UFT abre sistema de Matrículas Web 2011/2 no Portal do Aluno

segunda-feira, junho 27, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Os alunos veteranos da UFT já podem efetuar sua pré-matrícula para o segundo semestre de 2011 no Portal do Aluno. 

A abertura do sistema para solicitação das disciplinas segue Calendário Acadêmico, no entanto, os demais procedimentos e prazos poderão ser alterados devido à greve dos servidores técnico-administrativos.

Professores da UFT aprovam início de greve à partir de 27 de Junho

segunda-feira, junho 27, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Assembleia Geral define início da greve docente

Em assembleia geral ocorrida nesta terça-feira, convocada pelo SESDUFT (Seção Sindical dos Docentes da UFT), entidade filiada ao ANDES (Sindicato Nacional dos Professores), por ampla maioria dos presentes, os docentes deliberaram por iniciar uma greve geral à partir da próxima segunda-feira, 27 de Junho. Segundo a decisão aprovada, não será fechado o semestre letivo 2011/1 e as atividades de Pesquisa e Extensão, também serão cessadas.



DCE/UFT solicita à PROGRAD, abertura do sistema de Matrícula Web

segunda-feira, junho 27, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Sistema informa ao usuário, "fora do período"
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), fez, na tarde desta segunda-feira, solicitação formal à Pró-Reitoria de Graduação da universidade (PROGRAD) para que o sistema de Matrícula Web seja aberto aos acadêmicos. O prazo, segundo o Calendário Acadêmico, seria na última sexta-feira.

A greve dos servidores técnicos-administrativos atingiu também a realização das Pré-matrículas. Até o momento de publicação desta matéria, o sistema não foi aberto. 

Matrícula dos aprovados no Sisu deve ser efetuada nestas segunda e terça

segunda-feira, junho 27, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Os candidatos classificados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2011 devem efetuar a matrícula no campus da UFT que oferta o curso para o qual foram aprovados, entre hoje (27) e amanhã (28). Devido à greve dos servidores técnico-administrativos, algumas secretarias acadêmicas farão horário diferenciado para atendimento à demanda. De acordo com ofício protocolado junto à Reitoria, o Comando de Greve assegura a "execução dos procedimentos necessários".

Nota de Professor da UFT sobre a decisão de deflagrar a greve

segunda-feira, junho 27, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Os docentes da UFT deliberaram pela greve a partir do dia 27/06, após discutirem quatro propostas, incluindo aquelas que foram relatadas pelo Prof. Vinicius nos informes, a partir dos relatos das reuniões ocorridas em Araguaína, Gurupi e Tocantinópolis. Como se sobressaíram algumas afirmativas sobre arbitrariedade, precipitação etc. na deliberação, penso que algumas palavras se fazem necessária a fim de enriquecer, se possível, o debate, com o intento de que tenhamos lucidez em nossa discussão sobre o que pretendemos a partir desta segunda.

Grupo de pessoas fecham portões da UFT e prejudica funcionamento das cantinas

segunda-feira, junho 27, 2011 Por Felipe Albuquerque

Ocorreu hoje pela manhã, por volta das 4h, uma situação inusitada na UFT: pessoas, cuja identidade ainda não foram identificadas, trancaram os portões do campus de Palmas à cadeado e corrente, sem que houvesse manifestação programada.

O DCE/UFT apurou que somente por volta das 7h da manhã, os portões foram reabertos. A Diretoria Administrativa da UFT (DIRAD), foi informada do acontecimento por funcionários.

Devido o fechamento dos portões, as cantinas do campus tiveram o seu funcionamento prejudicado. Não foi servido almoço.

Devido a greve, obras da UFT serão paralisadas - DCE busca negociação com os grevistas

domingo, junho 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Ainda como parte do documento entregue à Reitoria na semana passada, pelo movimento grevista dos técnico-administrativos da UFT, intitulado de "Posição dos servidores técnico-administrativos sobre as demandas emergenciais em período de greve", está a determinação do movimento em paralisar as obras em andamento na universidade, à partir do dia 01 de Julho.

A Reitoria solicitara oficialmente, que fossem mantidos os serviços de fiscalização das obras e pagamento das construtoras, para evitar que as construções fossem suspensas. O movimento grevista foi categórico no documento: "Apesar da solicitação feita de serem mantidos os serviços de fiscalização de obras, a Diretoria de Obras Civis reafirma a posição de greve."

Greve dos Professores da UFT foi uma atitude precipitada, avalia DCE

domingo, junho 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Docentes da UFT não seguiram orientação do ANDES

Precipitada: não há outra palavra, para definir a deflagração repentina de greve feita pelos professores da universidade, ocorrida em assembleia geral na última terça-feira, 21. 45 votos, apesar da instituição possuir centenas e centenas de professores, foram o estopim de um movimento local e isolado no Brasil, que fará com que os docentes da UFT retenham as notas dos alunos em seus diários e não apliquem as provas finais, inviabilizando as matrículas estudantis do próximo semestre.


Sistema de Pré-Matrículas 2011/2 da UFT ainda estão indisponíveis aos alunos

sábado, junho 25, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Sistema de Pré-matrículas web da UFT, localizado dentro do Portal do Aluno, ainda não abriu. O início do processo deveria ocorrer na última sexta-feira, mas ainda se encontra indisponível ao acadêmico.

O DCE/UFT buscou entrar em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), na sexta-feira mas devido o Ponto Facultativo, não havia funcionários para comunicar o problema.



Governo e entidades se reúnem para discutir pautas específicas dos docentes

sábado, junho 25, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



Com o propósito de identificar as reivindicações específicas das entidades representativas dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e agendar a próxima etapa do processo de negociação, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Duvanier Paiva, recebeu representantes da diretoria do ANDES-SN na tarde desta quarta-feira (22/6), para o que ele definiu como a primeira rodada de negociação específica da categoria no governo Dilma.

Devido a greve, matrícula dos Calouros 2011/2 da UFT serão prejudicadas

quinta-feira, junho 23, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Em documento protocolado junto à Reitoria da instituição na última quarta-feira, intitulado "Posição dos servidores técnicos-administrativos sobre as demandas emergenciais em período de greve", do qual o DCE/UFT obteve cópia integral, os grevistas afirmam que efetuarão "o recebimento da documentação exigida para posterior registro de matrícula" dos candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado, o SISU/ENEM.

Pré-Matrículas 2011/2 serão mantidas - Mas processamento poderá ser prejudicado

quinta-feira, junho 23, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Ao que tudo indica, o período de Pré-Matrículas Web 2011/2, que se inicia nesta sexta-feira, 24 de junho  e finda-se no dia 12 de Julho, ocorrerá normalmente. Entretanto, com a greve dos professores, o processamento delas, programado para ocorrer entre os dias 19 a 21 de julho, poderá ser prejudicado.

Tal problemática deverá ocorrer, devido os docentes "segurarem" as notas dos alunos, não as inserindo no SIE (Sistema de Informações para o Ensino), que é o sistema informático que gere a situação acadêmica dos estudantes. Sem notas, consequentemente, não há matrículas.

Técnicos-administrativos endurecem efeitos da greve na UFT - Obras e Matrículas serão prejudicadas

quarta-feira, junho 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Maioria dos pedidos da Reitoria são negados pelos grevistas
Em Assembleia Geral dos Técnicos-administrativos da UFT, ocorrida nesta segunda-feira, no período vespertino, os servidores em greve decidiram rejeitar parte dos pedidos da Reitoria, feitos na última semana, em manter serviços essenciais da universidade.

Entre os pedidos, havia: manutenção da fiscalização e do pagamento das empresas construtoras das obras da UFT; matrícula dos calouros 2011/2 e dos veteranos e pagamento de serviços fundamentais.


CONVOCAÇÃO - Reunião do DCE/UFT com os CA`s - 22 de Junho

quarta-feira, junho 22, 2011 Por Felipe Albuquerque



O Diretório Central dos Estudantes (DCE), convoca todos os representantes de Centros Acadêmicos (CA´s) do Campus Universitário de Palmas da UFT e demais interessados, para participarem de uma reunião, nesta quarta-feira, 22 de Junho de 2010, às 18h, na sede do DCE/UFT. Serão debatidos os seguintes pontos:

  • Discussão sobre a atuação do Movimento Estudantil da UFT no que tange às greves deflagradas pelos professores e técnicos-administrativos;

Atenciosamente,


Felipe Albuquerque

Presidente do DCE/UFT

MEC divulga lista de aprovados na 1ª chamada so SISU/ENEM

quarta-feira, junho 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira a primeira lista de aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para vagas em universidades públicas com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).


Comando Nacional de Greve dos Técnicos-Administrativos é recebido pelo Ministro da Educação

quarta-feira, junho 22, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Comando Nacional de Greve reúne-se com Ministro da Educação


O CNG-FASUBRA exigiu que o Governo Federal apresentasse uma contraproposta concreta à pauta de reivindicações e ressaltou que o mais importante é garantir aumento salarial no mínimo para 2012. O ministro, então, reiterou o compromisso assumido de mediar o conflito, e disse que a luta dos TAEs deverá ter retorno positivo. 



Ministro da Educação afirma que greve em universidades não deve afetar matrículas

terça-feira, junho 21, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Ministro da Educação, Fernando Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje que a greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais não prejudicará as matrículas do segundo semestre de 2011.

O ministro espera pôr fim à paralisação até o final do mês de agosto, quando devem recomeçar as aulas. A greve teve início do mês de junho.


Docentes das IFEs aprovam paralisação no próximo dia 05 e construção de greve para agosto

segunda-feira, junho 20, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



Paralisar as atividades no dia 05 de julho e pautar a construção da greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFEs) para agosto de 2011. Estas foram as deliberações do encontro do setor das IFEs, realizado na sede do ANDES-SN, nos dias 17 e 18 de junho. A reunião contou com a participação de 37 professores, de 25 seções sindicais.



UFT terá ponto facultativo nesta sexta - 24 de Junho

segunda-feira, junho 20, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



A UFT terá ponto facultativo em seus sete campi nesta sexta-feira (24), em virtude do feriado nacional de Corpus Christi (23).

A decisão foi publicada na Portaria 1.273, emitida pelo Gabinete da Reitoria, e ressalva apenas o funcionamento de atividades essenciais.



Orientações - Procedimento de Pré-Matrículas 2011/2 da UFT

segunda-feira, junho 20, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Calouros ou veteranos da UFT, para continuarem cursando os semestres subsequentes de sua graduação, será necessário solicitar "pré-reserva" nas disciplinas oferecidas em cada período letivo, através do procedimento de Pré-Matrícula, disponível no Portal do Aluno.



Se você perder o prazo da Pré-Matrícula (24 de Junho à 12 de Julho), poderá correr o grave risco de não cursar nenhuma disciplina, pois os alunos que a fizeram poderão já  obter vagas nas turmas que você desejava matricular-se (de acordo com os Critérios de Prioridade de Processamento de Matrícula).  

DCE/UFT cobra instalação da CAPES Web TV aos novos Diretores dos Campi

domingo, junho 19, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Inaguração da Web Tv na Biblioteca de Palmas

Na solenidade de posse dos novos Diretores dos campi da UFT, ocorrida na última quarta-feira, 15,  o Diretório Central dos Estudantes (DCE), representado pelo acadêmico Felipe Albuquerque, cobrou dos empossados, o compromisso de implantarem o sistema CAPES Web TV nas bibliotecas de todos os campi da universidade. Apenas em Palmas, a ferramenta foi implantada.


Professores da UFT irão decidir esta semana se vão ou não entrar em greve

domingo, junho 19, 2011 Por Felipe Albuquerque

Em assembléia geral nesta segunda-feira, 13, os professores da Universidade Federal do Tocantins - UFT votaram por unanimidade o indicativo de greve para o dia 21 de junho. Durante todo o dia os docentes dos sete campi irão parar suas atividades com intuito de discutir e decidir se iniciarão greve.

O presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFT - SESDUFT, professor Vinícius Pinheiro Marques, conta que a proposta de indicativo de greve foi colocada em assembléia, sendo que uma nova plenária acontecerá no próximo dia 21 juntamente com um dia de paralisação em todos os campi. 

Arraiá UFT - Campus de Porto Nacional - 22 de Junho - 20h

domingo, junho 19, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Haddad pede suspensão de greve dos técnicos das universidades federais para retomada de negociações

sexta-feira, junho 17, 2011 Por Felipe Albuquerque



Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, pediu hoje (15) em audiência pública na Câmara dos Deputados que os técnicos-administrativos das universidades federais suspendam a greve para que as negociações sejam retomadas. A paralisação teve início na semana passada e conta com a adesão de servidores de 37 instituições, segundo a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).


Reportagem - Manifestação DCE/UFT - Entrega de Carta de Reinvindicações ao SESU/MEC

sexta-feira, junho 17, 2011 Por Felipe Albuquerque



Manifestação organizada pelo DCE/UFT no FORGRAD 2011. 

Ocorreu a entrega de uma Carta de Reinvidicações ao Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, com 4 pontos importantes à UFT: Mais professores efetivos para a universidade; ampliação dos recursos de Assistência Estudantil para a UFT; mais verbas para construção e manutenção de laboratórios e destinação de recursos para a construção de áreas esportivas para os campi da UFT.

Resultados - V JUFT - Porto Nacional

segunda-feira, junho 13, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Segue em anexo os restultados finais dos V Jogos da Universidade Federal do Tocantins, realizados de 10 a 12/06/2011 na cidade de Porto Nacional com a participação dos 7 campus e das equipes: Intercâmbio e Indigenas do Campus Palmas.

Edital da Bolsa ACORDES 2011

segunda-feira, junho 13, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Gostaria que encaminhassem o edital em anexo para esse que seja divulgado junto a toda comunidade discente dos cursos de graduação da UFT Campus Palmas, por intermédio dos respectivos Centros Acadêmicos.


Grato pela atenção e apoio,


Oportunidade de intercâmbio com outra universidade federal só até sexta

segunda-feira, junho 13, 2011 Por Felipe Albuquerque

O aluno da UFT que quiser participar de intercâmbio com outra universidade federal do Brasil pode se inscrever a partir desta quarta-feira (08) no Programa Santander Universidades de Mobilidade Nacional.

Está sendo oferecida uma bolsa, no valor de R$ 2.500, para que o estudante curse o segundo semestre de 2011 em qualquer uma das universidades que mantêm convênio com o Programa. As inscrições podem ser feitas até dia 17 deste mês e todos os detalhes, como documentos, local e outras regras para participação, estão disponíveis no edital publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) nesta segunda (06). Confira aqui.

Abertas inscrições para 25º Prêmio Jovem Cientista

segunda-feira, junho 13, 2011 Por Felipe Albuquerque

O Conselho Nacional  de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas, até o dia 31 de agosto, para o 25º Prêmio Jovem Cientista. A edição de 2011 comemora os 30 anos do prêmio e os 60 anos do conselho.

Com o tema "Cidades Sustentáveis", o prêmio tem o objetivo de promover o debate e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram alternativas para os problemas brasileiros.


PEDIDO DE DESLIGAMENTO

sexta-feira, junho 10, 2011 Por Felipe Albuquerque



Venho por meio deste informar à comunidade acadêmica da UFT que eu, Daniel de Freitas Nunes, acadêmico do curso de História do campus de Porto Nacional e  primeiro tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes da UFT, não componho mais a diretoria da entidade a partir da publicação desta nota. 

O meu pedido de desligamento se dá em virtude do agravamento da incompatibilidade das atividades de primeiro tesoureiro da entidade e minha carreira acadêmica, haja vista que estou em processo de conclusão do curso bem como envolvido em projeto de pesquisa. Portanto, para não prejudicar o funcionamento da entidade, a melhor opção é pedir desligamento.

Jogos da UFT começam nesta sexta-feira

quinta-feira, junho 09, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


A quinta edição dos jogos da Universidade Federal do Tocantins – JUFT será realizada em Porto Nacional entre os dias 10 e 12 de junho. O evento contará com várias equipes femininas e masculinas, que foram selecionadas no mês de maio para a competição. Os jogos começam às 8h da manhã, mas a abertura oficial está prevista para as 17h, no Centro Olímpico de Porto Nacional.

O objetivo principal do JUFT é a interação dos acadêmicos de todos os campi. Esse ano, a competição vai contar com uma série de modalidades esportivas, como futsal, voleibol, handebol e basquetebol. Já nas modalidades individuais haverá competição de xadrez, tênis de mesa, natação e poker.

PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES DO JUFT: Prorrogadas até quinta-feira às 18h

quarta-feira, junho 08, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) informa que estão abertas somente até esta QUINTA-FEIRA, 09 de Junho, às 18h, o pagamento das inscrições para o 5º JUFT, no valor de R$ 35,00 (inclui alimentação durante os 3 dias, transporte dos atletas, alojamento e a festa)

Deverão efetuar o pagamento das inscrições, os atletas selecionados nas modalidades respectivas de cada campi. O pagamento poderá ser feito a um dos Diretores do DCE/UFT em cada campi.

Na ausência do pagamento até a data estipulada, o estudante terá que efetuar o reembolso do Auxílio fornecido pela PROEST.

UFT terá rede de artistas

quarta-feira, junho 08, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


A valorização da arte e da cultura é uma nova forma de incentivar a interação na vida acadêmica. Por isso, a Universidade Federal do Tocantins agora vai contar com o projeto “UFT tem arte”. Através desse projeto, a universidade pretende valorizar a arte produzida pelos alunos, professores, técnicos e egressos. Dessa forma, poderá direcionar ações culturais para melhor aproveitamento e aprimoramento destas habilidades.

Centro de Idiomas do Campus de Palmas UFT abre inscrições para turma de verão

quarta-feira, junho 08, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


O Centro de Idiomas no campus da UFT em Palmas está com inscrições abertas para o curso de verão em Língua Inglesa I, nos níveis Intro I e II, e Interchange I.

As inscrições começam no dia 20 de junho e terminam em 04 de julho, e podem ser feitas no próprio Centro de Idiomas, que fica no bloco II.

Aluno pode se increver para intercâmbio com outra universidade federal

segunda-feira, junho 06, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


O aluno da UFT que quiser participar de intercâmbio com outra universidade federal do Brasil pode se inscrever a partir desta quarta-feira (08) no Programa Santander Universidades de Mobilidade Nacional. 

Está sendo oferecida uma bolsa, no valor de R$ 2.500, para que o estudante curse o segundo semestre de 2011 em qualquer uma das universidades que mantêm convênio com o Programa. 

Técnicos-administrativos da UFT entram de greve - Reitor considera greve justa

segunda-feira, junho 06, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



Mais de 50% dos técnicos administrativos da UFT paralisaram suas atividades a partir deste segunda-feira, 6. Essa paralisação também acontece em universidades federais de outros estados. A categoria reivindica a valorização dos servidores da educação superior, a equiparação salarial a três salários mínimos, reajuste dos auxílios creche e alimentação e a revisão do anexo quatro do Plano de Carreira que trata sobre a qualificação. Uma reunião com o Governo Federal e representantes da categoria está agendada para esta terça-feira em Brasília, DF.

UFT divulga provas e gabaritos provisórios do Vestibular 2011/2

domingo, junho 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


A UFT, por meio da Comissão Permanente de Seleção, a COPESE, divulgou a instantes as provas e o gabarito provisório do Vestibular 2011/2 da instituição. Nesta edição, foram quase 15 mil inscritos.

Para acessar os dados, clique aqui

Quadro Oficial de Abstenções - Vestibular 2011/2 da UFT - Manhã e Tarde

domingo, junho 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Clique na imagem para ampliar

Horários e Itinerários - Transporte Coletivo de Palmas - Junho de 2011

domingo, junho 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


O SETURB (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Tocantins), divulgou essa semana em seu site, o Quadro de Horários e Itinerários de todas as linhas de Transporte Coletivo da capital para o mês de Abril de 2011. Você pode baixá-lo na área lateral direita do site.

Caso o horário não seja cumprido pela empresa de transporte, denuncie ligando à ATTM (2111 4210). Se o problema for com a Linha 9 UFT, denuncie ao DCE (3232 8180).


MEDNINA - O Arraiá da Medicina da UFT - 11 de Junho - Espaço Luz

domingo, junho 05, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Clique na imagem para ampliar

Propostas de mais recursos para a UFT investir em Assistência Estudantil é entregue ao MEC em Brasília

sábado, junho 04, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Secretário chama DCE para expor reinvindicações estudantis
Foi entregue em Brasília nesta sexta-feira, em mãos ao Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, pelo Reitor Alan Barbiero, o pedido do DCE e da UFT de obter mais recursos de Assistência Estudantil para este ano.

As entidades cobraram do Secretário, o compromisso público firmado por ele, no FORGRAD, devido a manifestação organizada pelo DCE/UFT em prol de mais recursos para a universidade investir na permanência do acadêmico. Na manifestação, o DCE também entregou uma Carta de Reinvindicações ao Secretário do MEC.

DCE/UFT cobra formulação dos projetos dos Restaurantes Universitários dos campi de Araguaína e Gurupi

sábado, junho 04, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) cobrou na última quinta-feira, um posicionamento da Diretoria de Obras Civis da UFT (DOC), sobre o andamento do projeto dos Restaurantes Universitários dos campi de Araguaína e Gurupi. Acompanhe ao final, a resposta do Diretor Luciano Sbroglia.

"Queremos pressa na formulação desse projeto. Por isso estamos 'no pé' desde o início deste semestre letivo, pressionando a UFT para apresentar aos alunos, um projeto viável, que atenda as necessidades dos acadêmicos dos cursos integrais dos campi de Araguaína e Gurupi." afirma Felipe Albuquerque, Presidente do DCE/UFT.


Devido pressão por deflagrarem greve estudantil, obras do complexo laboratorial recomeçam

sábado, junho 04, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

DCE/UFT e CA´s de Civil e Elétrica unem-se no movimento
Após os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do Campus Universitário de Palmas, deflagrarem em Assembleia Geral, pela realização de uma greve em protesto pela paralisação das obras dos 6 complexos laboratoriais, a construção foi retomada na última segunda-feira.

A greve, que teve início no dia 25 de Maio, gerou também inúmeros atos de protestos, cobertos inclusive pela imprensa. Com a pressão, em menos de uma semana as obras foram recomeçadas. As obras estavam paradas por mais de 3 meses.

Técnicos-administrativos da UFT deliberam: greve a partir do dia 06 de Junho

quinta-feira, junho 02, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Os técnicos-administrativos da UFT, reunidos em Assembleia Geral ocorrida na tarde desta quinta-feira, no Campus Universitário de Palmas, optaram por atender à deliberação nacional da FASUBRA de deflagrar greve na categoria por tempo indeterminado. A paralisação geral terá início na próxima segunda-feira, 06 de Junho.

O DCE/UFT entrou em contato com líderes do movimento para questioná-los se haverá fechamento dos campi durante a segunda-feira - não houve confirmação por parte deles.

VÍDEO: Manifestação DCE/UFT - Entrega de Carta de Reinvindicações ao SESU/MEC

quinta-feira, junho 02, 2011 Por Felipe Albuquerque



Vídeo da manifestação estudantil organizada pelo DCE/UFT, aproveitando a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, no FORGRAD, na última segunda-feira. A versão é integral. Em breve o DCE disponibilizará a versão divulgada pela TV Anhanguera, que cobriu também a manifestação.

No vídeo, você confere a entrega da Carta de Reinvindicações ao Secretário e a explanação dos pontos cobrados pelo DCE.

FASUBRA aprova início de greve para o dia 06 de Junho - SINTAD/UFT delibera hoje

quinta-feira, junho 02, 2011 Por Felipe Albuquerque

Cerca de 130 delegados, representando 36 sindicatos técnicos-administrativos em educação das universidades brasileiras, decidiram que os 179 mil trabalhadores vão entrar de greve na próxima segunda-feira, dia 06 de junho, por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada na Plenária Nacional realizada pela Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras, quarta-feira, no hotel Aracoara, em Brasília.

Cobrando compromisso do MEC, DCE/UFT solicitará mais recursos para Assistência Estudantil

quinta-feira, junho 02, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


DCE inicia discussão para cobrar o compromisso feito pelo MEC


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) reuniu-se com o Reitor e a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da universidade, na última quinta-feira, para debaterem o compromisso público efetuado pelo Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, na manifestação organizada pela entidade estudantil na última segunda-feira.



Homem portando faca é abordado por seguranças da UFT até a chegada da Polícia Militar

quinta-feira, junho 02, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Ponto de Coletivo onde foi registrado o acontecimento
Ocorreu, por volta das 22h desta quarta-feira, uma situação inédita na UFT, Campus de Palmas. Sentado no ponto de coletivo principal da universidade, um homem, de porte de arma branca, foi abordado por seguranças da Jorima até a chegada da Polícia Militar. Estudantes que presenciaram o acontecimento, informaram os detalhes ao DCE/UFT. 

Segundo relatos, o rapaz que supostamente também aguardava adentrar em um dos ônibus, questionou os acadêmicos nos arredores do ponto de coletivo, sobre qual o horário de saída do transporte para a cidade de Paraíso. 

Após manifestação, Secretário do MEC compromete-se a liberar mais recursos para Assistência Estudantil

quarta-feira, junho 01, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Queremos Professores Efetivos e não, Temporários
A manifestação estudantil organizada pelo DCE/UFT, aproveitando a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, no FORGRAD, na última segunda-feira, foi bem sucedida e poderá dar muitos frutos aos acadêmicos, principalmente no que tange à obter mais verbas para a UFT destinar à Assistência Estudantil.

Munidos de faixas e entrando em silêncio no auditório do CUICA, os estudantes protestaram quanto à falta de professores na UFT; cobraram mais vagas de docentes efetivos nos próximos concursos e protestaram contra os problemas nos atrasos dos laboratórios dos campi.

DCE/UFT protocola Carta de Reinvidicações ao Secretário de Educação Superior do MEC

quarta-feira, junho 01, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Secretário do MEC convidou DCE/UFT a explanar as reinvidicações
Teor da Carta de Reinvidicações protocolada pelo DCE/UFT ao Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, na manifestação organizada pela entidade, na última segunda-feira, no Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (FORGRAD). 

Prefeitura de Palmas assina contrato com empresa que assumirá Restaurantes Comunitários

quarta-feira, junho 01, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Empresária Rita: assumirá Restaurantes Comunitários da capital


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social decidiu contratar a segunda colocada na primeira licitação para administração dos Restaurantes Comunitários da Capital, a empresa "Tia Rita Eventos". A gestão acatou as orientações do Ministério do Público Estadual e no dia 12 de janeiro de 2011 interditou os restaurantes e rescindiu o contrato com a primeira colocada em virtude da identificação de uma série de irregularidades.