O Processo Estatuinte da UFT: onde entramos nessa história?

sábado, junho 20, 2009 Por Felipe Albuquerque

"A necessidade de uma revisão e atualização do Estatuto da UFT, face aos desafios do tempo, se faz presente no dia-a-dia de nossas atividades. A UFT, atualmente, é regida por Estatuto elaborado por ocasião de sua criação em 2003. Nos últimos anos, a Universidade tem passado por um arrojado processo de implantação, expansão e consolidação demonstrando notória necessidade de rever sua estrutura acadêmico-administrativa.

Preservando o sentimento que não são as estruturas que devem definir as funções da Universidade; mas essas, as suas estruturas, o Conselho Superior faz aprovar o processo que reformará o Estatuto e o Regimento Geral da UFT, denominado Estatuinte da UFT . "

Justificativa do Anteprojeto de Resolução da Estatuinte da UFT (proposta: Administração Superior).


A Fundação Universidade Federal do Tocantins aproxima-se de um momento raro em sua história: o aguardado Processso Estatuinte. Este ano dar-se-á o início ao processo de criação de um novo Estatuto e Regimento Geral, que atenda às necessidades da instituição e que comporte sua pespectiva de crescimento.

O papel da Estatuite: propiciar que, de maneira ampla e democrática, a comunidade possa redefinir a estrutura e a organização da UFT. Através da Estatuinte, professores, alunos e servidores decidirão uma nova legislação que regulamentará a UFT, administrativa e academicamente.

É justamente nessa redefinição que devemos estar engajados, participando, debatendo, intervindo e propondo mudanças para o bem comum do Processo. Vale lembrar que após a efetivação de um novo Estatuto/Regimento, não há previsão de quanto tempo ele poderá durar. Pode durar anos, até décadas. Portanto, não podemos "dormir no ponto" e deixar a discussão nos atropelar. Temos que participar!



A UNIVERSIDADE MUDARÁ? MUDE COM ELA.


A universidade poderá ter sua estrutura administrativa alterada da "água para o vinho". É momento de mudanças, de romper preconceitos.

Atualmente, há a figura das Coordenações de cursos e Direções de campi. Os Coordenadores de curso são chefes de setor e acadêmico; os Diretores, gerentes administrativos e de obras. Essa característica administrativa é eficaz para a UFT? Não seria melhor haver a figura de Diretores de Centros, que cuidariam de um grupo de cursos afins? Exemplo: Centro de Engenharia Elétrica e Informática (UFCG), Centro de Ciências Biológicas (UFPE).

Deixar a incumbência da ampliação física dos campi e gerência de obras nas mãos de uma Prefeitura Universitária, seria mais eficiente que aos cuidados da Direção do campus? Ao invés de termos Colegiados de curso, seria mais eficaz haver a figura de Departamentos, nos quais professores de áreas afins estariam lotados? Ex: Departamento de Física (UFPE), Matemática (UFMG), etc.

É justamente esses questionamentos que devemos debater a viabilidade; contabilizar os prols e os contras de cada modelo estrutural e fazer o juízo de qual o melhor sistema para nossa UFT.



AS PROPOSTAS METODOLÓGICAS DO PROCESSO ESTATUINTE. E NOSSA PARTICIPAÇÃO, COMO SERÁ?


Teremos várias formas de participação nas discussões: através de Comissões Técnicas e do chamado Congresso Estatuinte. Nele, teremos delegados eleitos pelos estudantes para nos representarem e debaterem projetos de Estatuto/Regimento para a instituição.

Além dos citados, a comunidade poderá se manifestar via emails e através de um fórum de discussão no site da UFT. Haverá uma área no site específica para a Estatuinte. Já vimos inclusive, sua prévia, apresentado em uma das reuniões do CONSUNI.

Da Assembléia Estatuinte será produzido um projeto de Estatuto e Regimento, a ser homologado no Conselho Universitário. Caberá a este Conselho, aprovar totalmente a proposta vinda do Congresso, ou fazer destaques e alterações nos artigos, visto que o Conselho é soberano sobre o processo Estatuinte.

Há duas propostas Metodológicas de Processo Estatuinte: uma, sugerida pela Administração Superior da universidade e a outra, pelo SESDUFT, a Seção Sindical dos Docentes da UFT. Inicialmente percebemos que são bem contrastantes!

Em outra matéria falarei mais a respeito de cada uma delas. Citarei suas diferenças e comentarei as observações que fiz em vários artigos, para que possamos abrir a discussão de qual será a melhor proposta para os estudantes, bem como para a comunidade em geral.

A aprovação da Metodologia será nesta quarta-feira, dia 24 de Junho! Fique ligado!

Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT