SOCS responde questionamento sobre composição estudantil no CONSEPE

sexta-feira, agosto 07, 2009 Por Felipe Albuquerque

Em Junho entrei com um questionamento na Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (SOCS), quanto à composição da representação estudantil no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Questionei que o número de vagas estudantis deveria ser aumentado, devido a criação de novos cursos. Você pode acompanhar aqui o histórico do pedido.

Ao que podemos ver, não houve uma resposta favorável ao pedido, contudo, a resposta da SOCS foi-me convincente. O que me deixa triste, é que APENAS 3 das 11 vagas estudantis do CONSEPE estão sendo ocupadas. Isso é um absurdo e nos mostra simplesmente o que já sabemos: que o Movimento Estudantil da universidade (sem generalizar) está adoecido e fraco.

Sempre solicitei às gestões do DCE para que realize eleições para a escolha dos novos representantes e as respostas enfadonhas que recebi são: "já realizamos as eleições; campus tal elegeu fulado: blá blá" e até hoje a representação estudantil no CONSEPE está afundada em vacância.

Esse é um assunto que sinceramente, me irrita bastante, pois já perdemos diversos processos estudantis nesse Conselho por falta de alunos votando a nosso favor, inclusive processos de revisão de notas. Já houve caso, de um aluno de Porto Nacional que veio à Palmas para acompanhar um processo seu que subiu à reunião do CONSEPE e conversar com algum representante estudantil no Conselho, para que realizasse sua defesa. Infelizmente, só possuem direito a voto e voz os membros oficiais do Conselho, por isso a importância de termos todas essas vagas OCUPADAS.

Segue ao final, o texto do email enviado pelo órgão.

Em atendimento à sua solicitação acerca da representação estudantil no Consepe, cabe-nos esclarecer alguns pontos:

- A representação dos novos cursos no Consepe foi definida por área de conhecimento, sendo, portanto, nomeados 6 (seis) novos coordenadores para estas àreas;
- De acordo com o Regimento a representação discente equivale a 1/5 dos demais membros do Consepe, que com a criação das seis novas àreas passou a ser 55 (excluindo-se os discentes).

Informamos-lhe ainda, que a representação discente no Consepe deve ser de 11 membros. E que, atualmente, no cadastro do Consepe constam apenas três nomes como representação estudantil, quais sejam:

- Valdemir Carvalho Dias (Campus de Porto Nacional);
- Suziane de Souza Gomes (Campus de Palmas);
- Lucione Gonçalves Diniz.

Sendo assim, solicitamos com a maior brevidade possivel, a indicação dos 8 nomes restantes para comporem tal representação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Qualquer dúvida ou esclarecimento, estamos à disposição.

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT