CEBE da UEE Tocantins aprova Regimento Eleitoral e cria Comissão de Credenciamento

sábado, abril 17, 2010 Por Felipe Albuquerque

Ao centro, Jonis Calassa, atual Presidente da UEE
Ocorreu na tarde de hoje, no Bloco D do Campus de Palmas da UFT,  o Conselho de Entidades de Base Estadual (CEBE) da União Estadual dos Estudantes (UEE/TO) - com a presença de cerca de 80 entidades, dentre CA´s, DA´s e DCE´s tocantinenses. Acompanharam o CEBE, o Vice-Presidente e o Tesoureiro da União Nacional dos Estudantes (UNE).




Acadêmica protesta contra suposta ata fraudada
A reunião iniciada com mais de uma hora de atraso, tratou de assuntos pertinentes às eleições gerais da Diretoria da entidade, que deverão ocorrer no mês de Junho, na plenária final do Congresso da instituição. Houve ainda espaço para que os líderes estudantis dialogassem com os conselheiros sobre as lutas  e vitórias do Movimento Estudantil em âmbito estadual.

Salvo alguns momentos de discussões acalouradas, as maiores forças estudantis do estado presentes no CEBE (União da Juventude Socialista, Kizomba e Juventude Socialista Brasileira, independentes, e outras), aprovaram o Regimento Eleitoral e a formação da Comissão de Credenciamento (veja os dois documentos nos links da matéria), composta por 10 representantes de entidades estudantis, que deverão gerenciar o processo de formação de chapas de delegados.  


Como funciona o sistema de eleição da UEE:

Diferentemente do sistema eleitoral para escolha de uma Diretoria de Centro Acadêmico, Diretório Acadêmico ou Diretório Central dos Estudantes, a eleição da UEE, assim como da UNE, dá-se de forma indireta

Lideranças aguardam início do CEBE
Em outras palavras, os estudantes de cada universidade deverão eleger em urna, delegados que comporão o quadro apto a votar no candidato a Presidente da UEE. A cada 300 alunos regularmente matriculados em uma universidade, será eleito 1 delegado. Para instituições com menos de 300 estudantes, será garantido a eleição de apenas 1 candidato.

É semelhante ao sistema de eleição de um Presidente da Câmara dos Deputados, por exemplo. O cidadão elege em urna, o seu Deputado Federal, que este, com os demais, elegerão o Presidente da Casa.

Os demais cargos da Diretoria da UEE, como Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretários e Diretores,são divididos proporcionalmente de acordo com a quantidade de delegados que cada força política-estudantil apresentou no Congresso.

Uma novidade desse novo pleito é a possibilidade dos estudantes dos cursos de graduação à distância participarem das eleições e votarem em candidatos a delegados.



Regimento Eleitoral:


As perspectivas para as eleições:

Há muitas especulações quanto ao novo pleito da UEE/TO. Nos bastidores, cogita-se a possibilidade de haver mudanças na gestão da entidade, controlada pela Juventude Socialista Brasileira há vários anos.

Essa é a análise das forças de oposição (UJS e Kizomba) que estão unidas no objetivo de alcançarem a Presidência da instituição.

Tanto na situação quanto na oposição à atual gestão da Diretoria da UEE, há a presença maciça de estudantes independentes, termo usado para identificar os alunos que não são filiados a forças estudantis.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT