Conheça os serviços disponíveis no setor de Protocolo Acadêmico da UFT
O Protocolo do seu campus, também conhecido como Protocolo Acadêmico, será sem dúvida, um dos setores da universidade que você mais visitará durante sua vida estudantil.
Este local é o marco inicial da maioria dos processos estudantis, como
trancamento e destrancamento de curso ou disciplina, solicitação de
segunda chamada de provas, mudança de turno, inclusão e aproveitamento
de disciplinas, dentre outros serviços.
É portanto, o elo formal de ligação entre o aluno e a Secretaria Acadêmica, bem como com a Coordenação do curso e os professores.
É importante conhecer quais os serviços oferecidos pelo Protocolo e como
solicitá-los. Nesta matéria, você confere inclusive, a imagem do Formulário Padrão de solicitação, no qual estão dispostos quais serviços são possíveis solicitar e qual a numeração específica de cada um deles.
[Esta matéria estará disponível na seção de Assistência Estudantil sob o título: "Protocolo do Campus - Serviços"]
O Formulário Padrão do Protocolo:
[clique na imagem para ampliá-la] - O Formulário Padrão do Protocolo para o Campus de Palmas |
É recomendável que você preencha todos os campos possíveis, mas há alguns que são fundamentais, como o seu número de matrícula.
Não é necessário obrigatoriamente, que seja você o autor da entrada de
algum pedido no Protocolo. Alguém poderá fazê-lo por você, via procuração delegando poderes para aquela finalidade.
Se no campo Justificativa, foi pequeno para comportar a
explicação quanto à solicitar aquele serviço, você poderá anexar um
texto, de preferência digitado. Converse com o atendente do Protocolo
para maiores informações.
Os serviços disponíveis (clique nos links para maiores informações):
- Aproveitamennto de Disciplinas:
- Atividade Complementar: são atividades extracurriculares (eventos, congressos, seminários, cursos, etc) que você poderá solicitar inclusão no seu Histórico Escolar. Há cursos que exigem que você apresente atividades extracurriculares para se formar;
- Benefício da Lei 6602/75:
- Certificado de Conclusão de Curso:
- Comprovante de Matrícula (Segunda via): baixe-o também no Portal do Aluno;
- Conteúdo Programático: necessário para você pedir Aproveitamento de Disciplinas na própria UFT ou em outra instituição de ensino;
- Correção de Nota (espeficificar na justificativa): esta é a opção para você solicitar Revisão de Notas;
- Declaração de Aluno Especial:
- Declaração de Conclusão de Curso;
- Declaração de Matrícula;
- Desempenho Acadêmico (Segunda via);
- Destrancamento: utilize esta opção para destrancar o seu curso de graduação. Fique atento que há um prazo determinado para destrancamento no Calendário Acadêmico de cada ano;
- Inclusão/Exclusão de Disciplinas (especificar na justificativa): se for um simples trancamento de disciplina, basta justificar que deseja trancar. Para outros pedidos, a justificativa deve ser plausível;
- Colação Extemporânea (Gabinete);
- Exercício Domiciliar: para casos de estudates gestantes ou acadêmicos acidentados ou enfermos;
- Histórico de Graduação: o mesmo Histórico Escolar que você baixa no Portal do Aluno;
- Mudança de Curso;
- Mudança de Turno: Seu o seu curso for de dois turnos, como por exemplo o Direito e a Comunicação Social, você poderá trocar de turno, mediante vagas disponíveis;
- Segunda Chamada de Prova (especificar justificativa): fique ligado. Converse antes com o professor da disciplina, antes de entrar com esse pedido.
- Trancamento de Matrícula (especificar na justificativa): há prazo específico estipulado no Calendário Acadêmico para efetuar este pedido;
- Trancamento de Disciplina (especificar na justificativa): há prazo específico estipulado no Calendário Acadêmico para efetuar este pedido;
- Transferência da UFT:
- Verificação de Nota (especificar na justificativa);
- Outros (especificar na justificativa);
Cada serviço solicitado, para ser processado, levará um prazo
específico. Pergunte ao atendente o prazo mínimo para cada pedido ser
respondido.
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT