Quer ser um Colaborador do Blog? Conheça as orientações e regras básicas!
Você quer ser colaborador do Blog dos Alunos da UFT? Então segue nessa postagem, algumas informações importantes e regras básicas, necessárias para mantermos o padrão de formatação das matérias e o ideal jornalístico do Blog.
É importante frisar que, ao tornar-se um Colaborador, você será um representante do Blog no seu curso e campus, sendo indispensável então, que você esteja a par do que ocorre na universidade e esteja sempre em contato com os seus representantes estudantis no CONSUNI - e auxilie na divulgação.
Missão, ideal e abrangência do Blog:
O blog é um espaço criado e mantido por alunos da UFT, aberto e amplo de
discussão das atividades do Movimento Estudantil e dos Conselhos
Deliberativos da universidade. É um ambiente em que você poderá dizer o
que sente, o que passa, reclamar, sugerir e acima de tudo, exigir
melhores condições de Ensino, Pesquisa, Extensão e permanência na nossa
universidade. Ainda, você poderá acompanhar matérias e seções de apoio
estudantil.
A universidade pública, custeada por nossos próprios impostos,
remete-nos à responsabilidade de cuidá-la, através de nossas ações,
visando o crescimento da instituição e à busca das melhorias que ela
tanto precisa. E esses benefícios, passam por nós alunos. Você, mesmo em
sua sala de aula, poderá deixar sua marca na UFT. Você também é
co-autor e promotor do desenvolvimento da sua universidade. O futuro
dela, passa por você! Contribua com o Movimento Estudantil, nessa
permanente luta por melhorias, pois acima de tudo, você também faz parte
desse Movimento!
Ajude na construção de Um Novo Movimento Estudantil!
Ajude na construção de Um Novo Movimento Estudantil!
Regras de Colaboração, Acesso e Postagem:
COLABORAÇÃO:
Para tornar-se um Colaborador do Blog, inicialmente envie-me um email para albuquerque@uft.edu.br manifestando o interesse de contribuir. Não é necessário que você seja aluno regular da universidade, desde que as matéria que você escreva, relacione-se com os estudantes da UFT .
É importante que após esse primeiro contato, você envie por email, um texto apresentado-lhe, uma foto e os contatos pessoais que você queira disponibilizar ao aluno.
ACESSO:
Quando você se tornar um(a) Colaborador(a), poderá publicar matérias normalmente, através da área de administração, sem a necessidade de passar pelo autor do Blog.
É necessário que você sugira um email, que será o seu Login de acesso a essa área de administração. Para acessar a área de postagem, clique aqui.
POSTAGEM:
Há
duas formas que um Colaborador poderá publicar uma postagem:
Indireta,
ou seja, você me enviará a matéria por email e eu a publicarei,
assinando o seu nome no final do texto, para identificar o autor.
Direta: nessa, sairá o seu nome no subtítulo da matéria
(Postado por fulado de tal). Siga as orientações abaixo, válidas tanto para postagem DIRETA quanto INDIRETA:
- Você pode postar matérias tanto em primeira quanto em terceira pessoa, a seu dispor;
- Procure sempre colocar uma imagem relacionada à matéria, no primeiro parágrafo;
- Lembre-se de utilizar o "jump break", quebra de linha, caso a matéria seja maior que um ou dois parágrafos.
- A abrangência dos temas podem ser tanto do curso, campus ou da UFT em geral - mas devem ser obrigatoriamente relacionadas aos Alunos;
- Podem ser problemas relatados pelos alunos, quanto a serviços da UFT ou à estrutura do curso. Exemplo: falta de reagentes nos laboratórios, etc - ou mesmo, um comunicado da Coordenação - podem ser assuntos relativos a professores e técnicos-administrativos, desde que haja alguma relação com os estudantes;
- Se for preciso que você disponibilize um arquivo para download, fique à vontade para utlizar qualquer armazenador de arquivos, que pode ser o 4 Shared, por exemplo.
- Não será preciso assinar ao final da matéria, pois próximo ao título já estará divulgado o nome do publicador.
- Serão moderadas as matérias, antes ou depois de postadas, mas apenas no quesito jurídico. Um exemplo de algo que não pode ser publicado: você e o Coordenador estão em uma reunião, mas não há testemunhas e as falas não são gravadas. Nesse caso, não se pode publicar o que não foi dito publicamente ou o que não foi testemunhado. Se for uma informação que não seja "delicada" você poderá informá-la na matéria, sem problemas.
Caso restem mais dúvidas, favor retornar-me o contato por email! Abraço galera!
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT