Técnicos Administrativos da UFT se Reúnem com Secretário Executivo do MEC

terça-feira, março 29, 2011 Por Daniel freitas

 
Na manhã desta terça-feira, 28, os servidores técnicos administrativos da UFT que estão desde ontem em estado de greve, estiveram reunidos com o secretário executivo do Mec, José Henrique Paim, que representa o Ministro Fernando Haddad para pedir auxílio e a intervenção do Mec na agilidade da negociação com o Governo Federal. 




DCE/UFT marcará debate entre os candidatos a Diretor do Campus de Palmas

segunda-feira, março 28, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) organizará um debate entre os candidatos a Diretor do Campus Universitário de Palmas. O evento ocorrerá no dia 11 de Abril, segunda-feira, a partir das 9h40min, no CUICA.

3 chapas concorrem ao cargo de Diretor: Aurélio Picanço, do curso de Engenharia Ambiental, liderando a CHAPA 1, atual Diretor; Damião Rocha, do curso de Licenciatura em Pedagogia, atual Coordenador de seu curso, liderando a CHAPA 2 e o atual Coordenador do curso de Ciência da Computação, prof. George Brito, na CHAPA 3.

Técnicos-Administrativos da UFT entram em Estado de Greve e reduzem jornada de trabalho

segunda-feira, março 28, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Reunidos na manhã desta segunda-feira, na sede da Reitoria da UFT e à tarde, no térreo da Biblioteca Central do Campus Universitário de Palmas, os servidores Técnicos-Administrativos da universidade decidiram, em Assembleia, adotar a condição de "Estado de Greve", a iniciar-se à partir desta terça--feira, 29 de Março. Cerca de 150 funcionários participaram dos atos.


CONVÊNIO - DCE/UFT e Quiosque Capim Dourado - Desconto na alimentação

segunda-feira, março 28, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Apresentando a carteirinha de meia entrada da UNE, feita pelo DCE/UFT, ganhe 10% de desconto na alimentação completa (espetinho completo)

Abertas as inscrições para o Programa de Monitoria Indígena na UFT

segunda-feira, março 28, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), tornou público nesta segunda-feira (28), o edital de abertura das inscrições para selecionar candidatos para o Programa Institucional de Monitoria Indígena (PIMI), nos campi de Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. 



Em votação apertada, FASUBRA rejeita Indicativo de Greve para o dia 28

domingo, março 27, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Assembleia da FASUBRA decide rejeitar Indicativo de Greve

Em votação apertada, de 69 a 57 (e 6 abstenções), a Assembleia Geral da FASUBRA (Federação dos Técnicos-Administrativos do Ensino Superior Brasileiro) ocorrida neste sábado, 26, rejeitou o Indicativo de Greve a iniciar-se no dia 28 deste mês. 

A decisão deverá ter reflexos nas decisões do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da UFT (SINTAD), entidade filiada à FASUBRA, que deliberaria essa semana sobre a atual conjuntura vivida pela categoria.



Campanha para Doação de Sangue - 30 de Março - Campus de Palmas

domingo, março 27, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Os Centros Acadêmicos de Medicina e Enfermagem organizam, nesta quarta feira, dia 30 de março, uma campanha para doação de sangue no campus de Palmas. O evento ocorrerá das 8h00 às 18h00

O mesmo contará com a presença de alunos de ambos os cursos que farão a divulgação pelo campus, explicando a importância desse belíssimo ato. Os alunos discorrerão sobre os pré-requisitos para ser doador, como também os cuidados a serem tomados após a coleta.

A campanha tem como alvo não apenas os acadêmicos, como também os professores, os técnicos e os servidores.

SINTAD pode aprovar Indicativo de Greve na UFT para a próxima semana

sábado, março 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Em diálogo com lideranças do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da UFT (SINTAD), entidade vinculdada à FASUBRA (Federação dos Trabalhadores das Universidades Federais Brasileiras), a categoria poderará aderir à uma possível greve nacional,debatida para ter início na próxima semana.


UFT prorroga inscrições do Bolsa Permanência até o dia 1º de abril

sábado, março 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST) publicou nesta sexta-feira (25), edital de prorrogação das inscrições para o Programa Bolsa Permanência. Agora, os alunos interessados em participar do programa poderão se inscrever até o dia 01 de abril.

Edital de prorrogação pode ser conferido aqui

Edital completo aqui

Mais informações: (63) 3232-8594 ou através do e-mail dae@uft.edu.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo .

CONVOCAÇÃO e DOCUMENTOS - Reunião do CONSUNI - 30 de Março de 2011

sábado, março 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


 
O Reitor da Universidade Federal do Tocantins e Presidente do Conselho Universitário (Consuni) da UFT, Professor Alan Barbiero, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os membros integrantes deste Conselho para a 67ª reunião ordinária a se realizar no dia 30 de março de 2011, quarta-feira, às 14h30, no Auditório do Bloco IV,   Campus de Palmas, para a apreciação da seguinte pauta:

Relatório Oficial de Gestão da UFT - Ano de 2010

sábado, março 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT



Para obter maiores informações sobre a UFT em 2010, baixe o relatório oficial de gestão, a ser aprovado na reunião do Conselho Universitário nesta próxima quinta-feira.


Inscrições abertas para as Oficinas do Palco Giratório 2011 - SESC Tocantins

sábado, março 26, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Estão abertas as inscrições para as oficinas do PALCO GIRATÓRIO 2011:

Oficina1 do PALCO GIRATÓRIO:
Com o Grupo de Teatro Independente (RJ)

O ATOR NO PROCESSO COLABORATIVO.

Na oficina serão propostos exercícios utilizados pelo grupo em seus processos de criação de espetáculos.  
Local: Teatro SESC Palmas

Rompimento de Bueiro abre Cratera na TO-050, e deixa acadêmicos de outras cidades circunvizinhas de Arraias sem assistirem aulas na UFT.

sexta-feira, março 25, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Na terça-feira (22), um rompimento de um bueiro devido ao grande volume de água da chuva acontece na TO-050, em Arraias - TO deixando assim acadêmicos do Campus Universitário de Arraias, das cidades como Monte Alegre (GO), Campos Belos (GO), Combinado (TO) e Novo Alegre (TO),  sem acesso à cidade universitária, assim ocasionando impossibilidades para que os mesmos assistam por enquanto as aulas dos seus respectivos cursos (PEDAGOGIA E MATEMÁTICA).
Segundo informações do poder público de Arraias, a prefeitura juntamente com o Estado ja providenciam resolução para tal problema.


Postado por: Rita Lopes (2° Secretária do DCE) e o acadêmico Breno Suarte.

Termos de Referência do Restaurante Universitário do Campus de Palmas começam a serem discutidos

quinta-feira, março 24, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

A Comissão formada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFT (PROEST), reunir-se-á pela primeira vez, nesta sexta-feira pela manhã, para debater os termos de referência que norteará a licitação do prestador de serviço do Restaurante Universitário do Campus de Palmas.

A Comissão é formada por três professores e três estudantes: Felipe Albuqueque, Klécios Eufrázio e Rafael Cordeiro. Na primeira reunião, devem ser debatidos temas como o preço e cardápio da alimentação, bem como as categorias que utilização o Restaurante.

Prof. Adriano Nascimento assume Direção do Campus de Palmas da UFT interinamente

quinta-feira, março 24, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Boa tarde a todos!

Informamos que o Prof. Adriano Nascimento da Paixão do curso de Ciências Econômicas assumiu a Direção do Campus Universitário de Palmas desde o dia 22 de março até o dia 13 de abril deste ano, período que o Prof. Aurélio Pessôa Picanço está dispensado da função para concorrer novamente ao cargo.

Pedimos ampla divulgação desse informe à Comunidade Acadêmica deste Campus.

Agradecemos a atenção,

Direção do Campus de Palmas - (63) 3232-8020.

Fonte: Email da Direção do Campus de Palmas

Recepção Institucional da UFT e DCE aos calouros: Campus de Tocantinópolis

quinta-feira, março 24, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


“UFT presente de Norte a Sul do Tocantins”. A frase estampada em Frontligths (tipo de mídia exterior de altíssimo impacto visual), banners e documentos da Universidade Federal do Tocantins, não é uma citação qualquer. Essa presença é fator importantíssimo para todos os tocantinenses, sobretudo a população da região do Bico do papagaio, no extremo norte do Estado, onde jovens, adultos e idosos, que sonham com o ensino superior, têm essa oportunidade facilitada, por meio do Campus de Tocantinópolis.

UFT forma primeiro deficiente visual em curso superior

quinta-feira, março 24, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Foto: Alvo Fotográfico Formatura e Eventos / Divulgação
Sousa é o primeiro deficiente visual a formar-se na UFT

Wilson Dias de Sousa recebeu, na noite da última quarta-feira (23), um prêmio por sua força de vontade: o diploma de curso superior em Letras. Deficiente visual desde pequeno (perdeu a visão ainda criança, por volta dos dois anos), entra para a história da UFT ao ser o primeiro deficiente visual a se formar na Universidade  no curso de Letras no Campus de Araguaína. "Foi um momento incomparável", disse o recém-formado em entrevista por telefone na tarde desta quinta-feira.


Recepção Institucional da UFT e DCE aos calouros: EMVZ Araguaína

quinta-feira, março 24, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Recepção aos calouros da EMVZ

A missão de produzir conhecimentos para formar cidadãos e profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, faz da Universidade Federal do Tocantins, uma instituição em franca expansão. Um exemplo é o Campus de Araguaína, o segundo maior da UFT. No município são oferecidos 12 cursos de graduação, entre eles, Medicina Veterinária e Zootecnia cujos calouros foram recepcionados oficialmente na terça-feira (22), no auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ).

Calouros destacam diversidade e pesquisas durante recepção oficial em Porto

segunda-feira, março 21, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


“A Universidade Federal do Tocantins é uma instituição que esta pronta para atender as necessidades do aluno e ainda é bem conceituada e engloba várias áreas, gêneros e culturas”. A frase da caloura do curso de Ciências Biológicas, Cleonice Ferreira dos Santos, sintetiza bem as características do Campus de Porto Nacional – marcado pelas licenciaturas e pesquisas na área da educação indígena e do meio ambiente. Nesta segunda-feira (21), Cleonice e mais cerca de 150 alunos foram recepcionados oficialmente pela reitoria da UFT, durante encontro no auditório do Campus.

Na oportunidade, o diretor Márcio Galdino, após as boas-vindas, explicou aos novos acadêmicos todo organograma do local, como o setor administrativo, laboratórios, áreas de pesquisa e os núcleos de estudo. 

DCE/UFT iniciará movimento pela criação da meia-passagem estudantil Paraíso/Palmas

sábado, março 19, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) iniciará este mês, um movimento em prol da implantação de uma política de meia-passagem intermunicipal aos estudantes universitários de Paraíso que estudam em Palmas. 

No Campus de Palmas, há diversos acadêmicos nessa situação. Pagam altos valores para se deslocarem de Paraíso à capital, e efetuarem os seus estudos. Os estudantes reclamam também do valor da tarifa, que segundo eles, não é compatível com a distância entre os municípios e as taxas praticadas por outras empresas com destino a outras cidades do estado.

Prefeitura de Palmas pode estar sendo multada por não ter fixado valor da tarifa de ônibus

sábado, março 19, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


O QUE DIZ O TAC
PROCEDIMENTO PRELIMINAR ADMINISTRATIVO Nº 05/2009
- Termo de Ajuste de Conduta

CLÁUSULA SEGUNDA


§ 1º - Visando garantir a execução dos princípios da previsibilidade e periodicidade estabelecidos e fundamentados no item 1.1, letra
“a”, deste Termo de Compromisso, a tarifa do transporte coletivo de Palmas-TO
será calculada e aferida até o dia 1º de março de cada ano e o valor, para mais ou para menos, deverá vigorar necessariamente 03 (três) meses após, ou seja, a partir do dia 1º de junho do ano respectivo.

CLAUSULA QUARTA

O descumprimento pelos COMPROMISSÁRIOS das obrigações
assumidas em qualquer das cláusulas do presente Termo implicará em medidas
judiciais e administrativas cabíveis em desfavor dos mesmos, além da aplicação
imediata da multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) ao dia, devidamente
corrigida pelo INPC ou outro índice que vier a substituí-lo, até o efetivo
cumprimento da obrigação.

A Prefeitura de Palmas não está atendendo à determinação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) em 2009 de calcular e aferir o valor da tarifa de ônibus até o dia 1° de março. No dia 16 de fevereiro, o Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade decidiu, por 12 votos a 3, manter o valor da tarifa de ônibus em R$ 2,20. Contudo, a prefeitura não se manifestou oficialmente sobre essa definição, conforme prevê o TAC. A denúncia foi feita ao CT pelo vereador Fernando Rezende (DEM).

O conselho é um órgão consultivo, e o prefeito Raul Filho (PT) não é obrigado a seguir a sua orientação. Entretanto, por ainda não ter oficialmente fixado o valor da tarifa, até o dia 1° de março, a prefeitura pode estar sendo multada em R$ 5 mil por dia pelo descumprimento do acordo com o MPE, segundo a Cláusula Quarta, do TAC. Até esta sexta-feira, 18, o valor da multa, então, seria de R$ 85 mil. 

Segundo o vereador Fernando Rezende, o motivo para a prefeitura não ter fixado ainda o valor da tarifa de ônibus em R$ 2,20, atendendo à recomendação do termo de compromisso com o MPE, seria um possível acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano de Passageiros do Tocantins (Seturb), José Antônio dos Santos Júnior, o Toninho, para aumentar o valor da tarifa para R$ 2,40, como propôs o sindicato. “O prefeito Raul Filho estaria esperando uma liminar em favor do Seturb, para aumentar o valor da tarifa para R$ 2,40”, afirmou o vereador.

Porém, Toninho negou que o Seturb tenha ingressado com uma ação nesse sentido. "Estamos aguarndando o prefeito se manifestar sobre o assunto", afirmou o empresário ao CT.



DCE/UFT solicita ao Prefeito de Arraias, melhorias para as Casas do Estudante da cidade

sexta-feira, março 18, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Cidade de Arraias, extremo sul do estado
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) contactou hoje, por telefone, o Prefeito Municipal de Arraias, Wagner Gentil, para reforçar o pedido da UFT em construir os muros nos entornos das Casas do Estudante da cidade.

Nas Casas, cedidas pelo Executivo Municipal à UFT, moram vários estudantes carentes da universidade. As instalações, por serem muito antigas, estão com parte da estrutura prejudicada.

Comandante do Exército cede projeto de Centro Esportivo às lideranças estudantis da UFT

sexta-feira, março 18, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Coronel põe à disposição do DCE, área do Batalhão para atividades
“O Governo do Estado está dando uma grande abertura à comunidade acadêmica, demonstrando interesse em investir no esporte”, com esse comentário o presidente do DCE da UFT, Felipe Albuquerque, demonstrou satisfação por estar acompanhado do secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, e do reitor da UFT, Alan Barbieiro, durante visita ao 22º Batalhão do Exército, em Palmas. 


UFT inaugura Capes Web TV na Biblioteca Central em Palmas

quinta-feira, março 17, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Picanço, Wison, Barbiero e Albuquerque, na  inauguração 



A Universidade Federal do Tocantins passa a contar, juntamente com a nova Biblioteca Central do Campus de Palmas, do sistema de TV via web. O novo sistema é chamado de Capes Web TV e foi inaugurado junto com a Biblioteca Central da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas – professor José Torquato Carolino.




Achados e Perdidos - DCE/UFT - Óculos

quinta-feira, março 17, 2011 Por Felipe Albuquerque

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) informa que o(a) estudante que perdeu um óculos, nas imediações do Bloco I, Campus de Palmas, que o pertence está na sede da entidade, na seção de achados e perdidos.

Para maiores informações, ligue-nos no telefone 3232 8180.

FAPTO divulga Nota de Esclarecimento sobre as denúncias envolvendo o nome da entidade

quinta-feira, março 17, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Sobre o conteúdo da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Tocantins com o título: “MPF/TO denuncia reitor da UFT por contratação ilícita de prestadora de serviços” publicada em site na data de 15/3/2011, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins informa que:

a) O processo: 23101.002526/2005-50 - Implantação da editora - valor R$ 100.000,00 – (aquisição de equipamentos); o processo: 23101.002529/2005-69 - Expansão e Modernização da Infraestrutura da UFT - valor R$ 750.000,00 (realização de reformas e obras nos campi da UFT) e o processo: 23101.002526/2005-50 - acervo bibliográfico - valor R$ 220.000,00 (aquisição de livros para os campi da UFT) foram integralmente executados e cumpridos conforme a legislação pertinente, em especial a Lei 8666/93, que nos casos em tela foram realizados através de licitação;

DCE/UFT fecha convênio que oferecerá descontos em serviços odontológicos

quinta-feira, março 17, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) celebrou nesta quarta-feiram convênio com o Instituto Brasileiro de Ortodontia (IOB), na cidade de Palmas, para oferecer serviços odontológicos aos acadêmicos por um melhor custo-benefício.


Com o convênio, o estudante receberá uma desconto na primeira mensalidade, de 80% do valor. Nos meses seguintes do tratamento, o desconto será de 20% nos serviços ortodônticos oferecidos pelo IOB.

DCE/UFT e Atléticas visitam instalações do Exército em busca do projeto de Ginásio Poliesportivo

quinta-feira, março 17, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Ao centro, Coronel Martins, responsável pelo Exército em Palmas
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT)  e as Associações Atléticas Acadêmicas, visitarão as instalações do Exército Brasileiro em Palmas, na tarde desta quinta-feira. 

O encontro visa conhecer o projeto do Ginásio Poliesportivo e futuramente, apresentar um projeto aos parlamentares federais em Brasília, para obter uma emenda para a construção no Campus Universitário de Palmas.

DCE visita MPF nesta quinta para obter mais informações sobre a polêmica envolvendo gestores da UFT

quarta-feira, março 16, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Sede do Ministério Público Federal, em Palmas

O Presidente e o Diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), Felipe Albuquerque e Fernando Fagundes respectivamente visitarão a sede da Procuradoria da República no Tocantins (Ministério Público Federal) nesta quinta-feira na parte da manhã para buscar maiores esclarecimentos quanto às denúncias divulgadas pelo órgão contra o Reitor da UFT e demais funcionários da universidade.


DCE cobra implantação da CAPES Web TV em todos os campi da UFT

quarta-feira, março 16, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) cobrou hoje, publicamente, a implantação do sistema CAPES WEB TV nos outros 6 campi da UFT. Hoje, o sistema foi inaugurado no Campus Universitário de Palmas, que deverá servir de modelo para as demais unidades da UFT.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, prof. Dr. Márcio da Silveira, já fez a solicitação de compra das TV´s que serão enviadas aos campi.

DCE/UFT abre diálogo com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para apresentar projetos

quarta-feira, março 16, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Secretário Luis Borges, de Ciência e Tecnologia
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), iniciou contatos com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para desbravar a busca de apoios para a estruturação de futuros projetos apresentados pela entidade estudantil e pelos Centros Acadêmicos. O DCE quer iniciar uma "ponte" para obter apoio da Secretaria.

O Presidente do DCE/UFT, acadêmico Felipe Albuquerque, que teve um breve contato com o Secretário Luis Carlos Borges da Silveira na inauguração da Biblioteca Central do Campus de Palmas, apresentou o potencial de desenvolvimento do estado nessa área. 

Biblioteca Central é entregue à comunidade acadêmica

quarta-feira, março 16, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Autoridades presentes na inauguração da Biblioteca Central de Palmas

Com um acervo de mais de 90 mil exemplares, espaços para estudos coletivos e individuais, sala de consulta ao acervo, videoteca e um amplo espaço climatizado, com vista panorâmica para o Lago de Palmas e também para a Serra do Carmo, foi inaugurada nesta quarta-feira (16), a Biblioteca Central da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas – professor José Torquato Carolino. A solenidade contou com a presença do reitor da UFT, Alan Barbiero, pró-reitores, professores, alunos e autoridades do Estado e do município de Palmas.

Diretoria de Obras responde DCE/UFT sobre providências para resolver problemas do escoamento do esgoto

terça-feira, março 15, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretor de Obras Civis da UFT, arquiteto Luciano Sbroglia, respondeu à solicitação do Diretório Central dos Estudantes, que questionou a Reitoria da instituição, "informações detalhadas e documentadas" sobre "quais providências administrativas" serão tomadas para "solucionar o problema de escoamento de esgoto das novas cantinas e do Bala II do Campus de Palmas".

Veja nesta matéria, a íntegra da resposta encaminhada pelo Diretor.



MPF/TO denuncia Reitor da UFT por suposta contratação ilícita - UFT divulga esclarecimentos

terça-feira, março 15, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Reitor da UFT, prof. Alan Barbiero
O Ministério Público Federal no Tocantins denunciou o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Kardec Martins Barbiero, pela falsificação de seis documentos públicos (atestos em notas fiscais, inserindo informações falsas com o fim de alterar a verdade sobre fatos juridicamente relevantes. Confira mais aqui.

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), criou uma comissão de alunos e procurou o Reitor,  no início da noite desta terça-feira,  para solicitar maiores esclarecimentos quanto às denúncias apresentadas pelo MPF/TO.

Acesse o Resultado da Avaliação Disciplina/Professor

terça-feira, março 15, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

 A Comissão Própria de Avaliação da UFT informa que já está disponível no portal do aluno o resultado da avaliação de disciplina/professor referente ao segundo semestre do ano de 2010. Para acessar o resultado o aluno deve acessar o portal do aluno e clicar na link indicado na foto ao lado. Nessa area do portal do aluno você poderá saber qual a avaliação feita por você e por seus colegas dos professores e disciplinas do seu curso e do seu campus.
Clique aqui e vá direto para o portal do aluno.

UFT divulga 7ª chamada do Vestibular 2011/1

segunda-feira, março 14, 2011 Por Felipe Albuquerque

A Comissão Permanente de Seleção (COpese) da UFT divulgou na tarde desta segunda-feira (14) a sétima chamada do Vestibular 2011-1, visando o preenchimento das vagas remanascentes das convocatórias anteriores e das chamadas do Sistema Unificado de Seleção (SiSU).

As matrículas dos convocados poderão ser feitas nos dias 15 e 16 de março de 2011. Confira aqui o documento.

UFT inaugura Biblioteca Central na próxima quarta-feira, 16

segunda-feira, março 14, 2011 Por Felipe Albuquerque

A Universidade Federal do Tocantins vai inaugura sua Biblioteca Central na quarta-feira, 16, às 9 horas, no Campus de Palmas. Com o dobro do tamanho, em relação ao espaço anterior no Bloco I, a nova biblioteca comportará, segundo a Diretoria de Comunicação, os mais de 90 mil exemplares do acervo mais espaços para estudos coletivos e individuais, sala de consulta ao acervo e uma videoteca.


O coordenador da Biblioteca de Palmas, Paulo Almeida, diz que, além do espaço maior, a nova unidade trará mais comodidade para os estudantes.

Distribuída em três pavimentos, os livros ocuparão dois destes espaços. Dentre as novidades está a sala de consulta ao acervo, com dez computadores. “Os estudantes poderão fazer pesquisas em nosso acervo de monografias e também consultar a existência e disponibilidade de livros em outras unidades (bibliotecas) da UFT”, diz Almeida.



DCE/UFT proporá criação de Auxílio Transporte Estudantil ao Prefeito de Araguaína

domingo, março 13, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) começará em breve, a articular uma audiência com o Prefeito Municipal de Araguaína, Valuar de Barros, para ocorrer ainda este mês. O DCE também procurará o Presidente da Cãmara de Vereadores. 

Na oportunidade, os representantes do DCE apresentarão a proposta de criação de um programa de Auxílio Transporte para atender os estudantes universitários carentes, matriculados em instituições de ensino superior da cidade.

Presidente do DCE/UFT participa de Recepção aos Calouros de Arraias nesta segunda

domingo, março 13, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Fachada do Campus da UFT em Arraias
Como prática tradicional no início de cada semestre letivo, a UFT realiza nesta segunda-feira às 9h30min, a recepção institucional aos calouros do Campus Universitário de Arraias, localizado no extremo sul do estado do Tocantins. Arraias possui dois cursos de graduação presenciais: Pedagogia e Matemática, além do EaD de Biologia.

No evento, haverá a presença da Reitoria (Reitor, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, do Diretor do Campus de Arraias, do Presidente e da representante do DCE/UFT na cidade.

Após repercussão, UFT implanta película na clarabóia da Biblioteca Central do Campus de Palmas

sexta-feira, março 11, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Clarabóia da Biblioteca com a película
Após a repercussão da matéria veiculada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT), no que tange às especificidades da clarabóia da nova Biblioteca Central do Campus de Palmas, a Administração Superior da UFT determinou a implantação de uma película no vidro, para amenizar a incidência solar no interior do local.

O teto (clarabóia), foi projetado para utilizar melhor a luz solar para iluminar a área de estudos da Biblioteca. No entanto, acredita-se que tal fato poderia atrapalhar os usuários.



Antes mesmo de ser inaugurada, Biblioteca Central da UFT já apresenta goteiras

sexta-feira, março 11, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

Parede apresenta marcas das infiltrações
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) visitou esta sexta-feira, as instalações da nova Biblioteca do Campus Universitário de Palmas. Na oportunidade, constatou-se que a obra, ainda não oficialmente inaugurada, já apresenta goteiras em seu interior. 

No primeiro andar, na área onde serão instaladas as mesas de estudos, o DCE/UFT verificou a existência de goteiras, conforme fotos disponíveis nesta matéria. Uma parte do teto central (clarabóia) de vidro, apresenta  também rachaduras.

SETURB só fará Cartão Estudantil e de acesso à Linha 9 até o final de Março

sexta-feira, março 11, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) informa aos estudantes matriculados no Campus Universitário de Palmas, que o SETURB somente emitirá os cartões da Linha 9 e o Estudantil, até o final deste mês de março.

Cuidado para não perder o prazo, pois você só poderá obter os cartões no próximo semestre.

Inscrições para o Auxílio Transporte da Prefeitura de Palmas são prorrogadas até 24 de Março - FICHA DE INSCRIÇÃO no DCE/UFT

sexta-feira, março 11, 2011 Por Felipe Albuquerque

Os universitários palmenses tiveram ampliado o prazo para se inscrevem no programa de incentivo à manutenção dos estudantes de baixa renda no ensino superior – Cartão do Estudante. A coordenadora de Juventude e Esportes estendeu até o próximo dia 24, o período de inscrições no programa que investirá no auxílio-transporte um total de R$ 170 mil, beneficiando 919 universitários.

Para se inscrever o estudante universitário deve preencher o formulário que está disponível nos Diretórios Acadêmicos das instituições de ensino superior da Capital. 

DCE/UFT recebe pedidos de Carteirinhas de Meia-entrada da UNE a partir de 15 de Março

sexta-feira, março 11, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) informa à comunidade acadêmica que iniciará a confecção das carteirinhas de meia entrada da União Nacional dos Estudantes (UNE), a partir desta segunda-feira, 15 de março de 2011, para o Campus de Palmas. 

Para os demais campi, serão encaminhados os formulários de inscrição por malote aos Diretores do DCE/UFT e a previsão é de até sexta-feira, 18 de março, iniciarem-se os pedidos.

O valor da carteirinha ficará em R$ 12,00

DCE/UFT protocola pedido de extensão do convênio com o SESC para atender os estudantes

sexta-feira, março 11, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

OdontoSESC: um dos serviços que os estudantes poderão participar
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) protocolou na manhã desta sexta-feira, no Gabinete do Reitor da UFT, o pedido de extensão do convênio da universidade com o SESC Tocantins para atender também os acadêmicos dos campi de Araguaína, Palmas, Porto Nacional e Gurupi, cidades onde há instalações do SESC.

O período em que o DCE solicitou a extensão do convênio é oportuno. A UFT discute atualmente, a renovação do convênio com o SESC.

Visando evitar atrasos, DCE cobra planejamento quanto à fiscalização das obras da UFT

quinta-feira, março 10, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) cobrou da Reitoria da universidade, nesta quarta-feira, um plano de ação no que tange à fiscalização das obras em andamento e as que começarão em breve a ser construídas. Entre elas estão os blocos do REUNI de Gurupi, Araguaína e Palmas; as novas cantinas dos campi de Araguaína, Miracema, Arraias e Tocantinópolis e o Restaurante Universitário de Palmas.


UFT lançará sistema CAPES Web TV juntamente com inauguração da Biblioteca Central

quinta-feira, março 10, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

A UFT lançará o projeto da CAPES Web TV, juntamente com a inauguração da Biblioteca Central do Campus de Palmas. O evento ocorrerá no dia 16 de março, pela manhã. Em breve, todos os campi da UFT receberão as TV´s com a programação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT), em Janeiro deste ano, propôs e solicitou à Reitoria que fizesse a adesão ao programa do Ministério da Educação. 

DAI abre inscrições para intercâmbio internacional nesta sexta (11)

quinta-feira, março 10, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT




A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Diretoria de Assuntos Internacionais (DAÍ), publicou nesta quinta-feira (10) seis editais para intercâmbios internacionais envolvendo diversos cursos. Ao todo, os documentos oferecem 30 vagas, com seleção para universidades de Portugal, França, Colômbia e Espanha. Cada publicação possui suas especificidades e pré-requisitos. As inscrições começam nesta sexta-feira (11).



PROEST reúne alunos para discutir regulamento esportivo da UFT

quinta-feira, março 10, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT


Uma reunião ocorrida na quinta-feira (03), no auditório do Bloco IV – Campus de Palmas – entre representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PPROEST), por meio da Diretoria de Esportes e alunos dos cursos de Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Ciência da Computação e Medicina, discutiu o Regulamento Esportivo da Universidade Federal do Tocantins. Durante o encontro, foi apresentado o documento que, após discussões, sofreu algumas alterações.

DCE/UFT busca convênio estudantil com o SESC Tocantins

quinta-feira, março 10, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) iniciou nesta semana, articulações para obter junto ao SESC, a celebração de um convênio que poderá beneficiar os acadêmicos da UFT nos campi de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, cidades onde o SESC tem representação.


DCE/UFT cobra providências para resolver os problemas do escoamento do esgoto do Campus de Palmas

terça-feira, março 08, 2011 Por Imprensa do DCE/UFT

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) solicitou nesta terça-feira, informações detalhadas e documentais sobre as providências que a Administração Superior está tomando para resolver os problemas do escoamento de esgoto do Campus de Palmas. 

Devido tais problemas, as novas cantinas, o novo Bloco BALA e os banheiros das novas salas de aula estão lacrados por tempo indeterminado. Não há as vias de ligação dos dejetos à rede sanitária.