A Confirmação e Ajuste de Matrículas - Orientações e Dicas
A UFT possui várias modalidades de matrículas. Essa diversidade de procedimentos, às vezes confunde os alunos, principalmente aqueles em transição ao segundo período da graduação. Com essa matéria, busco orientar a nossa classe estudantil quanto ao procedimento de Confirmação e Ajuste de Matrículas. Ao final, disponibilizei um modelo de Procuração Simples caso você não possa comparecer à UFT para ajustar a sua matrícula.
Para você calouro, o período de matrículas nos cursos será entre os dias 1 a 4 de fevereiro de 2010. Contudo, fique à vontade para ler a matéria por completo, pois a partir do seu próximo semestre letivo, será necessário matricular-se novamente - agora, nas disciplinas.
Antes de falarmos sobre a Confirmação e Ajuste, é necessário discorrer sobre a Pré-matrícula. Este procedimento que você realizou no Portal do Aluno, não lhe proporcionou garantia de inscrição nas disciplinas solicitadas. A PROGRAD analisará alguns fatores, como os critérios de prioridade da vaga (o aluno tem prioridade e garantia de matrícula nas disciplinas do seu próprio período) e o mais importante: a sua situação curricular no curso.
Essa matéria poderá contribuir no entendimento do assunto.
A Confirmação e Ajuste de Matrículas: passos
ANALISE SEU COMPROVANTE DE MATRÍCULA: A UFT liberará no Portal do Aluno, alguns dias antes do período de Confirmação e Ajuste de Matrículas, o seu Comprovante de Matrícula. Caso você queira modificar algo, como adicionar ou excluir alguma disciplina, é obrigatório a sua presença na UFT ou de alguém, legalmente em seu nome (procurador). Há muito tempo luto no CONSUNI para que esse procedimento seja realizado online, o que ocorrerá em breve, segundo informações da Pró-Reitora de Graduação.
BAIXE A PLANILHA DE ATENDIMENTO: Precisando adicionar ou excluir, procure na Coordenação do seu curso, ou na área lateral direita do blog, a planilha de Confirmação de Matrículas. Nela, haverá o seu dia específico de atendimento. Cada grupo de alunos possuem datas distintas. A escolha é feita pela Secretaria Acadêmica, de acordo com o percentual de conclusão do curso de cada estudante (os maiores percentuais são atendidos nos primeiros dias). Chegue cedo, pois eles distribuirão senhas de atendimento.
VERIFIQUE O EXTRATO DE SUA PRÉ-MATRÍCULA: Nos dias de atendimento do Ajuste de Matrícula, haverá no Balcão da Coordenação do curso, uma "apostila" com o extrato da sua pré-matrícula. Nela você verificará o que ocorreu com suas solicitações de disciplinas. Pode ter ocorrido os itens a seguir:
ACEITA/MATRICULADA:
REJEITADA POR FALTA DE REQUISITO:
REJEITADA POR COINCIDÊNCIA DE HORÁRIO:
REJEITADA POR ESTAR CURSANDO: ocorre quando você se pré-matricula em uma disciplina que foi aprovado por nota, pois quando você a solicitou, a matéria estava em andamento e o resultado da aprovação não havia sido lançado no Diário Eletrônico.
A UFT disponibilizou a partir do semestre 2010/1 o serviço Solicitação de Matrícula, no Portal do Aluno, permitindo ao aluno verificar a situação de matrícula online. Ou seja, não é mais preciso ver a "apostila" no balcão da coordenação, pois os mesmos dados estão disponíveis no Portal do Aluno.
• As modificações que você realizar nesse período de ajuste, não serão mencionadas no seu Histórico Universitário, ao contrário dos Trancamentos de disciplinas. Portanto, evite solicitar vaga em uma disciplina que certamente você trancará no decorrer do semestre. Assim, você cede a vaga a um aluno que a cursaria por completo e evita marcar o seu currículo com o desagradável termo "Trancamento Parcial".
• Se você perdeu o seu dia específico de atendimento, não desista e venha em outro dia. Raramente é negado atendimento aos retardatários.
• Se você tem certeza que foi aprovado em uma disciplina e no extrato da pré-matrícula constar como reprovado (Rejeitada por falta de pré-requisito), será necessário entrar com um pedido de Revisão de Notas. Saiba mais sobre ele aqui. Quaisquer outros problemas nesse sentido, procure a Coordenação do seu curso imediatamente e a sua representação estudantil a nível de Centro Acadêmico.
• Em caso de Ajuste de Matrículas por procuração, é necessário que o seu procurador apresente ao servidor que lhe prestará atendimento, o documento original, reconhecido pelo cartório.
• Caso você tenha efetuado um ajuste, por exemplo, no primeiro dia de atendimento, você poderá efetuar outra inclusão ou exclusão em outro dia, desde que seja ainda o período oficial de atendimento - inclusive desfazer o ajuste inicial;
• Você só poderá solicitar matrícula em disciplinas de outros cursos/campi, no dia 18 de Fevereiro. Tradicionalmente, só se podia realizar esse tipo de matrícula no último dia do período de Confirmação e Ajuste. Contudo, em ambos os casos, você estará sujeito ao saldo de vagas da disciplina em questão.
• Caso você tenha efetuado um ajuste, por exemplo, no primeiro dia de atendimento, você poderá efetuar outra inclusão ou exclusão em outro dia, desde que seja ainda o período oficial de atendimento - inclusive desfazer o ajuste inicial;
• Você só poderá solicitar matrícula em disciplinas de outros cursos/campi, no dia 18 de Fevereiro. Tradicionalmente, só se podia realizar esse tipo de matrícula no último dia do período de Confirmação e Ajuste. Contudo, em ambos os casos, você estará sujeito ao saldo de vagas da disciplina em questão.
Modelo de Procuração:
Procuração
Eu, Fulano de Tal............, portador do RG..........., órgão emissor SSP/, de CPF........... , brasileiro, solteiro, natural de ............. e residente em...................., na cidade de Palmas – TO nomeio e constituo meu bastante procurador Sicrano Beltrano, portador do RG órgão emissor SSP/(sigla do estado) CPF, brasileiro, solteiro, natural de.............., residente na ......., na cidade de ....................... para fins de realizar minha Confirmação e Ajuste de Matrículas ao primeiro semestre do ano de 2010 do curso de ..................... da UFT.
Cidade onde você está, XX de Mês de 2010
Assine: __________________________________________________________________
RECONHEÇA SUA ASSINATURA EM CARTÓRIO
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário
Aguardamos seu comentário!
O que achou do artigo? Alguma crítica, sugestão ou observação a fazer?
Dúvidas sobre qualquer assunto da universidade? Envie-nos email para dce@uft.edu.br
Ou então acesse o nosso Formulário de Contato aqui .
Diretório Central dos Estudantes - Universidade Federal do Tocantins - DCE/UFT