DCE/UFT e DA buscam solução para problemas de transporte de acadêmicos de Porto Nacional

sábado, outubro 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

DCE/UFT e DAP na luta pelos acadêmicos de Porto Nacional
Na última quarta-feira, 19 de outubro, representantes do Movimento Estudantil da UFT (DCE, DAPT de Porto Nacional e CA`s) e da Coordenadoria Municipal de Juventude de Palmas,reuniram-se com o Secretário de Estado da Juventude e Esportes, Olyntho Neto. 

Na oportunidade, as lideranças estudantis buscam  alternativas e apoio do Governo Estadual para resolver um problema que atinge vários acadêmicos da UFT de Porto Nacional, mas que são moradores de Palmas e utilizam diariamente o transporte coletivo intermunicipal para os estudos.

ATENÇÃO - Representantes de CA´s e DA`s do CEB - Auxílio Individual

sábado, outubro 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), vem através deste, solicitar dos membros votantes no CEB do DCE ocorrido no dia 11 de outubro, a seguir discriminados, que encaminhem para dce@uft.edu.br O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, os documentos necessários para recebimento do Auxílio Individual para a viagem.

Anexe por email as cópias do RG, CPF, Comprovante de Matrícula, Dados Bancários da conta corrente (digitalização de extrato ou cartão de banco). No email, envie também um contato celular.


Reportagem sobre futebol de robôs com a equipe iBots da UFT

sábado, outubro 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Reportagem realizada para o Jornal Anhanguera da TV Jaime Câmara, afiliada Globo em Palmas e região, sobre o desempenho da equipe iBots da Universidade Federal do Tocantins na Competição Brasileira de Robótica de 2011 em São João Del Rei, Minas Gerais. A equipe disputou a categoria RoboCup Simulation 2D.

Estão abertas as inscrições para a oficina de Confecção de Máscaras - SESC Tocantins

sábado, outubro 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


 A oficina será ministrada por Pablo Marquinho, graduado em Artes Plásticas e professor dos Cursos de Licenciatura em Artes cênicas e Técnico em Arte Dramática no IFTO- Campus Gurupi, é responsável pelas disciplinas de maquiagem, cenário e caracterização de personagens.
 
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 25/10 ( terça-feira), às 18 horas.
Os selecionados serão comunicados via email e/ou telefone até o dia 27/10 ( quinta-feira).

Leitura dramática de " A Farsa da Boa Preguiça", de Ariano Suassuna, no SESC

sábado, outubro 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


apresenta a leitura dramática da comédia:

A Farsa da Boa Preguiça

de Ariano Suassuna

A peça, indicada para todas as idades, inclusive jovens e adolescentes, narra a história de Joaquim Simão, poeta de cordel, pobre e "preguiçoso", que só pensa em dormir. Joaquim é casado com Nevinha, mulher religiosa e dedicada ao marido e aos filhos. O casal mais rico da cidade, Aderaldo Catacão e Clarabela , possui um relacionamento aberto. Aderaldo é apaixonado por Nevinha e Clarabela quer conquistar Joaquim Simão. Três demônios fazem de tudo para que o pobre casal se renda a tentação e caia no pecado, enquanto dois santos tentam intervir. Jesus observa e avalia tudo. A partir daí, situações inusitadas e muito divertidas fazem deste texto uma das peças mais divertidas do teatro brasileiro.

Atlética Esbórnia na Bianco - 22 de Outubro

sábado, outubro 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Clique na imagem para ampliar

Semana Acadêmica de Engenharia Civil UFT - 24 a 27 de Outubro

sábado, outubro 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Clique na imagem para ampliar

Campus da UFT de Arraias sofre com goteiras e falta de acessibilidade

sábado, outubro 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Falta de acessibilidade para acadêmicos cadeirantes, várias goteiras em locais impróprios como a biblioteca, são problemas reclamados por acadêmicos da UFT de Arraias à reitoria, que não encontraram solução. Em entrevista ao Site roberta Tum o reitor da UFT, Alan Barbiero, não assumiu a solução dos problemas apontados através da reitoria e sugeriu que a direção busque parceria com a prefeitura para realização de pequenas obras."Uma licitação aqui vai levar de 60 a 90 dias", justificou.


ATENÇÃO - Representantes de CA´s e DA`s do CEB - Auxílio Individual

quinta-feira, outubro 20, 2011 Por Felipe Albuquerque


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), vem através deste, solicitar dos membros votantes no CEB do DCE ocorrido no dia 11 de outubro, a seguir discriminados, que encaminhem para dce@uft.edu.br até a próxima segunda-feira, 24 de Outubro, os documentos necessários para recebimento do Auxílio Individual para a viagem.

Anexe por email as cópias do RG, CPF, Comprovante de Matrícula, Dados Bancários da conta corrente (digitalização de extrato ou cartão de banco). No email, envie também um contato celular.

Sucesso da manifestação do DCE: MEC aumenta em R$ 1 milhão, recursos do PNAES da UFT para 2012

sábado, outubro 15, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Felipe Albuquerque entrega Carta ao SESU/MEC
Lembram da manifestação do DCE/UFT e os CA´s de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, que entregamos uma Carta de Revindicações ao Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luis Cláudio Costa, com vários pontos que cobramos ao Governo? 

Um deles foi o aumento dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil. Atendendo à nossa luta, o MEC adicionou UM MILHÃO DE REAIS aos recursos de Assistência Estudantil da UFT para 2012. Este ano foram 5 milhões, para 2012 serão 6 milhões.

DCE/UFT solicita à Reitoria mais recursos para transformar a quadra em ginásio poliesportivo

sábado, outubro 15, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Reunião que selou a emenda para a construção da quadra
Reunidos com o Reitor da UFT para cobrar mais empenho do Reitor na execução orçamentária de investimentos da universidade, em tempos de greve, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), nesta terça-feira, também cobrou da Reitoria empenho na destinação do recurso da quadra esportiva do Campus de Palmas.

O DCE desde o início da gestão, tem lutado em prol de investimentos em instalações esportivas no âmbito da UFT e obteve, em articulações com o Governo do Estado, emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para a construção de uma quadra no Campus de Palmas.

DCE/UFT cobra da Reitoria que recursos de investimentos em obras não sejam perdidos devido a greve

sábado, outubro 15, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) reuniu-se na última terça-feira com o Reitor da UFT para debater a questão dos projetos e obras da universidade que estão atrasados devido aos 4 meses de greve dos servidores técnico-administrativos da instituição. O DCE cobrou do Reitor mais firmeza no que tange à gestão dos recursos de investimentos nas obras da universidade.

A greve que finalizou-se no mês passado, sem ganhos, pôs em risco vários milhões de Reais em investimentos da UFT que poderão retornar ao Governo Federal se não forem empenhados até o dia 31 de Dezembro.

Gestão do DCE/UFT "Na Pressão Por Mudanças" tem mandato até 16 de Novembro

sábado, outubro 15, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


A atual gestão da Diretoria do DCE/UFT, intitulada "Na Pressão Por Mudanças" e presidida pelo estudante Felipe Albuquerque, tem mandato legal até o dia 16 de novembro. Paralelamente ao exercimento do mandato, ocorrerá também, o processo eleitoral da entidade, comandado pela Comissão Eleitoral aprovada na última reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB).



Comissão Eleitoral divulga informações para a escolha da nova Diretoria do DCE/UFT

sexta-feira, outubro 14, 2011 Por Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (CE DCE/UFT) torna público aos acadêmicos o Regimento Eleitoral e o Edital de Eleição para a escolha da nova Diretoria do DCE/UFT, gestão 2011/2012.

As eleições ocorrerão no dia 23 de Novembro. O período de inscrições de chapas será entre os dias 20 a 27 de Outubro .

Para mais informações, baixe os documentos oficiais emitidos pela Comissão Eleitoral ou retire uma cópia na sede do DCE/UFT com o Presidente da CE, Ygor Freitas.





Seleção de Colaboradores do Vestibular 2012/1 da UFT - Palmas

quinta-feira, outubro 13, 2011 Por Felipe Albuquerque

Caro Felipe,


Segue o texto e anexo pra divulgação entre os alunos.

A COPESE  convida todos os servidores e alunos que têm interesse em ser colaborador no Vestibular 2012-1 em Palmas, para participar de treinamento a realizar-se nos dias 13 e 17, no auditório do CUICA.

Neste primeiro treinamento, será feito um pré-cadastramento e todos os participantes terão prioridade para atuarem no Vestibular.

Segue abaixo o cronograma de atividades da COPESE:
Atenciosamente, 

CEB aprova Prestação de Contas da gestão do DCE/UFT "Na Pressão Por Mudanças"

quinta-feira, outubro 13, 2011 Por Felipe Albuquerque

Líderes estudantis aprovam Contas da Diretoria

O Conselho de Entidades de Base do Diretório Central dos Estudantes (CEB do DCE/UFT) aprovou nesta terça-feira, a Prestação de Contas da atual gestão da Diretoria da entidade, nomeada "Na Pressão Por Mudanças". O Conselho apreciou os relatórios e a documentação financeira disponibilizada pela Diretoria aos conselheiros.

A Gestão Na Pressão Por Mudanças, que possui mandato legal até o dia 16 de novembro é Presidida pelo acadêmico de Ciência da Computação, Felipe Albuquerque, Secretariada pelas alunas Juliana Cordeiro e Rita Lopes, de Engenharia Florestal e Matemática (Arraias) respectivamente e tem por Tesoureiro, o estudante Pedro Moura, da Medicina Veterinária.


PALESTRA - Tecnologias de Informação e Comunicação - 10 de Outubro

sábado, outubro 08, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


TRANSPORTE - Reunião do Conselho de Entidades de Base do DCE/UFT

sábado, outubro 08, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) informa aos Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos da universidade, o cronograma de transporte para a ida à reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB), que ocorrerá na próxima terça-feira, 11 de outubro.

Será disponibilizada apenas uma vaga por entidade estudantil efetivamente legalizada. Haverá um coordenador para cada bancada de transporte.

Será proporcionado alojamento a todas as lideranças.


  • CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS: Saída na segunda-feira, às 12h, do Campus de Tocantinópolis;
  • CAMPUS DE ARAGUAÍNA: Saída na segunda-feira, às 14h,do setor CIMBA UFT;
  • CAMPUS DE MIRACEMA: a divulgar;
  • CAMPUS DE PORTO NACIONAL: Segunda-feira, às 22h. Posto trevo.
  • CAMPUS DE ARRAIAS: o DCE entrará em contato com cada entidade para marcar horário de transporte;

Atlética Esbórnia comunica importância da reativação do Centro Acadêmico de Direito

sábado, outubro 08, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Visando que não fiquem perdidos no curso de Direito da UFT e também para evitar certos tipos de constrangimento, vou explicar o que é uma Atlética e o que é um CA.

A Associação Atlética é um órgão que em tese corresponde ao CA, Centro Acadêmico, porém com atribuições diferenciadas e visando um outro tipo de atividades que possam ser negligenciadas pelo CA, já que o mesmo tem muitas atribuições, a atlética responde à parte esportiva, aos eventos gerais que envolvam esporte ou diversão, como intercursos, interperíodos e festas, além de demais tipos de eventos culturais que possam vir a ser feito.

Cardápio - Restaurante Comunitário de Palmas - Outubro

quinta-feira, outubro 06, 2011 Por Felipe Albuquerque




Cardápio Oficial - Restaurante Comunitário Tereza Cristina Aires - 201 Norte




                                                        Semana (17 a 21 de Outubro)


Lista para Trabalhar no ENEM - Seleção de Estudantes da UFT Palmas

quarta-feira, outubro 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) foi demandado para ficar responsável por encaminhar uma lista de estudantes do Campus de Palmas, interessados em trabalhar na prova do ENEM. A lista será encaminhada até às 21h do dia de hoje.

Para poder ser um dos selecionados é necessário seguir os seguintes passos:


  • Os interessados deverão efetuar o cadastramento/atualização no link https://www.security.cespe.unb.br/ENEM_11/CadastroColaborador/ ;
  • Após cadastro no link, encaminhar seu nome/CPF/Setor em que trabalhar ou curso que estuda na UFT, com telefone para contato e número de matrícula, para dce@uft.edu.br até às 21h do dia de hoje;
  • Todos precisam estar cadastrados, pois só assim é possível incluir na lista para trabalhar;
  • Há uma quantidade restrita de vagas disponíveis para a UFT. Preenchendo as vagas, a universidade vai encaminhar o nome dos pretendentes para outras instituições, caso hajam vagas;
  • Não havendo cadastro do interessado no link e o encaminhamento do email, o pretendente não terá seu nome encaminhado para a seleção;
  • A reunião de capacitação dos selecionados será realizada no dia 21/10, às 17:00, no CUICA;

Valor da remuneração:  R$ 146,08 para os aplicadores de prova.


Horário de publicação da matéria: 12:25 de quarta-feira.

Atendendo pedido do DCE/UFT, Secretário solicita mais policiamento para as Casas do Estudante

quarta-feira, outubro 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Araguaína: Policiamento, só tinha na inauguração

Atendendo ao pedido do DCE/UFT formulado na semana passada, solicitando mais policiamento nos arredores das Casas do Estudante de Araguaína, Palmas, Porto Nacional e Gurupi, o Secretário de Estado da Juventude e Esportes, Olyntho Neto, teve uma reunião com o Comandante Geral da Polícia Militar sobre o assunto.

Com a movimentação do Governo do Estado, o DCE espera que diminuam os casos de assaltos aos estudantes moradores desses abrigos. 

UFT divulga 4ª chamada do Vestibular 2011/2

quarta-feira, outubro 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

A Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese) divulgou nesta terça-feira a 4º chamada do Vestibular 2011.2 da instituição. O documento pode ser acessado aqui.

As matrículas dos convocados serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro, nos seguintes locais e horários:

Araguaína - Secretaria Acadêmica, das 14h às 18h
Arraias - Secretaria Acadêmica, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30
Gurupi - Secretaria Acadêmica, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h
Miracema - Secretaria Acadêmica, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Palmas - Secretaria Acadêmica (BALA), das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30



FONTE: Site da UFT

DCE/UFT solicita audiência com Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia

domingo, outubro 02, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) solicitou audiência com o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Luis Borges, para tratar de projetos da área para a UFT. A reunião será marcada em breve. O contato inicial do DCE foi realizado em março, que abriu diálogo da entidade estudantil com o Poder Pùblico.

A UFT, por meio do curso de Ciência da Computação, conquistou o terceiro lugar na Competição Brasileira de Robótica, mesmo com o escasso investimento da universidade em projetos de C&T. Além de outras realizações, com a desempenhos excelentes no Prêmio Jovem Cientista.