Representante Discente solicita discussão sobre corte de salários de docente da UFT faltoso

domingo, agosto 15, 2010 Por Felipe Albuquerque

Em virtude da reclamação divulgada no Blog pelo Centro Acadêmico do curso de História de Porto Nacional, relativa à ausência frequente dos professores às aulas, o Representante discente no CONSUNI, Felipe Albuquerque, protocolará nesta segunda-feira, ofício ao Reitor da UFT, prof. Dr. Alan Barbiero, solicitando a imediata discussão, nos *Conselhos Superiores da UFT (CONSUNI e CONSEPE), de formas de captação do ponto de presença dos professores da universidade.


Paralelamente à solicitação supracitada, a Representação Discente cogita enviar um segundo pedido à Reitoria ou à Direção do Campus de Porto Nacional, cobrando apuração do caso e a aplicação de medidas cabíveis, como por exemplo, a abertura de um processo administrativo.

Em último caso, esgotando-se as instâncias internas, não é descartado a solicitação de uma audiência com a Procuradoria da República no Tocantins (Ministério Público Federal), em busca dos direitos dos estudantes em terem aulas.

*Os Conselhos Superiores da UFT são o CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o CONSUNI (Conselho Universitário - instância máxima). Os dois são presididos pelo Reitor da universidade, sendo superiores hierarquicamente ao próprio chefe do Executivo universitário.


Sem controle de ponto, sem corte de salários:


Atualmente, não existe contabilização do ponto de presença à classe docente da UFT, ao contrário da maior parte do funcionalismo público municipal, estadual, federal e até mesmo, em âmbito particular, esse procedimento é realizado normalmente.

O estudante, faltando às aulas, tem sua presença no Diário Eletrônico negada. E o professor, se faltar? Recebe o salário.

Essa eventual "liberdade" às vezes é vista como um passaporte para transformar a universidade naquilo popularmente conhecido como a "Casa da mãe Joana". O professor falta ao ambiente de trabalho e não lhe é descontado do vencimento, o valor proporcional aos dias não cumpridos. Os atrasos também não são computados.

É oportuno frisar entretanto, que há muitos professores sérios e responsáveis na instuição e  que estes perfazem a maioria do corpo docente da UFT.



O problema não é apenas de Porto Nacional:


O problema não ocorre apenas no curso de História de Porto Nacional. Em outros cursos de outros campi, ausência sem justificativa de docentes, não é uma raridade.

No Campus de Palmas por exemplo, a primeira semana de aula é uma prorrogação das férias letivas, para muitos docentes. Faltam sem qualquer justificativa.

Para piorar a situação, muitos docentes sequer jusficam a ausência às aulas, tanto a professores quanto à Coordenação do curso.

No final, sempre o estudante é prejudicado e às vezes, duplamente. Primeiro, na formação profissional, com a ausência de aulas; segundo, porque investe no deslocamento até o campus.

São muitos os alunos que utilizam transporte particular, coletivo (chegando a pagar passagem intermunicipal) ou mesmo, que se locomovem à universidade de bicicletas ou caronas.


As dificuldades de se captar o ponto de presença do docente:

Sabe-se que é difícil captar o ponto de presença do docente em sala. Seria o aluno que assinaria o ponto? O próprio professor? O Coordenador do curso? O guarda da Fênix/Jorima? Haveria uma máquina em um local do campus? São essas questões complexas que devem ser discutidas.

E quanto às demais horas de trabalho do docentes, visto que o magistério não se restringe somente em ministração de aulas? Como medir isto? Complicado.




Qual a sua opinião sobre o assunto? É importante sobremaneira que haja manifestação estudantil quanto ao tema, para orientar o trabalho dos representantes estudantis.



O ofício ao Reitor solicitando inclusão de pautas no CONSUNI e CONSEPE:





Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT