Calouros do Campus de Palmas vislumbram boa formação na UFT
Barbiero durante as boas-vindas aos calouros no Campus de Palmas |
A estrutura da Universidade Federal do Tocantins, o quadro de professores, a preocupação com o aluno e as inúmeras possibilidades oferecidas aos acadêmicos pela UFT, foram destacadas pelos calouros na manhã de hoje (28), durante o início da série de reuniões programadas para recepção oficial dos calouros do Campus de Palmas.
A solenidade foi realizada no Centro Universitário de Ciência, Cultura e Artes (Cuica) e contou com a presença do reitor Alan Barbiero, pró-reitores, professores e alunos de diversos cursos. O evento teve a participação do cantor João Bolo e de acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA).
Ainda se ambientando ao mundo acadêmico, já que as aulas tiveram início à apenas uma semana, muitos calouros já vislumbram o futuro profissional. Para isso, eles citam alguns fatores que influenciam no processo de formação. Mirelly Borba de Carvalho, de 17 anos, que cursa Engenharia Civil, disse que gostou do Campus e espera crescer junto com a Universidade. O gurupiense Pedro Henrique Cerutti, de 18 anos, calouro de Medicina, também cita a boa estrutura e diz “quero sair daqui um bom profissional para o mercado de trabalho”.
Alunos da UMA realizam apresentação artística no Cuica |
E uma prova de que a UFT vem consolidando sua expansão entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país, é a goiana de Uruaçu, Isis Cristina Rezende. Com apenas 16 anos, a aluna de cursa Engenharia Ambiental ressalta querer juntar o útil ao agradável. “Sempre tive afinidade com a área. Por isso, eu escolhi a UFT pelas possibilidades de fazer algo para ajudar o meio ambiente, à Amazônia, esse ecossistema”, disse Cristina. Outro que também almeja um futuro promissor é o paraense de Eldorado dos Carajás, Hector Monyego Costa, de 18 anos, estudante do curso de Arquitetura. “Vou estudar bastante para isso”, assegurou.
Calouros conferem orientações publicadas no Guia do Aluno |
Na oportunidade, o reitor Alan Barbiero, ressaltou o privilégio dos calouros em ter conquistado uma vaga em uma Universidade Pública Federal, mas reiterou o que vem falando aos novos acadêmicos em relação às possibilidades. “O estudante tem que ter iniciativa dentro da Universidade”, afirmou ele, dizendo que na UFT “há espaço para tudo e todos, dentro da moral e a ética do conhecimento”. Barbiero fez questão de manifestar apoio às causas estudantis citando a atuação do DCE. O reitor finalizou afirmando que o objetivo da instituição não é apenas formar profissionais, mas também cidadãos.
Solenidade - Após fala do presidente do DCE, Felipe Albuquerque, o diretor do Campus de Palmas, Aurélio Picanço, citou as melhorias do Campus, como a nova biblioteca e o Restaurante Universitário (RU); a pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proest), Valéria Momenté, discorreu sobre os programas e projetos voltados para a assistência ao estudante; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Marluce Zacariotti, exibiu um vídeo com os projetos desenvolvidos pela Proex e suas atribuições; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Márcio da Silveira, destacou a pesquisa e disse para os alunos já planejarem o mestrado e doutorado.
|
FONTE: Site da UFT
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT