Avaliação Institucional detecta potencialidades e necessidades da UFT

sábado, novembro 21, 2009 Por Felipe Albuquerque

Conhecer a opinião e as idéias dos alunos, servidores técnico-administrativos e professores quanto às ações de ensino, pesquisa, extensão e administrativas conduzidas dentro da Universidade . Esse é o objetivo principal da Avaliação Institucional – um processo que teve início esta semana, e contará com a participação de toda a comunidade acadêmica na construção de uma UFT cada vez melhor.

O processo é realizado por meio de um questionário, disponível na Intranet (professores e técnicos), no Portal do Aluno e no Portal do Professor da UFT. Basta acessar o site com seu login e senha e responder às questões apresentadas, que abordam todos os aspectos do funcionamento da Universidade.



“A Avaliação Institucional é realizada a cada dois anos, por determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES”, explica a professora Alcione Fernandes, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) – entidade responsável pela organização da processo dentro da UFT. “Entretanto, mais do que apenas o cumprimento de uma obrigação administrativa junto ao Governo Federal, a Avaliação é uma oportunidade de se conhecer a fundo as potencialidades e necessidades da Instituição e, de posse desses dados, orientar as políticas da Universidade de forma que ela cumpra sua missão com mais eficiência”, diz.

Alcione explica que, após a coleta dos dados, a CPA irá elaborar um relatório final, que será enviado ao Ministério da Educação (MEC) e disponibilizado no Portal do órgão na Internet. “O relatório também será divulgado entre a comunidade acadêmica”, explica, “já que o trabalho de avaliação não estaria completo se os participantes não tivessem acesso ao resultado de sua colaboração”.

A entrega do relatório final da Avaliação Institucional está prevista para maio de 2010. Mais informções sobre o processo estão disponíveis aqui.

FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT