ORIENTAÇÕES - Como fundar o Centro Acadêmico de seu curso

domingo, agosto 09, 2009 Por Felipe Albuquerque

Olá calouros dos novos cursos da UFT! Vocês receberam no início do período de matrículas, um folder de boas-vindas com informes sobre a fundação de um Centro Acadêmico. Essa entidade é de extrema importância para o crescimento do curso e da universidade, além de ser o espaço em que vocês terão autonomia de exigir e lutar pelos nossos direitos estudantis.

Ao fundar o CA, a UFT reconhecerá a legitimidade da representação estudantil do curso e vocês terão a possibilidade de participar das reuniões de vários conselhos importantes, como o Colegiado de curso (órgão de base) e o Conselho Diretor do campus (órgão intermediário) e Conselho Universitário (orgão superior). São nesses locais que são discutidos assuntos pertinentes aos estudantes, ao curso e ao fator financeiro da UFT. É preciso estarmos lá, com voz ativa, buscando as melhorias que o curso tanto necessita, que ao final propiciará um curso mais forte e com maior qualidade de formação profissional.




Esquema do Colegiado de Ciência da Computação

Esquema do Conselho Diretor do Campus de Palmas

Vale lembrar: que os alunos, através de seus representantes, não participem das reuniões do Conselho Diretor, o curso ficará em desvantagem perante os outros nos quais os CA´s já participam. A seguir irei abordar alguns aspectos importantes sobre a fundação do CA dos cursos novos.

O CENTRO ACADÊMICO - O ESTATUTO E AS INSTÂNCIAS DELIBERATIVAS:

O Centro Acadêmico é toda a entidade civil, sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente, sendo composta por todos os alunos de um curso. É regida por um Estatuto, aprovado democraticamente por seus membros.

A entidade é formada por instâncias deliberativas e administrativas. As instâncias básicas são a Diretoria (nível inferior) e a Assembléia Geral (nível superior). Há o Conselho de Representantes de Turma ou o Conselho Fiscal (dependendo do Estatuto da entidade), responsável por fiscalizar as contas da Diretoria da entidade.

A Diretoria é um órgão importantíssimo e sua composição varia de acordo com o Estatuto de cada entidade. Aqui vocês podem acompanhar melhor as particularidades do CA do meu curso. A Diretoria é eleita pelos alunos, através de voto facultativo e secreto, a cumprir mandato de 1 ano. É ela quem representará os alunos dentro e fora da universidade e participará dos Conselhos da UFT.

Exemplo de Diretoria: CA de Ciência da Computação - UFT


A FORMAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO:

Pela particularidade do REUNI, os novos cursos terão turmas conjugadas durante o eixo básico, o que dará engajamento maior entre um grupo de 2 cursos. Segue algumas sugestões para a criação de um CA.

1º PASSO: criação da Comissão de Discussão do Estatuto: cada curso forma um grupo para a discussão e criação de um Estatuto. Podem participar quantos alunos desejarem. Ao final, a Comissão propõe um modelo de Estatuto a ser discutido e aprovado pelos demais alunos.

2º PASSO: como os cursos terão aulas juntos e no mesmo horário, a Assembleia de criação do CA poderá ser feita ao mesmo tempo e no mesmo local. O grupo responsável pela criação da proposta estatutária, deverá criar um folder com o horário e local da Assembleia e convidar os alunos a participarem. Cada curso escolherá um presidente e um secretário para conduzir a fundação. Tudo o que for discutido nessa reunião deverá ser escrito em formato de Ata, pelo secretário. É apresentado a proposta de Estatuto e os alunos, após discutirem, aprovarão o documento. Os alunos deverão escolher também o nome da entidade ou a sigla. Ex: CACCOMP (Centro Acadêmico de Ciência da Computação) ou como o CA de Medicina da UFT, que se chama Centro Acadêmico Eduardo Manzano.

3º PASSO: Ao final da reunião, 3 alunos serão escolhidos por livre e espontânea vontade, a comporem a Comissão Eleitoral (CE) para a escolha de uma Diretoria da entidade. É aprovado também o Regimento Eleitoral. Essa Comissão Eleitoral será composta por um Presidente e dois Secretários e terá autonomia de representar os alunos da graduação e gerenciar o processo eleitoral. IMPORTANTE: Quem for membro da CE não poderá concorrer à cargos na Diretoria, visto que serão como juízes de todo o processo eleitoral.

4º PASSO: a CE conduz todo o processo eleitoral, inscrevendo chapas, fiscalizando os atos de campanha dos candidatos, agendando debates, e gerenciando o processo de votação em urna e a futura posse da chapa vencedora. Após a posse, a CE se dissolve e a Diretoria eleita passará a representar a entidade, com base no Estatuto que fora aprovado. A CE deverá criar uma Ata de Eleição e Posse, seguindo um modelo rigído, mas que não é difícil de fazer.

Ao final, a entidade deverá adquirir um Livro Ata, que deve custar uns R$ 10,00 e colar todos os documentos no livro. Posso ajudá-los na confecção das atas.

DÚVIDAS GALERA? Estou à diposição!

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT