Movimento Estudantil solicita reunião com órgãos públicos sobre a questão da Linha 9 UFT

quarta-feira, abril 14, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Movimento Estudantil do Campus de Palmas enviou hoje pela manhã, ofícios a diversos órgãos envolvidos com a questão da Linha 9 UFT, como a Prefeitura de Palmas, Secretaria Municipal de Transportes, Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade (ATTM), empresa Expresso Miracema, assim como à imprensa, solicitando uma reunião com a classe acadêmica, no intuito de discutir os atuais problemas advindos da mudança do sistema de acesso à referida linha.


Nesse momento, é importante que os acadêmicos debatam qual melhor proposta a ser apresentada à reunião: desistir do novo sistema de integração por cartão eletrônico e voltar ao formato de acesso anterior; ou mantê-lo, aumentando a circulação da Linha 9 nos horários de pico

Comente nesta matéria, a sua opinião sobre o tema. Qual proposta você acha mais viável para a Linha 9? Lembre-se que a ausência ou presença de comentários nessa postagem, servirá de base na reunião com os órgãos competentes.

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário

Gabriel Stroligo disse...

Isso é a primeira medida contra a gratuidade da linha BASA, antes o aluno tinha livre acesso a universidade, agora já tem uma limitação de 6 passagens diárias. Para muitos essa seria uma quantidade aceitável, tendo em vista que usam 2 passagens por dia. Sendo que temos que analisar, que um transporte que antes era gratuito, agora ter uma limitação, querendo ou não é um corte ao acesso dos alunos. Está sendo estipuladas regras sem concordância com os alunos.

A empresa alega que a linha teria outra finalidade e pessoas sem ser estudantes, utilizariam a gratuidade para ir para o shopping. Existe uma forma muito mais racional para solucionar esse problema, que é simples de ser resolvida, a linha 9 não pararia nas proximidades do shopping, e continuaria com seu objetivo, levar os alunos do terminal diretamente para a UFT.
A catraca gera um enorme tempo de embarque, fazendo com que alunos fiquem esperando até 15 minutos para conseguir entrar no ônibus. Vários alunos comentam sobre erro no passe, e que na hora não passa o cartão, sendo que tem que pagar a passagem.

A linha base foi uma conquista de outras gestões do DCE, onde na época era feito algo em prol ao estudante. Sendo que uma coisa que nunca foi analisada, foi que a quantidade de alunos na UFT aumentou muito, e essa linha não disponibiliza uma frota adequada para as necessidades atuais. É fato a falta de respeito com os estudantes, colocando em situações desumanas, como se fossem sardinhas enlatadas. A linha 9, em seu horário de pico vem com cerca de 40% a mais do permitido dentro de um ônibus. Gerando inúmeros acidentes internamente, pela imprudência do motorista que anda somente em alta velocidade.

Pedimos a todos os estudantes que sejam conscientes, e parem de ser acomodados com esses abusos a nós impostos.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT