MEC reduz opção de cursos dos alunos inscritos no Enem

domingo, outubro 11, 2009 Por Felipe Albuquerque

O Ministério da Educação decidiu nesta quinta-feira (8), que em razão do adiamento das prova marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, a redução da opção do número de cursos escolhidos pelos alunos no Enem: antes eram 5 agora são 3. Oura decisão é que o ministério promete devolver o valor da taxa de inscrição, de R$ 35,00 aos candidatos que desistirem do exame devido à mudança de data.

A mudança da opção de cursos deverá ser feita por causa do vazamento da prova do Enem na semana passada, que foi cancelada. As opções serão reduzidas para acelerar o processo de seleção dos alunos, segundo o MEC. A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, espera que a maior parte das vagas seja preenchida já na primeira escolha.

Ainda de acordo com ela, o atraso na realização da prova não deverá comprometer o início do ano letivo -o resultado dos exames, segundo ela, sairá até o dia 5 de fevereiro e a matrícula, no final do mês. Estão em jogo nesse sistema cerca de 45 mil vagas para universidades e institutos tecnológicos federais, além da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e da escola de formação do IBGE.

Devolução - Para ter a taxa de inscrição devolvida, o candidato deve enviar uma carta para SRTVS quadra 701, bloco M, Edifício Sede do Inep, Brasília DF, CEP 70340-909. Segundo o ministério, a data e a forma de devolução do dinheiro só serão divulgadas depois do exame.

Notas - Diferentemente dos anos anteriores, em que a nota das questões de múltipla escolha saía antes da média da redação, desta vez o ministério afirma que vai contratar mais corretores para que a nota da redação saia ao mesmo tempo.

ProUni - No caso do Prouni, programa de bolsas que também utiliza o Enem para selecionar os beneficiados, o MEC estuda mudar o procedimento de matrícula para evitar que o ano letivo atrase. Hoje, antes de começar a frequentar a instituição, o aluno precisa demonstrar que cumpre os requisitos, como o teto de renda familiar de até três salários mínimos. Para os cursos que começam em 2010, o MEC estuda exigir apenas uma declaração do estudante afirmando que se encaixa nos critérios, para só depois ter de comprovar a sua condição.

FONTE: Site da UFT - Folha de São Paulo

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários

Felipe Albuquerque disse...

Já deveria imaginar... O MEC está aos poucos retirando os supostos "benefícios" que o novo ENEM traria aos vestibulandos, DEPOIS que as universidades aprovaram a adesão a esse novo processo seletivo. O MEC está desorientado. Tanto que eu falei no CONSUNI e os estudantes no CONEUFT, que não era bom aderir ao ENEM logo para 2010... O prudente seria acompanhar outras universidades aderindo, e ver se daria certo, para depois, em 2011, a UFT estudar aderir ou não a esse processo.

Felipe Albuquerque disse...

O meu posicionamento será bem firme contra o novo ENEM na próxima reunião do CONSUNI, mas não farei solicitação para cancelamento ou suspensão da prova. Um posicionamento assim, só se vier respaldado pelo DCE.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT