Em resposta à Moção de Repúdio, Diretor de Obras da UFT põe cargo à disposição
A resposta da Diretoria de Obras Civis (DOC) da UFT às acusações citadas na Moção de Repúdio do Conselho Diretor do Campus de Palmas, lida publicamente na última reunião do Conselho Superior Universitário, foi rápida e sobretudo, contundente. Na nota de resposta, foi mencionado o Diretor do Campus de Palmas, prof. Dr. Aurélio Picanço.
O Diretor Luciano Sobroglia, autor do documento, chegou a por o cargo à disposição do Magnífico Reitor "Coloco à disposição do Magnífico Reitor o Cargo de Diretor de Obras dessa Instituição, para que ele, caso julgue por incompetente o atual diretor, o substitua a qualquer momento como lhe é de direito fazê-lo." escreveu Luciano.
Para ele, a DOC trabalhou sempre na medida de suas possibilidades e com a dedicação devida: "A Diretoria de Obras tem trabalhado com afinco e dedicação extremadas no afã de dar vazão a todas as demandas que nos são encaminhadas, mesmo sabendo que os prazos que nos são impostos pelo Governo Federal e seus recursos perecíveis são desumanos, se contrapostos ao número de profissionais lotados hoje nessa Diretoria, sem falar na atarracada estrutura física e tecnológica de que dispomos para a execução de nossas tarefas."
Para o DCE/UFT, é importante que seja discutido os problemas das obras do Campus de Palmas, mas que a Administração Superior da universidade foque-se na busca de soluções. "Independente de quem seja a culpa pelos problemas nas obras, queremos saber é das soluções. Ou será que vamos ter mais outra grande obra, como o Restaurante Universitário, sem o escoamento do esgoto?" declara Felipe Albuquerque, presidente do Diretório Central dos Estudantes.
Íntegra da nota da Diretoria de Obras Civis da UFT:
SERVIÇO
PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
DIRETORIA
DE OBRAS CIVIS
OF/DOC/UFT/Nº 045/2011 Palmas, 24 de Fevereiro
de 2011
DE: Luciano
Sbroglia/ Diretor de Obras
PARA: Prof. Alan Barbiero/Reitor-Gabinete
da Reitoria – UFT
Assunto: Resposta
ao Ofício nº 008/CUP-UFT
C/C
Prof.
Aurélio Pessôa Picanço
Presidente
do Conselho Diretor do Campus de Palmas – UFT
Magnífico
Reitor,
Venho abaixo esclarecer os
pormenores que levaram à conclusão dos edifícios do BALA II e das cantinas, sem
a devida rede de esgoto que possibilite o funcionamento imediato dos mesmos.
Em primeiro lugar, gostaria de
salientar aos nobilíssimos professores, membros do Conselho, bem como ao seu
presidente, Prof. Aurélio, que esta Diretoria vem há muito tempo chamando a
atenção para o problema enfrentado no Campus de Palmas, quanto à destinação dos
resíduos sólido e líquidos provenientes de seus edifícios e para a necessidade de
ampliação e/ou otimização da E.T.E existente, afim de se conseguir processar
todo o quantitativo de efluentes gerados.
Recentemente, mais precisamente no
início do ano de 2010, Esta Diretoria esteve na Saneatins, acompanhado do
Pró-Reitor de Administração e Finanças O Sr. José Pereira Guimarães Neto e do
atual Diretor do campus de Palmas, Prof. Aurélio Pessôa Picanço, para
tratar
junto àquela empresa, do problema do esgoto do referido campus. Fomos recebidos
pelo responsável da pasta e este nos informou que já havia um projeto pronto
para execução a pedido da UFT, por meio da Diretoria de Obras, pedido este
feito em 2009.
Solicitamos da Saneatins cópia dos
projetos e adequações necessárias, visto que o campus já havia sofrido várias
intervenções nesse período e a rede proposta não mais atenderia à demanda. Tal
serviço foi feito pela Saneatins e ao nos encaminhar, o Prof. Aurélio, decidiu
por abortar esse projeto e otimizar a E.T.E existente, visando menores gastos com
a implantação e conseqüentemente com as altas tarifas de esgoto que são
cobradas pela concessionária local. Feito isto, partimos para um novo projeto
de rede interna com intuito de interligá-la à E.T.E que paralelamente passará
por reformulações pertinentes e condizentes com a nova demanda. Esse projeto já
encontra-se no setor de orçamento para encaminhamentos finais que precedem à
licitação.
Em segundo lugar, quanto aos
atrasos nas datas de entrega das obras, vimos esclarecer que temos enfrentado
ao longo desses oito anos de gestão, dificuldades das mais variadas grandezas,
porém, a falta de mão-de-obra qualificada para atuar na fiscalização e acompanhamento
das obras em andamento com presença “Full Time” nos canteiros de obras, tem
sido uma constante e a cada ano, com o crescimento da estrutura da UFT e do
volume de obras, agravou-se exponencialmente. Para solucionarmos esse impasse,
estamos finalizando um edital de licitações, onde a UFT irá contratar empresa
para prestar esse serviço, até que o governo federal libere códigos de vagas
para a realização de concursos que possam sanar de uma vez por todas essa
deficiência.
Por último, esta Diretoria vem
esclarecer que os vazamentos em telhados, não são um problema isolado que
ocorre apenas nas obras desta Universidade, mas sim uma ocorrência corriqueira
e que tem como causa diversos fatores que não nos cabe mencionar nesse momento,
porém, são problemas que são solucionados ainda no período de garantia das obras,
quando o fato gerador do problema é a má qualidade na execução ou má qualidade
do material aplicado.
A Diretoria de Obras tem trabalhado
com afinco e dedicação extremadas no afã de dar vazão a todas as demandas que
nos são encaminhadas, mesmo sabendo que os prazos que nos são impostos pelo
Governo Federal e seus recursos perecíveis são desumanos, se contrapostos ao
número de profissionais lotados hoje nessa Diretoria, sem falar na atarracada estrutura
física e tecnológica de que dispomos para a execução de nossas tarefas.
Venho aqui defender cada um dos
servidores que aqui trabalham, pois sou conhecedor da labuta diária de todos na
busca do cumprimento dos seus afazeres.
Coloco à disposição do Magnífico
Reitor o Cargo de Diretor de Obras dessa Instituição, para que ele, caso julgue
por incompetente o atual diretor, o substitua a qualquer momento como lhe é de
direito fazê-lo.
Lamento se não consegui atender os
requisitos de excelência que esta instituição merece e precisa, mas deixo aqui
uma nota de repúdio ao ofício ora encaminhado ao Reitor, onde essa Diretoria é
acusada de má gestão e de dificuldade de gerenciamento no planejamento, planejamento
este que deveria começar lá nas esferas superiores, quando fazem a liberação de
recursos às instituições e as forçam a executar um orçamento em tempo reduzido,
tornando a fase de planejamento inexistente.
Acolherei qualquer decisão que for
tomada, tendo plena convicção de que tudo fiz dentro das possibilidades que me
foram oferecidas, para bem gerir esta Diretoria e as obras dessa instituição.
Sei que isso não ocorreu como todos gostariam, pois problemas existem e sempre existirão.
Respeitosamente,
_________________________
Arqtº. Luciano Sbroglia
Diretor
de Obras Civis
DOC
- UFT
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