Acompanhe as construções em andamento no Campus de Palmas

terça-feira, janeiro 26, 2010 Por Felipe Albuquerque

Olá galera! Visitei ontem pela manhã, parte das construções em andamento no campus universitário de Palmas: o bloco das Salas de Professores, a Biblioteca Central, as duas novas cantinas, além da nova construção de 2 blocos padrão de salas de aula e o finalizado bloco da COPESE. Tirei algumas fotos para acompanharmos melhor o estado das obras e certamente, fiscalizá-las.

Surpreendeu-me a nova construção dos 2 blocos, pois não ouvi falar deles nas reuniões do Conselho Diretor do Campus que participei. Mas... como são mais salas de aulas, para normalizarem o asfixiamento de cursos que há no campus, são bem vindas! Em todas as fotos, você pode clicá-las e vê-las com detalhes.


Visão Geral:

Primeiramente, para localizarmos as construções no campus, retirei um print screen no Google Earth. Na imagem do início da matéria, há alguns marcadores indicando as construções em andamento. Você pode conferir regularmente pelo Earth, já que as imagens do programa são atualizadas frequentemente.



Biblioteca Central:


A construção é única na UFT: nenhum outro campus possui obra semelhante. Orçada em R$ 4.946.128,00, a obra será monumental. Para se construir com esse porte, foi necessário utilizar-se de recursos do campus dos anos de 2008 e 2009 (conforme declarações públicas de autoridades da universidade).

A base já foi levantada e cerca de 90% da obra já está revestida em concreto. O início da construção deu-se quase dois meses depois que o Anfiteatro e pela complexidade do projeto, deverá ser efetivada em meados do final do primeiro semestre de 2010.





Bloco das Salas de Professores e Coordenações de cursos:



O bloco em questão será esteticamente semelhante ao já conhecido BALA (Bloco de Apoio Logístico e Acadêmico), situado nos campi de Palmas e Araguaína. As diferenças serão internas, como na quantidade de repartições; que deverão ser muitas para abrigar o número de salas previstas.

Ainda não tenho informações sobre a quantidade de salas que o novo bloco comporá, mas acredito que serão mais de 40 divisões.

O Conselho Diretor ainda não definiu os critérios para alocação das salas. Será que apenas os professores com Dedicação Exclusiva (DE), ocupariam-nas? Ou aqueles que estão engajados em Pesquisa/Extensão? Ou somente Doutores? São essas particularidades que o CONDIC discutirá em breve.

O que se sabe, entretanto, é que a quantidade é muito inferior ao número de professores lotados no campus, o que implicará em grande concorrência no momento de ocupá-las.

A finalidade da obra é prestar atendimento aos acadêmicos e fomentar a Pesquisa e Extensão na universidade, visto que atualmente, os docentes não possuem espaços adequados para se dedicarem ao Magistério e à UFT (com excessão de uma sala minúscula no Bloco II).




Cantinas:


A construção das cantinas é uma das lutas mais antigas dos estudantes de Palmas. Em vários momentos, ouvindo as reclamações dos alunos, estando na presidência do CA de Ciência da Computação, repassei ao Diretor do campus o interesse estudantil em possuir serviços de alimentação de maior qualidade, por um preço mais acessível. No ano passado, esses pedidos foram postos em apreciação pelo Conselho Diretor e aprovados. Até que enfim!

Atualmente, as 3 cantinas existentes no campus de Palmas são geridas por particulares. A UFT não possui ingerência quanto à regulação do preço dos produtos, o que faz com que os proprietários aumentem os preços a seu bel prazer e exorbitantemente, gerando revolta à comunidade universitária. Inclusive, fala-se que pela situação legal do lotes, os proprietários utilizam a energia elétria e água da universidade, sem retribuirem valor algum à instituição. Por que então, os preços são caríssimos? Questiona a classe acadêmica.

O projeto inicial previam 4 cantinas, no valor de próximos meio milhão de Reais. Contudo, a argumentação usada pelas autoridades, é que faltou dinheiro. Sendo assim, estão sendo construídas apenas duas unidades, que acredito serem insuficientes à demanda de alunos.

A previsão de termino da obra é para esse início de semestre letivo. Haverá em breve, licitação para escolha do prestador de serviço. Temos que ficar atentos aos termos de referência da licitação, para que estes proporcionem um serviço de qualidade, a um preço reduzido e justo.



Novos blocos e Salas de Aula:



Ainda em construção da base, os novos blocos padrão de sala de aula, possuem o mesmo estilo arquitetônico dos blocos E,F,G, etc. Ainda não sei qual  foi a previsão orçamentária para a efetivação dessas obras. Podem ter sido planejadas de última hora, devido a sobras orçamentárias do ano de 2009. Às vezes, sobra-se recursos de licitações e a UFT empenha em outras obras.





Bloco da COPESE:


O bloco da Comissão Permanente de Seleção da UFT já está finalizado. Os servidores, ainda não foram redistribuídos para a nova sede. Devido ao crescimento da Reitoria (Bloco IV), alguns setores foram realocados em espaços fora do campus de Palmas, como foi o caso da COPESE e da FAPTO (Fundação de Apoio a Pesquisa do Tocantins), que foram para a quadra 103S.

A COPESE não trata somente do Vestibular e Extravestibular da universidade. É de sua competência também a gerência e realização de demais processos seletivos, como para docentes e técnicos, além de atualmente, também realizar processos seletivos de outras instituições, como foi o  caso do concurso da Polícia Militar.


Blog Widget by LinkWithin

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT