Enquanto estudantes buscam melhorias, sala do DCE/UFT permanece fechada

quinta-feira, agosto 12, 2010 Por Felipe Albuquerque

E seus direitos, estudante? Quem defenderá?
Enquanto estudantes de vários cursos discutiam, em reunião, pautas de extema importância à categoria, a sala do DCE/UFT (Diretório Central dos Estudantes), localizada no Bloco I Campus de Palmas, estava fechada e de luzes apagadas, em pleno início das aulas do período noturno. O atendimento não deveria ser constante?

Não havia sequer um estudante responsável pelo local nas proximidades, para realizar o básico do básico do mínimo que esta entidade pode e deve realizar: confecção de carteirinhas de meia entrada.



Os acadêmicos discutiram o aumento da tarifa do Transporte Coletivo de Palmas, planejando possíveis manifestações e protestos, bem como os atuais problemas da Linha 9. 

DCE fechado em pleno início do período letivo nortuno
Projetou-se também um movimento contra a resolução do CONSUNI que prejudica os acadêmicos a participarem coletivamente de congressos e demais eventos.

Não houve presença de membros da Diretoria do DCE, apesar do evento ter sido divulgado amplamente através de cartazes pelo campus, na comunidade da UFT no Orkut e aqui mesmo, no Blog.

Não é a primeira vez que este fato ocorre. Em tese, o DCE deveria servir de apoio ininterrupto (em período letivo) aos estudantes da universidade, afinal, acredita-se que para isto que foram, supõe-se, democraticamente eleitos.


Atual gestão do DCE articula "prorrogação" de mandato:

A atual gestão da entidade,  articula abertamente a "prorrogação" do mandato da Diretoria ou a permissão do Conselho de Entidades de Base, de organizar do Congresso de Estudantes e Jogos da UFT (CONEJUFT),  após o mandato legal, em outubro. 

Estrutura da Diretoria do DCE/UFT
A tumultuada última eleição que empossou a chapa "Daqui Pra Frente Tudo Vai Ser Diferente", realizou-se no dia 17 de Setembro de 2009. O  mandato da Diretoria, segundo o Estatuto, é de um ano, a contar da data de posse.

O DCE é a entidade máxima de representação estudantil da UFT, formada por uma Diretoria composta por 12 estudantes, dos mais variados cursos e campi da universidade, votados em chapas anualmente, em que o eleitor, são todos os quase 12 mil estudantes da UFT.

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários

Felipe Albuquerque disse...

O DCE pode não trabalhar, esquentar banco ou esfriar-se no ar condicionado, pago às custas do dinheiro público. Mas se tem uma coisa que o estudante não perdoa, é um DCE fechado, às moscas, mesmo que em apenas uma hora no dia. Triste.

Márcio Frota disse...

Não tive como ser o 1º a postar sobre o assunto, mas isso não será motivo para desistência.
Primeiro quero parabenizar a Comunidade dos Estudantes que mostrou a que veio!
Foi um encontro entre diferentes com um único objetivo: A defesa dos Direitos Estudantis. A participação dos colegas foi maciça e de alto nível de pensamento. Parabéns a todos os que estiveram presente e "tomaram a palavra"!
Segundo, refiro-me ao DCE. A postura do seguimento não é novidade. O DCE, pode muito bem ser comparado e confundido com aqueles burocráticos e subservientes departamentos da Universidade. Sempre pronto a atender ordem superiores, disposto ao sacríficio necessário. Tudo. Menos deixar de atender aos mandos e desmandos superiores.
A pergunta que não quer calar: sera´que a ausencia do mesmo, na reunião de ontem, não foi mais um desses sacríficios?
Caros colegas, que fique muito claro, sabemos como ocorreu a última eleição para o DCE e isso se reflete na postura dos "representantes eleitos", é preciso que os estudantes tomem seus lugares nesse espaço que deve estar a serviço dos colegas e não de terceiros. Assim, pense nas próximas eleições. Precisamos eleger pessoas que estejam realmente comprometidas com os interesses estudantis e não em servir a partidos políticos... Aliás, fiquem atentos com a ideia de prorrogação ou re-eleição de mandato. Penso que já temos nossas conclusões acerca da capacidade da senhora Nataly...

Unknown disse...

Podem ter certeza que não iremos permitir mais uma arbitariedade como essa. Chega de passar a perna nos estudantes.
A questão que temos que impor é a seguinte:
O DCE organiza o CONEJUFT no prazo que deve ser ou não faz.
Não existe nem pode existir a possibildade de nenhum gestão esterder
o mandato.
Uma proposta é ser criada uma comissão que organizara o congresso
independente do DCE, onde o presidente da comissão a´te poderia ser a Natali, nem me importo (me importo mas de boa), o que é inadimicivel é uma porrogação de mandato.
Até como vai a cara-de-pau dessa galera?

Unknown disse...

Por que será que o DCE não organiza esse evendo agora?
Será não será porque na nossa presidente Natali esta muito ocupada fazendo campanha pro Siqueira Campos?

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT