Reitor da UFT compromete-se a nomear Diretores de Campi pela Paridade entre as categorias

domingo, dezembro 12, 2010 Por Felipe Albuquerque

Em reunião com a Diretoria do Diretório Central dos Estudantes na última terça-feira, o Reitor da UFT, prof. Dr. Alan Barbiero, comprometeu-se a nomear pelos princípios da Paridade entre as categorias, os candidatos a diretor de campi mais votados. As eleições para Diretores de Campi ocorrerão no mês de Abril de 2011.

O Reitor manteve o acordo na última reunião do Conselho Universitário, que aprovou a chamada de eleição para Diretores e Coordenadores. O SINTAD e o DCE solicitaram da autoridade que fosse escrito em ata, a declaração do dirigente.


Pela lei, o peso de votação de cada categoria é restrito aos seguintes números: 70% aos docentes e 30%, divididos às duas restantes categorias, de discentes e técnicos-administrativos. Em outras palavras, a participação estudantil e dos técnicos é decorativa nessa consulta eleitoral.

Prof. Dr. Alan Barbiero, Reitor da UFT
Entretanto, quem possui o poder de eleger os diretores, é  apenas o próprio Reitor da UFT, conforme a Lei Federal. O Conselho Diretor de cada campus é quem formará a Lista Tríplice a ser enviada ao Reitor, onde o primeiro da lista, é consequentemente o mais votado na eleição interna do próprio Conselho. O dirigente portanto, poderá votar em qualquer um dos 3, respeitando ou não o primeiro mais votado.

Para que seja dado "ares mais democráticos" a este tipo antiquado de eleição, o CONDIC realiza uma Consulta Eleitoral, que obrigatoriamente deve ser seguindo o percentual legal de 70% e 30%.

A vitória do DCE e do SINTAD, será na aplicação da Paridade, ou seja, de partes iguais de peso de votos (33%), na escolha em si do mais votado na lista tríplice. Suponha que o candidato A ganhou em primeiro, no percentual legal da eleição. O Reitor poderá escolher o candidato A, B ou C, mas dará a preferência ao candidato B, que nos cálculos paritários, seria o primeiro da lista.

"A decisão do Alan Barbiero é um avanço na UFT e de modo algum abrimos mão da Paridade. Acreditamos que o Reitor respeitará os princípios democráticos e nomeará aquele que ganhar pelos cálculos paritários." completa Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT