado e as linhas que descem à UFT:


Atualmente, apenas 3 linhas de transporte coletivo da capital circulam pelo Campus de Palmas: as de número 9, 10 e 12 (veja mais informações sobre elas na área de Assistência Estudantil do Blog).

O fato é que com o advento do Shopping, a massa que visitará o local  superlotará  facilmente as linhas que circulam pela Avenida JK (Saída para Paraíso). Isso inclui as linhas que descem à UFT.

A ATTM (Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas) disponibilizará mais rotas para realizar o transporte do usuários.  Serão suficientes para contornar a demanda?

ATENÇÃO: Para evitar que a linha 9 UFT se sobrecarregue, uma das medidas a serem tomadas, segundo o DCE/UFT,  que inclusive cogita solicitar, será de retirar o ponto de coletivo próximo à rotatória de entrada no Shopping. Aquele ponto ao lado da quadra 105N, após a baixada.

Para o DCE, seria de menos prejuízo retirar o ponto do que ter a linha lotada até este local.

Você consegue imaginar o caos que se tornará a travessia até o Campus de Palmas da UFT? A Linha 9 poderá tornar-se inviável?


Qual o motivo de tantos problemas?

A cada semestre, a UFT recebe em média 300 estudantes a mais (6 cursos do REUNI e Mediicina, que ainda estão em consolidação de períodos).

É perceptível que houve um aumento considerável de coletivos da Linha 9. Entretanto, não suprem a demanda estudantil.


O papel do Movimento Estudantil da UFT:

A Representação discente no CONSUNI tem procurado sensibilizar a imprensa estadual em noticiar a situação que se passa com o estudante da UFT usuário da Linha 9.

Nesta quarta-feira, foi feito uma contato com a Tv Anhanguera para obter uma reportagem sobre a Linha e seus problemas.

Nesta quinta-feira, será encaminhado um ofício à Direção do Campus de Palmas e ao Diretório Central dos Estudantes, solicitando mais circulações de ônibus nos horários de pico.

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Unknown disse...

É interessante lembrar que não só a Linha 9 anda sobrecarregada ultimamente com a chegada de novos alunos desses cursos ainda não consolidados. As filas da biblioteca, das copiadoras, lanchonetes, e tudo o mais de serviços disponíveis aos alunos no Campus de Palmas estão cada dia maiores, e aumentar o número de pessoas atendendo na biblioteca e o número de lanchonetes, por exemplo, não acontece.
Logo o caos vai imperar...

Daiane Santana disse...

ótimas questões... não havia parado para pensar nesta viabilidade momentânea que esta linha 9 (que já não utilizo mais) vai sofrer com a chegada do shopping.,.. creio que retirar um ponto de ônibus não seja a melhor saída, com certeza a ATTM providenciará mais ônibus que "passem" pelo shopping, o que deixará "ô BASA" (rs) mais "livre" para os estudantes, pelo menos creio nisto...

PS: Devo parabenizar os responsáveis pela construção da ciclovia que estão fazendo no entorno... =D

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT