Site da Estatuinte é lançado oficialmente no Consepe

quarta-feira, outubro 07, 2009 Por Felipe Albuquerque



O site do processo Estatuinte da UFT foi apresentado nesta quarta-feira (7) aos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O ato representou o lançamento oficial da página, que vai atuar como uma ferramenta fundamental para elaboração coletiva do Estatuto da Universidade, e pode ser acessada pelo endereço www.uft.edu.br/estatuinte.
O vice-reitor Expedito Cavalcante apresenta o site da Estatuinte no Consepe


A apresentação foi conduzida pelo vice-reitor, professor José Expedito Cavalcante – que integra também a Comissão Geral Estatuinte. Ele introduziu cada seção do site, com uma explicação sucinta sobre cada uma:


Apresentação – Conta com um texto de apresentação do processo Estatuinte da UFT, além de um arquivo com detalhes sobre a Universidade.

Detalhes – Seção com informações mais específicas sobre o processo, como os passos que devem ser observados e o cronograma

Documentos – Traz documentos que podem servir de referência duante o processo, com projetos de lei relativos ao processo e também amostras dos Estatutos de outras Universidades federais. “Não podemos fazer uma Universidade descontextualizada do mundo, e por isso esse material será de grande ajuda durante a elaboração do documento”, diz Expedito. Por meio do site, a comunidade acadêmica pode sugerir a inclusão de mais documentos nessa área.

Fórum – Segundo Expedito, uma das ferramentas mais importantes do processo. O fórum permite que a comunidade acadêmica da UFT discuta, em um só lugar, os diversos aspectos da Estatuinte – tanto os acadêmicos quanto os referentes à legislação. O Fórum, que está dividido em subfóruns e tópicos, para que o debate transcorra de forma mais organizada, está em construção, e o retorno da comunidade acadêmica será essencial para que se estabeleça da melhor forma possível.

Vídeos – Armazenará toda a documentação em vídeo realizada durante o processo, que ficara disponível online para os usuários

Fotos – Da mesma forma da seção de Vídeos, trará o arquivo fotográfico do processo.


Expedito ressaltou ainda que o site foi elaborado de forma a permitir que toda a comunidade acadêmica contribua com sua elaboração e alimentação, e que o conhecimento ali reunido será posteriormente discutido nas assembléias que serão realizadas ao longo do processo. “Dessa maneira, todos nós podemos ser atores deste processo e, como diz o texto de abertura do site, construir um Estatuto completo e de qualidade, que reflita a nossa feição, e seja espelhado em nossa experiência, em nossos sonhos, em nossas utopias".

Intranet - Após a apresentação, o diretor de Tecnologias da Informação da UFT, Rogério Nogueira, falou ao Consepe sobre a Intranet da UFT, expondo todas as ferramentas e recursos do portal.

FONTE: Site da UFT

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT