Desabafo de Estudante - Os problemas da Linha 9 UFT

segunda-feira, agosto 16, 2010 Por Felipe Albuquerque

A superlotação dos ônibus de linha 9 UFT está se tornando a cada semestre mais problemática. Já estou a mais de dois anos na universidade e a única modificação ocorrida foi substituir a entrada livre pelas partes do fundo do ônibus pelo uso de carteirinhas da SETURB, que garantem a gratuidade do serviço aos alunos da UFT.

Melhorias? A princício sim, mais organizada a entrada e saída da condução, menos pessoas que não estudam na UFT usando o serviço, mais ônibus rodando, o que tecnicamente dimuniu mais a superlotação. Passado pouco tempo, não é o que vemos mais. 


A demora para se entrar nos ônibus, a demanda exponencial pelo serviço devido ao fato de entrar muito mais estudantes na faculdade do que saem e inexplicavelmente menos ônibus rodam no trajeto são fatos que nos mostra a incompetência da representação estudantil e o descado das autoridades perante a um problema incrivelmente escancarado.

Quem já estava na UFT a um certo tempo, sabia, imaginava, projetava isto que está acontecendo hoje. O que já era um problema há dois anos atrás, três, quarto... atualmente é um caos. Nunca imaginei ter que pegar um ônibus no sentido de retorno à Apinajé, ao invés de tê-lo que pegar rumo {a UFT. Só assim dá para entrar, sentar e ficar um pouco confortável no ônibus e nisso me deparo com a situação de pegá-çp 07:20 da manhã e chegar na faculdade às 07:50!

Isso sem contar quando o motorista chega na estação e para cumprir horário deve esperar de 5 a 10 minutos com o ônibus parado, de portas fechadas, para assim depois ainda abrí-los para mais 10 a 15 minutos depois, todos entrarem no ônibus. E quando falo todos, me refiro a muito mais pessoas do que um ônibus pode comportar. Muitos não conseguem nem sequer segurarem em algum lugar, muitos vão espremidos nas portas. É um vexame total, humilhante, um desrespeito à nós acadêmicos de uma instituição federal.

Assim como eu, muitos estudantes vêm de fora da cidade de Palmas ou mesmo do estado, paga caro por moradia, alimentação, transporte, lazer, pagamos impostos, trazemos dinheiro para a cidade. E também que já vive por aqui, cidação que colabora com o crescimento da capital mais nova do Brasil têm que conviver com tamanha desorganização e desrespeito a aceitar as medidas mais superficiais e sem efeito sobre o problema: carteirinha, sem rota para o comunitário, planos de retirada do ponto da 105 Norte, resolvem mesmo?

Se o descaso é pelo fato da gratuidade do serviço, devemos reforçar que o que temos e mãos é um direito e que não abriremos mão, de forma alguma, independente do nível a que chegue, a falta de humanidade dos responsáveis por esta situação.

E pra ser sincero, não vejo ninguém fazendo nada! Caramba, onde está nossa representação estudantil? Será que os nossos representantes não pegam ônibus? O que nós estudantes, podemos fazer sem uma liderança, alguém que organize um movimento, uma manifestação?

As eleições do DCE/UFT vem aí, as eleições nacionais vem aí, passou da hora de escolher bem.


Nanini Castilhos de Rabelo e Sant´Anna
Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental
Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas. 


A carta foi entregue nesta segunda-feira, ao Representante Discente no CONSUNI da UFT, Felipe Albuquerque, para ser publicada no Blog.


Será feito um comentário quanto ao teor do texto, em breve, nesta matéria.

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários

Unknown disse...

Não aguento mais andar em basa lotado! Vamos reaver nossos direitos ! :D

Denise disse...

Concordo Plenamente.. sou uma dos vários estudantes que pegam ônibus no ponto da 105 Norte, ou melhor, pegavamos. Estamos contando com a sorte de pegar carona, pq ônibus mesmo está quese impossível se você quiser chegar no horário. Os ônibus já passam lotados e nem se quer param!!!Será que se tirar esse ponto vai resolver realmente o problema ou piorar a situação para esses estudantes!!! Precisamos de uma solução já! Chega de basa lotado literalmente!!

Felipe Albuquerque disse...

Olá galera!


Realmente os problemas com a Linha 9 UFT são crônicos e o pior, a cada dia que passa, piores ficam! Essa situação tem que mudar, estamos cansados de humilhações e desrespeitos.

Não sabemos o que o DCE/UFT está fazendo em prol das melhorias da Linha 9. Se é que fazem algo mesmo, porque não divulgam isso aos estudantes.

Devido essa omissão, os estudantes, sem vínculo com essa entidade, reuniram-se na última quarta-feira, para discutir os problemas do Transporte Coletio de Palmas, incluindo a linha 9 em questão. Tais problemas, foram focados inclusive no aumento da tarifa, a partir de setembro.

Foi criado então, uma Comissão Estudantil de Mobilização, que está se reunindo normalmente: http://www.consuniuft.com/2010/08/academicos-discutem-problemas.html Fiquem ligados no Blog e participe das reuniões da comissão, que serão divulgados aqui.

Nesta terça-feira, haverá mais uma reunião da Comissão, às 18h, no Bloco III sala 21.

Abraços!

Unknown disse...

Acadêmica de enfermagem

Acredito que é necessário um movimento forte que envolva luta e consciencia acerca do que está interferindo diretamenete na rotina estudantil... Tenho certeza de que estarão todos, ou ao menos uma parcela significativa dos academicos, dispostos a interferir na questão da linha 9... Até pq está se tornando motivo de conflitos, humilhação e descaso, não somente do poder publico, mas de nossa parte se não fizermos nada para impedir o rumo que as coisas estão tomando...
Proponho que façamos um movimento, cartazes, algo grande e que mostre números, a massa que está sendo prejudicada pelos transtornos da linha... Seria interessante aproveitarmos tb o momento da politica pra rever as propostas que trarão beneficios aos estudantes...
Aguardo resposta...
Obrigada!

Felipe Albuquerque disse...

Olá Luana, tudo bem?

Ocorrerá nesta sexta-feira, às 18h, uma reunião do DCE/UFT junto com os CA´s, para discutir a questão da Linha 9.

Estou no Campus de Porto Nacional investigando fazendo a relatoria de um processo no CONSUNI e não poderei comparecer à reunião.

Acredito que o DCE tenha divulgado a reunião entre os estudantes de Palmas, por meio de folders ou cartazes.

Na segunda-feira, estou de volta! Tenha um ótimo final de semana.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT