Acompanhe as construções da Biblioteca Central e do Anfiteatro

segunda-feira, julho 27, 2009 Por Felipe Albuquerque

Visitei hoje parte das construções em andamento no campus de Palmas: o bloco do Anfiteatro e a Biblioteca Central. Tirei algumas fotos para acompanharmos melhor o estado das obras e fiscalizá-las. Vale lembrar que nesse anfiteatro abrigará as salas dos cursos novos (mais espaçosas, com capacidade para cerca de 100 alunos). Veja a matéria oficial da UFT aqui.

Os recursos para o Anfiteatro vieram da adesão da universidade ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação das Universidades Federais, o conhecido REUNI. É através dele que os 14 novos cursos da UFT estão sendo financiados, o que não necessariamente, impede a universidade de utilizar o espaço construído através dessa verba em benefício dos demais cursos existentes (como foi o caso dos blocos construídos com recursos do convênio UFT-Ministérios Educação e Saúde, para o curso de Medicina).

Já a Biblioteca Central veio de recursos próprios do orçamento do campus, assim como foi o CUICA. O Conselho Diretor deu prioridade, há cerca de dois anos, à construção da biblioteca.


ANFITEATRO CAMPUS DE PALMAS - Bloco dos cursos do REUNI:

A obra, orçada em R$ 1.881.836,12 já possui o "esqueleto" já levantado, ou seja, já está 100% revestida de concreto. A construção, a passos largos, já está em início de reboco, pintura, piso e instalações elétricas. Prevê-se finalização até o final de agosto, segundo informações dos próprios funcionários. Não significa necessariamente, que seria inaugurada nesse período, já que a universidade poderá convidar autoridades federais para uma possível solenidade de inauguração.





BIBLIOTECA CENTRAL:

Orçada em cerca de R$ 5 milhões, a obra será monumental. Para se construir uma obra desse porte, foi necessário utilizar-se de recursos do campus para os anos de 2008 e 2009. A base já foi levantada e cerca de 30% da obra já está revestida em concreto. O início da construção deu-se quase dois meses depois que o Anfiteatro e pela complexidade do projeto, deverá ser efetivada até o final do ano.


OUTRAS OBRAS:

Além das obras citadas, está em processo de construção (ou em breve serão construídos) o bloco da Universidade da Maturidade, o bloco da COPESE, a sede do Banco do Brasil no campus, o bloco da Reitoria, as novas cantinas, além de um bloco gigantesco com salas de professores e vários blocos laboratoriais.

Fachada do Anfiteatro


Sala de aula - Anfiteatro


Lateral e saída esquerda- Anfiteatro

Biblioteca Central - parte traseira

Biblioteca central

Desenho da Biblioteca - disponível na entrada da atual biblioteca

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT