Calouros dos cursos novos: Saiba mais à respeito do REUNI na UFT

sábado, dezembro 26, 2009 Por Felipe Albuquerque

Olá galera! Esse post tem o objetivo de orientá-los, principalmente os calouros 2010/1, sobre as particularidades dos cursos novos, criados a partir da adesão da UFT ao programa REUNI. Aguardo o comentário de vocês, ao final da matéria! Talvez você não saiba que terá aulas conjugadas com outro curso.


A UFT iniciou o segundo semestre de 2009 com 14 novos cursos, adivindos da adesão da universidade ao polêmico REUNI, programa do Governo Federal. O REUNI é o Plano de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação do MEC. Saiba mais aqui. À época da adesão ao REUNI, em protesto à esse Plano, reitorias de Universidades Federais foram ocupadas e em outras inúmeras, ocorreram manifestações. Na UFT não ocorreram protestos.


O REUNI na UFT:

Em Araguaína, são 6 cursos novos: Gestão do Turismo, Cooperativismo e Logística (cursos superiores tecnológicos); Licenciaturas em Biologia, Física e Química. Em Gurupi, 2 novos: Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos com Química Ambiental. Em Palmas mais 6: Engenharia Civil com Engenharia Elétrica; Artes com Filosofia; Enfermagem com Nutrição. Somente 3 dos 7 campi da UFT tiveram novos cursos criados pelo REUNI.

Conversando com calouros desses novos cursos, é surpresa para muitos o fato de passarem cerca de 2 anos de sua vida acadêmica, estudando disciplinas comuns e na companhia de colegas do seu curso afim. Isso mesmo: uma das características do REUNI, é a junção pedagógica de dois ou mais cursos afins, por um determinado período de tempo, compartilhando disciplinas em uma mesma sala de aula (que comportará mais de 80 estudantes). Após esse período, cada curso tomará o seu próprio rumo, especializando-se. Essa quantidade nova de aluno por professor, foi inclusive, uma das maiores críticas ao programa. A qualidade do Ensino, seria a mesma? Temia-se.

Para comportar tamanha quantidade de discentes em salas, a UFT recebeu recursos extras do Ministério da Educação para a construção dos Anfiteatros. Construções com 4 grandes salas, e um espaço gigante, estilo auditório, que pode ser dividido em dois, através de uma parede "falsa", semelhante a uma cortina.

Em Palmas, o Anfiteatro já foi construído e já é utilizado.

Tomarei como exemplo, os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil do campus de Palmas, criados via REUNI. As duas graduações compartilharão das mesmas disciplinas de base, por cerca de 2 anos - a isso chama-se de Ciclo Básico. Nas aulas de Desenho Técnico e de Química, as turmas são divididas em 4, devido à restrição de espaço físico do laboratório ou da sala específica para a disciplina de Desenho.

Vale lembrar que com a criação dos novos cursos, também os "antigos" beneficiam-se com as verbas que eles trouxeram, assim como ocorreu com a vinda do curso de Medicina: o campus de Palmas ao todo, foi beneficiado. Através da verba vinda do convênio MEC/Ministério da Saúde, foi construído o Complexo da Saúde, que comporta os blocos E, F,G,H, I e o Bloco BALA.

Só em 2009, a UFT recebeu R$ 40 milhões para investimentos, marca histórica para a universidade, desde sua criação. Os espaços construídos servirão para todos os cursos, visto que são locais públicos e os laboratórios, de acordo com a afinidade, poderão ser usados por todos os cursos afins, como por exemplo, laboratórios do curso de Engenharia Elétrica poderiam ser usados para o curso de Ciência da Computação. Assim como Engenharia Civil e Arquitetura, Medicina e Nutrição/Enfermagem, etc.

E você? O que acha do REUNI na UFT? Você concorda que foi bom para a nossa universidade?




A UFT precisa remodelar-se com a chegada dos novos cursos:

É isso mesmo! A UFT precisa mudar-se para comportar esses cursos novos, não somente à sua estrutura física, como também política. As normativas da universidade precisam ser atualizadas para organizarem o funcionamento dos cursos do REUNI.

Entre os cursos "antigos", há a figura do Coordenador de curso e o Colegiado, que é a instância máxima deliberativa de um curso de graduação. Já nos cursos do REUNI, no período do ciclo básico, há apenas um Coordenador para ambos os cursos. Ainda não se sabe, como ficará a figura política do Coordenador quando os cursos iniciarem o período da "especialização". Permaneceria um Coordenador para os dois cursos? Como ficaria a gestão do Colegiado?

É aí inclusive, que entra a representação estudantil. O Colegiado de Civil/Elétrica possui 9 docentes atualmente e estatutariamente, a representação discente tem o direito de indicar 1 aluno (20% da quantidade de professores efetivos) para compor esse conselho. E esse acadêmico, seria de Civil ou Elétrica? Mas não são dois cursos? Porque teria apenas um aluno? Esses questionamentos devem ser sanados o mais rápido possível através da Estatuinte, processo de revisão estatutárias que a UFT começou a experimentar este ano e que perdurará por todo 2010.



A proposta do REUNI: ver aqui a matéria completa.


"META GLOBAL DO PROGRAMA
Alcançar uma taxa de conclusão média de 90% nos cursos de graduação presenciais e fixar em 18 a taxa de alunos de graduação por professor são os objetivos integrais do REUNI. O sucesso nessas metas resultará de uma administração eficiente das vagas ociosas, facilitada pela flexibilidade curricular e um favorecimento da mobilidade estudantil entre cursos e instituições diferentes, com aproveitamento de créditos."

Isso mesmo! A UFT se compromete de formar 90% dos alunos ingressantes! Só não sei como fará isso!!! (meu comentário)

· Ampliação da oferta de educação superior pública, que compreende o aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno, redução de taxas de evasão e ocupação de vagas ociosas.

· Reestruturação acadêmico-curricular, diretriz que abarca, inicialmente, uma revisão da estrutura acadêmica, buscando a constante elevação da qualidade e reorganização dos cursos de graduação, diversificação das modalidades de graduação, com o objetivo de evitar a profissionalização precoce e especializada, com a implantação de regimes curriculares e previsão de modelos de transição, quando for o caso.

· Renovação pedagógica da educação superior, item que prevê a articulação da educação superior com a educação básica, profissional e tecnológica, atualização de metodologias e tecnologias da relação ensino/aprendizagem, além de previsão de programas de capacitação pedagógica.

· Mobilidade intra e interinstitucional é a diretriz que promove a ampla mobilidade estudantil, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre cursos e programas e entre instituições de educação superior.

· Compromisso social da Instituição. Nessa dimensão são tratados assuntos como, políticas de inclusão, programas de assistência estudantil e políticas de extensão universitária.

· Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação, desenvolvido através da articulação da graduação com a pós-graduação, com o objetivo de promover a expansão quali-quantitativa da pós-graduação orientada para a renovação pedagógica da educação superior.

Em cada uma das diretrizes citadas, a universidade deverá propor ações para subitens e, caso queira propor alguma ação em um aspecto não contemplado nas diretrizes, porém inserido na finalidade do programa, poderá fazê-lo em espaço apropriado para cada dimensão, desde que considerem o aumento mínimo de 20% nas matrículas de graduação projetadas para a universidade."

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