Após manifestação, Secretário do MEC compromete-se a liberar mais recursos para Assistência Estudantil

quarta-feira, junho 01, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Queremos Professores Efetivos e não, Temporários
A manifestação estudantil organizada pelo DCE/UFT, aproveitando a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, no FORGRAD, na última segunda-feira, foi bem sucedida e poderá dar muitos frutos aos acadêmicos, principalmente no que tange à obter mais verbas para a UFT destinar à Assistência Estudantil.

Munidos de faixas e entrando em silêncio no auditório do CUICA, os estudantes protestaram quanto à falta de professores na UFT; cobraram mais vagas de docentes efetivos nos próximos concursos e protestaram contra os problemas nos atrasos dos laboratórios dos campi.


Aulas práticas, na lousa. Obras dos laboratórios atrasadas.
No momento da manifestação, o Secretário, quebrando o protocolo do evento, chamou o Presidente do Diretório Central dos Estudantes, acadêmico Felipe Albuquerque, para compor a mesa e explanar ao público (todos os pró-reitores de graduação das universidades brasileiras) as reinvidicações.

"Senhor Secretário, não dá mais para conviver com tantos problemas que a UFT tem apresentado. Queremos soluções. Queremos mais professores efetivos, mais verbas para assistência estudantil, mais laboratórios e espaços esportivos. Queremos maior atenção do MEC à questão estrutural da nossa universidade e empenho do Ministério em liberar recursos para evitar que os alunos tranquem seus cursos por falta de recursos financeiros para se manter na faculdade." comentou Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT quando o Secretário Luiz Cláudio abriu-lhe a palavra.

DCE obtem compromisso público do Secretário em dispor mais verbas à UFT
O DCE/UFT protocolou em mãos ao Secretário, uma Carta de Reinvidicações (veja ao final desta matéria). A resposta do Secretário foi sensível à questão dos recursos de Assistência Estudantil e solicitou à entidade estudantil e à Reitoria, que enviem um pedido formal de mais recursos para destinar à permanência do aluno na universidade. "O que não pode ocorrer em uma universidade, é dificuldade do aluno se manter nela. Se vocês me enviarem um pedido, passado pela orientação do DCE e da Reitoria, no outro dia libero os recursos para a UFT destinar à assistência estudantil." afirmou o Secretário.

"Agradecemos ao Governo anterior por dispor recursos à UFT através do Plano Nacional de Assistência Estudantil. A UFT recebe 5 milhões de Reais por ano, mas esse valor é pouco. O estudante está com dificuldades de vir à universidade, de se alimentar, de se manter, porque a verba é pouca." disse o acadêmico.


A Carta de Reinvidicações protocolada ao Secretário:


CARTA DE REINVIDICAÇÕES
Palmas, Tocantins, 30 de Maio de 2011
Excelentíssimo senhor Secretário de Educação Superior - Ministério da Educação,
A Universidade Federal do Tocantins, criada em 23 de outubro de 2000, e efetivando suas atividades em maio de 2003, com posse dos primeiros professores efetivos,  nasceu com a missão de se tornar um diferencial na educação e no desenvolvimento de pesquisas e projetos inseridos no contexto socioeconômico e cultural do Estado.
Com sete campi distribuídos de norte a sul do Tocantins, a UFT firma-se hoje como uma instituição compromissada com a formação e promoção integral do ser humano, respeitando as diversidades biológicas, étnicas e culturais de nossa terra. Centra suas ações na promoção da melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão; na promoção de uma política de extensão através da ação comunitária e assistência ao estudante; na integração com o sistema nacional e internacional de ensino e pesquisa, favorecendo, desta forma, o fortalecimento da instituição UFT, no contexto regional e nacional.
Senhor Secretário, apesar da UFT buscar incessantemente os rumos de seu sucesso, com o empenho inegável do Executivo Federal, aliados com a sensatez de sua Administração Superior e o trabalho e dedicação daqueles que compõem sua comunidade universitária, há alguns pontos que gostaríamos de propor ao Ministério da Educação, um olhar mais apurado e sensível às dificuldades que nos cercam. É por esses pontos que trazemos à Vossa Excelência, que aguardamos humildemente, a sensibilidade do Governo Federal.
·         MAIS PROFESSORES EFETIVOS: Excelência, observamos atentamente o empenho do MEC em liberar mais códigos de vagas para concursos de professores efetivos em nossas universidades federais. A UFT, desde sua federalização, teve um significativo salto numérico em seu corpo docente. Entretanto, acreditamos que há muito a se avançar, já que ainda há muitas disciplinas em vários dos cursos de graduação existentes na UFT, que estão sem professores efetivos. Parte delas, ministradas por professores substitutos, nem sempre contratados com a esperada qualificação acadêmica. Neste sentido, gostaríamos de pleitear junto ao egrégio Ministério, a liberação de mais vagas para que possamos sanar o déficit de docentes na nossa universidade;
·   AMPLIAÇÃO DOS RECURSOS DO PNAES: O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), implantado no Governo passado, foi uma das mais almejadas políticas públicas de apoio à permanência estudantil nas IFES. Com os recursos deste programa, o Governo tem buscado diminuir os índices de evasão universitária e investido em cultura, lazer, esportes e no desenvolvimento acadêmico. Certos da importância e agradecidos pela sua criação, viemos através desta, pleitear junto ao Ministério da Educação, mais recursos do PNAES para a nossa UFT;
· MAIS RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE LABORATÓRIOS: pleiteamos senhor Secretário que a UFT já para 2012, possa contar com um orçamento maior, que atenda de forma mais efetiva, a demanda crescente de construção de mais laboratórios, especialmente requerida pelos cursos do REUNI. Pedimos também ao MEC, que haja mais recursos para a manutenção dos laboratórios dos cursos já existentes;
·  MAIS RECURSOS PARA INVESTIR NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS ESPORTIVOS: Sabe-se que são fundamentais para a boa formação universitária, a qualidade do Ensino, a realização de Pesquisa e a implementação de projetos de Extensão. São esses três eixos que norteiam uma universidade pública. Contudo, acreditamos que é de suma relevância conceder ao Estudante, uma formação profissional e cidadã mais ampla, propiciando ao indivíduo o acesso à Cultura, Lazer e sobretudo, ao Esporte. Todavia é notório, que no que tange à área do Desporto, a UFT tem muito a avançar. Em todas as cidades onde a UFT está presente (Tocantinópolis, Araguaína, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Arraias), apenas o campus universitário de Gurupi possui instalações esportivas, restritas a um pequeno campo de futebol Society. Acreditamos Excelência, que podemos avançar muito com o apoio da eminente Governo Federal, concededo-nos mais recursos para a construção de espaços esportivos, como quadras e ginásios poliesportivos;
E é com este nobre sentimento, que o alunado desta instituição, por meio de seu Diretório Central dos Estudantes vem à presença de Vossa Excelência, legítimo representante do Ministério da Educação, entregar-lhe esta carta de reinvidicações.
Colocamo-nos à Vossa inteira disposição para debater o pleito junto aos estudantil e voluntariamente contribuir com o fortalecimento de uma das mais importantes instituições públicas do jovem Estado do Tocantins.
No aguardo da anuência aos presentes pedidos, antecipamos nossos agradecimentos.
Atenciosamente,


Felipe Fernandes de Albuquerque
Presidente do DCE/UFT
Sua  Excelência
Luiz Cláudio  Costa
Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – Governo Federal
Nesta



Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT