DCE/UFT iniciará movimento pela criação da meia-passagem estudantil Paraíso/Palmas
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) iniciará este mês, um movimento em prol da implantação de uma política de meia-passagem intermunicipal aos estudantes universitários de Paraíso que estudam em Palmas.
No Campus de Palmas, há diversos acadêmicos nessa situação. Pagam altos valores para se deslocarem de Paraíso à capital, e efetuarem os seus estudos. Os estudantes reclamam também do valor da tarifa, que segundo eles, não é compatível com a distância entre os municípios e as taxas praticadas por outras empresas com destino a outras cidades do estado.
Empresa Tocantinense é a única que explora o serviço |
O objetivo do DCE, é provocar a discussão na Assembleia Legislativa, visando a criação de um projeto de lei, ou mesmo, incentivar a discussão de outras formas legais que possam garantir o benefício à classe estudantil, como um subsídio da Prefeitura de Paraíso aos acadêmicos.
E não é somente os estudantes de cursos de graduação em Palmas, que passam por dificuldades para manter os estudos. Recentemente, uma estudante do cursinho da UFT, o PADU, e moradora de Paraíso, contactou a entidade estudantil informando suas dificuldades
" (...) estou no cursinho pré-vestibular da UFT, moro em Paraíso do Tocantins à 60 Km de Palmas, gasto por dia 15,00 reais de passagem(7,50 cada), como irei apenas 4 vezes por semana gastarei 240,00 reais por mês. O objetivo desse e-mail é pedir qualquer ajuda para obter alguma forma de conseguir um desconto, pois o que estou gastando é mais caro que o cursinho particular em Paraíso( 180,00 R$)." afirma a estudante do PADU, cuja identidade foi omitida pelo DCE/UFT.
O perigo da carona:
Para minimizarem seus gastos, vários acadêmicos utilizam da "carona", todos os dias, como o seu meio de transporte Paraíso/Palmas. A aventura, apesar de necessária para garantir baixo custo estudantil, pode tornar-se perigosa, já que não se sabe a índole do motorista que cedeu a vaga na lotação.
A proposta de atuação do DCE:
Inicialmente o DCE/UFT passará um abaixo-assinado dos estudantes que utiliam o transporte coletivo municipal, solicitando a discussão do caso pela Assembleia Legislativa.
Após recolher um determinado número de assinaturas, o DCE protocolará um documento a um dos Deputados Estaduais da região. O DCE da UFT proporá aos DCE do Objetivo e da Católica, empenho junto à questão.
"É importante que o estudante tenha condições de manter os seus estudos e deve ser prioridade do Poder Público manter tais condições. A meia-passagem vai ajudar muito a evitar a evasão universitária." afirma Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT
1 Comentário
Lembrando que os alunos da UFT que moram em Paraíso são apenas uma parcela. Tem também alunos da Ulbra, Objetivo, IFTO, Católica e servidores públicos que trabalham em Palmas.
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT