Ministério Público Federal descarta violação das provas do Vestibular 2010.1

domingo, novembro 22, 2009 Por Felipe Albuquerque





Após receber denúncia de um possível vazamento de conteúdo do vestibular da Universidade Federal do Tocantins realizado no último final de semana, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Ludmila Ribeiro, descarta a possibilidade de uma irregularidade na aplicação das provas. Um vestibulando fez queixa a respeito dos envelopes das provas, que segundo ele estariam abertos. A Comissão Permanente de Seleção (Copese) abriu uma sindicância para apurar o caso e já prestou esclarecimentos ao Ministério Público.

“Tudo indica que não houve vazamento de conteúdo dos envelopes. Quando os vestibulandos reclamaram e o malote foi recolhido, foi também verificada a integridade dos envelopamentos, e então as provas foram novamente encaminhadas à sala. A UFT não dispunha de outros envelopes com provas a serem aplicadas” disse a procuradora.

De acordo com a presidente da Copese Maria Dilma houve uma equívoco na queixa doo vestibulando. “Ele disse que os envelopes das provas estavam abertos. Na verdade ele se referia a pasta onde estavam os envelopes lacrados das provas. Entregamos às provas, inclusive para ele, sem nenhuma violação”, explica a presidente.

A Copese explicou a procuradoria os três sistemas de segurança aos quais são submetidas as avaliações. O primeiro é um envelopamento com plástico, realizado no ato de impressão da prova. Depois, estes envelopes plásticos, com a quantidade de provas por sala previamente separadas, são colocadas em um malote, selado com dois lacres numerados.

Esta proteção, que é mais física e busca evitar abertura dos envelopes plásticos durante o transporte, é que foi o motivo da reclamação. E ainda há uma terceira proteção, que é um malote maior também destinado ao transporte.”Nós estamos agora tomando todos os procedimentos para que haja o máximo de transparência nessa caso”, conclui Maria Dilma.

FONTE: Site Jornal O Girassol

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT