Equipe de futebol de robôs da UFT fica em 3º na Competição Brasileira de Robótica
A equipe iBots/UFT de futebol de robôs participou entre os dias 18 e 21 deste mês da Competição Brasileira de Robótica (CBR 2011), ocorrida na histórica cidade mineira de São João Del Rei, e conquistou a terceira posição, à frente de instituições importantes.
A UFT esteve representada na categoria RoboCup Simulation 2D, uma das 12 categorias disputadas no evento. Nesta categoria, oito equipes participaram da competição, sendo a UFT a única da região Norte. A classificação final foi:
1) GPR-2D (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
2) Warthog (USP - Universidade de São Paulo)
3) iBots (UFT - Universidade Federal do Tocantins)
4) MecaTeam (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
5) UFLA2D (UFLA - Universidade Federal de Lavras)
6) UaiSoccer (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei)
7) RobotIME (IME - Instituto Militar de Engenharia)
8) Itandroids (ITA - Instituto Tecnológica de Aeronáutica)
A terceira posição foi alcançada após derrotar a equipe MecaTeam/UFBA, vice-campeã de 2010, pelo placar de 9 a 0. Esta é a segunda participação da equipe iBots/UFT na competição. No ano passado a equipe ficou em oitavo lugar dentre nove competidores.
2) Warthog (USP - Universidade de São Paulo)
3) iBots (UFT - Universidade Federal do Tocantins)
4) MecaTeam (UFBA - Universidade Federal da Bahia)
5) UFLA2D (UFLA - Universidade Federal de Lavras)
6) UaiSoccer (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei)
7) RobotIME (IME - Instituto Militar de Engenharia)
8) Itandroids (ITA - Instituto Tecnológica de Aeronáutica)
A terceira posição foi alcançada após derrotar a equipe MecaTeam/UFBA, vice-campeã de 2010, pelo placar de 9 a 0. Esta é a segunda participação da equipe iBots/UFT na competição. No ano passado a equipe ficou em oitavo lugar dentre nove competidores.
A maior dificuldade relatada pelos integrantes da equipe é a falta de condições para realizar a pesquisa. Por falta de local adequado, as reuniões são feitas nas lanchonetes do campus de Palmas e o desenvolvimento do trabalho realizado nos computadores dos próprios integrantes. No entanto, com os bons resultados apresentados na CBR 2011, a expectativa dos integrantes é que as condições de trabalho melhorem.
O FUTEBOL DE ROBÔS
O futebol de robôs é atualmente o problema padrão de pesquisa em Inteligência Artificial e Robótica. A padronização de problemas é importante uma vez que metodologias distintas podem ser comparadas.
O futebol de robôs é atualmente o problema padrão de pesquisa em Inteligência Artificial e Robótica. A padronização de problemas é importante uma vez que metodologias distintas podem ser comparadas.
O futebol de robôs é dividido, basicamente, em categorias físicas (robôs reais) e simuladas (robôs virtuais), todas com robôs autônomos sem controle humano. Dentro delas existem outras subcategorias, cada uma com um objetivo específico. Na RoboCup Simulation 2D os robôs são virtuais e o foco é o desenvolvimento de técnicas e estratégias inteligentes de cooperação entre robôs/agentes.
Duas equipes compostas por 11 jogadores, neste caso robôs, enfrentam-se seguindo regras similares às da FIFA em um tempo de 6000 ciclos (o que corresponde a 10 minutos). Vence a equipe que fizer mais gols.
A EQUIPE iBOTS
A equipe iBots surgiu do projeto de pesquisa “Futebol de robôs: uma plataforma cooperativa para sistemas inteligentes” do professor Alexandre Tadeu Rossini da Silva, curso de Ciência da Computação de Palmas.
A equipe iBots surgiu do projeto de pesquisa “Futebol de robôs: uma plataforma cooperativa para sistemas inteligentes” do professor Alexandre Tadeu Rossini da Silva, curso de Ciência da Computação de Palmas.
O projeto iniciou em 2009 e desde então contou com a participação de sete acadêmicos (Carlos Alberto de Sousa Parente Rodrigues, Edcarllos Gonçalves Santos, Guilherme Batista Ferreira, Horiano Gomes da Silva, Tanilson Dias dos Santos, Thiago da Silva Arruda e Vitor Sousa Silva), alguns deles hoje egressos.
Como resultado do projeto de pesquisa, em 2010 a equipe iBots foi criada e participou do Campeonato Latino Americano de Robótica em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, e rendeu publicações.
Os resultados do projeto de pesquisa podem ser encontrados em três monografias e dois artigos, sendo um de publicação nacional e outro internacional.
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