Vestibular da UFT agora é semestral

quinta-feira, agosto 20, 2009 Por Felipe Albuquerque

O edital do Vestibular 2010 da UFT foi publicado nesta quinta-feira (20) e conta com uma novidade: a partir desta edição, a Universidade terá dois processos seletivos ao ano, separando as vagas do primeiro e do segundo semestre.
De 4 de setembro a 5 de outubro de 2009, os candidatos aos cursos de graduação da UFT poderão se inscrever para uma das 1580 vagas oferecidas para o primeiro semestre de 2010. São 1104 vagas para o sistema universal, 84 destinadas ao sistema de cota para a etnia indígena e 392 para quem optar por utilizar a nota do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para a presidente da Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese), Maria Dilma de Lima, a realização de dois vestibulares ao ano é muito importante para o melhor aproveitamento das vagas oferecidas pela Universidade. “Como o período de matrícula dos aprovados para o segundo semestre ficava muito distante da data em que eles fizeram as provas, havia uma grande evasão. No último vestibular, a Universidade chegou até à quarta chamada”, explica.

De acordo com Maria Dilma, essa mudança foi possível devido ao atual nível de preparação da Universidade. “Desde o Vestibular 2008, a UFT fica a cargo de todas as etapas do processo seletivo. Da organização à execução, já adquirimos uma experiência que nos permite independência para tomar essa decisão”, afirma.

Datas e procedimentos – As 1580 vagas oferecidas pela Universidade estão distribuídas por sete campi de norte a sul do Tocantins, em 43 cursos de graduação. Para concorrer a uma delas, o candidato deve se inscrever pelo site www.copese.uft.edu.br, obedecendo prazos e normas do edital.

A taxa de inscrição é de R$ 85, exceto para o curso de Arquitetura e Urbanismo, que é de R$ 95.
As provas serão realizadas em etapa única no dia 15 de novembro de 2009. A de Habilidades Específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo será um dia antes, 14 de novembro.

Enem – Conforme resolução do Conselho Universitário da UFT, de maio deste ano, 25% das vagas oferecidas pelo Vestibular 2010.1 serão destinados especificamente para os candidatos que se submeterem às provas do novo Enem – com exceção do curso de Arquitetura e Urbanismo, que só terá ingresso por meio do vestibular regular.

Para esses estudantes, o processo seletivo será feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC), responsável por todo o procedimento. Para concorrer às vagas, o candidato deverá, obrigatoriamente, realizar todas as etapas do Exame, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Instituto.
FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT