Participe da luta em prol dos Labins de Uso Geral do campus de Palmas

sexta-feira, julho 17, 2009 Por Felipe Albuquerque

Saudações a todos os leitores do blog! A próxima reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) será no dia 19 de Agosto, por isso a calmaria do blog no que tange às notícias sobre o CONSUNI.

Quero conversar com todos sobre uma luta importante do Movimento Estudantil da UFT (de todos nós alunos) pela busca de melhorias nos Laboratórios de Uso Geral do campus de Palmas. Esses laboratórios, os acadêmicos podem realizar pesquisa, trabalhos, acesso à internet e aos serviços de pré-matrícula, dentre outras utilidades.

Os PC´s atuais do Labin 13 (de uso geral) são simplesmente "carroças" tecnológicas, ou como os estudantes costumam chamar, de computadores "manivelão" ou "a vapor", de tão defasados. O labin 12, também de uso geral, está fechado devido defeitos nas máquinas. Agora imaginemos: Palmas tem cerca de 3 mil alunos, 11 cursos completos (6 com primeiro período), utilizando menos de 30 máquinas!!! São mais de 100 alunos por equipamento!!!

Ainda em Julho, estudantes revoltados com essa situação deram início a um abaixo-assinado em prol da troca dessas máquinas e da extensão do horário de atendimento dos labins. Você pode conferir a matéria aqui. Foram coletadas mais de 500 assinaturas em prol da causa.

Com o abaixo-assinado em mãos, protocolei-o anexado a um ofício à Direção do campus e à Reitoria da universidade, solicitando providências. A resposta foi parcialmente satisfatória. Confira aqui.

As CPU´s dos Labins 12 e 13 serão trocadas, mas não houve verba suficiente para a troca dos monitores, que serão utilizados os antigos (alguns deles com defeitos, como serão usados?). É justamente nesse ponto galera, que nós, inclusive calouros, devemos nos engajar e exigir que a universidade busque recursos para a troca também desses monitores.

Fiquem atentos ao movimento que iniciaremos logo no início das aulas, em prol da qualidade de nossos labins!!!

albuquerque@uft.edu.br

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários

Daniel freitas disse...

Bem, estou postando esse coment aqui para demosntrar meu apoio a tal causa, mas algo que considero critico não sei se em palmas é assim pois nunca entrei em um lambin deste campus, mas em porto nacional as maquinas além de serem pré historicas o sistema operacional é o linux f.. pra caramba, isso casa transtornos algo que deveria ser mudado na minha opinião.

Felipe Albuquerque disse...

Valeu Daniel e Fábio! Seus comentários sempre serão bem-vindos! Abraço!

;-)

Daniel freitas disse...

Bem, caro defensor do linux... Sobre as beneficências do linux... é uma pena que nossos gestores digo da uft não pensem o mesmo,falo isso a respeito do meu campus pois não sei se no seu ocorre o mesmo os computadores do administrativo, da direção e as novas aquisições de computadores portatéis todos virão com o pacote windowns que como vc disse custa caro, admito que sou leigo quanto a termos tecnicos de tal assunto,porém o linux nos causa transtornos isso é fato, também posso dizer que não é preferencia nacional, mas quanto a viabilidade do linux... é uma boa saber, pois na proxima reunião do conselho diretor do meu campus onde sou conselheiro vou sugerir que as novas aquisições de computadores tenha como sistema operacional o linux, pois faremos economia e poderemos investir em algo mais urgente, se nós usamos por que eles não usam? obrigado e até mais.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT