quarta-feira, outubro 21, 2009
Por Felipe Albuquerque
Os Coordenadores de cursos de Palmas protocolaram um pedido de alteração da Resolução do CONSUNI número 07/20008, que trata do Programa de Incentivo à Gestão. O pedido entrou na pauta da reunião do Conselho para o dia 06 de Novembro de 2009.
Atualmente, o professor que também é Coordenador de curso, recebe uma gratificação do tipo "FG1". No documento, eles solicitam que também recebam bolsa N3.
domingo, outubro 11, 2009
Por Felipe Albuquerque
O Ministério da Educação decidiu nesta quinta-feira (8), que em razão do adiamento das prova marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, a redução da opção do número de cursos escolhidos pelos alunos no Enem: antes eram 5 agora são 3. Oura decisão é que o ministério promete devolver o valor da taxa de inscrição, de R$ 35,00 aos candidatos que desistirem do exame devido à mudança de data.
A mudança da opção de cursos deverá ser feita por causa do vazamento da prova do Enem na semana passada, que foi cancelada. As opções serão reduzidas para acelerar o processo de seleção dos alunos, segundo o MEC. A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, espera que a maior parte das vagas seja preenchida já na primeira escolha.
quarta-feira, outubro 07, 2009
Por Felipe Albuquerque
O site do processo Estatuinte da UFT foi apresentado nesta quarta-feira (7) aos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O ato representou o lançamento oficial da página, que vai atuar como uma ferramenta fundamental para elaboração coletiva do Estatuto da Universidade, e pode ser acessada pelo endereço
www.uft.edu.br/estatuinte.
O vice-reitor Expedito Cavalcante apresenta o site da Estatuinte no Consepe
quinta-feira, outubro 01, 2009
Por Felipe Albuquerque
Magnífico Reitor da UFT, prof. Dr. Alan Barbiero,
Em virtude do ocorrido recente de possível "vazamento de informações relativas à prova do ENEM" e seu cancelamento pelo Ministério da Educação, solicito de Vossa Magnificência uma reunião Extraordinária do Conselho Universitário, para que o egrégio Conselho, pronuncie-se à sociedade tocantinense quanto à adesão da universidade a esse novo processo seletivo. O processo seletivo do MEC, como visto, apresentou falhas e/ou questionamentos, e considero que a adesão da universidade ao ENEM deveria ser novamente discutida pelo CONSUNI, visto que abre uma desconfiaça séria sobre a lisura do processo seletivo. Acredito também que o calendário de provas do Vestibular da UFT possa também ter suas datas rediscutidas pela COPESE.
quinta-feira, outubro 01, 2009
Por Felipe Albuquerque
O processo seletivo da UFT não será afetado pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciado nesta quinta-feira (1) pelo Ministério da Educação. A decisão foi tomada porque o conteúdo do exame teria vazado em São Paulo.
O reitor Alan Barbiero lamentou o ocorrido, já que acredita que a proposta do Enem pode modernizar e democratizar o processo seletivo da Instituições Federais de Ensino Superior. Quanto à realização do Vestibular 2010.1 da UFT, ele afirma que a instituição estava preparada para uma eventualidade quando aderiu à proposta - para a qual a destinou 25% das vagas. “Desde então o Edital já define que, se por algum motivo as vagas destinadas ao Enem não fossem totalmente preenchidas, elas seriam aproveitadas pelo próprio Vestibular”, explica.