PROPOSTA DE MANIFESTO - Movimento em Defesa dos Laboratórios da UFT

sábado, julho 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

Manifesto em Defesa dos Blocos de Laboratórios dos cursos de Artes, Ciência da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Filosofia e Nutrição do Campus de Palmas da UFT.


PROPOSTA DE MANIFESTO

  • 02 a 04 de Agosto: Mobilização dos estudantes dos cursos envolvidos, através de visitas em sala - Coleta de assinaturas no Abaixo-assinado;
  • 03 de Agosto: Informe ao Reitor da UFT, sobre a ocorrência do Manifesto na reunião do CONSUNI de 04 de Agosto;
  • 04 de Agosto - 09h na sala dupla do Anfiteatro do Campus de Palmas: Assembleia Geral com os estudantes dos cursos envolvidos, para debater o problema na licitação dos laboratórios e traçar novos passos para outras mobilizações;
  • 04 de Agosto - 14h - Auditório do Bloco A (onde ocorrerá a reunião do CONSUNI): Entrega do abaixo-assinado ao Reitor da UFT, com todos os estudantes presentes;

Tanto para a Assembleia quanto para a entrega do abaixo-assinado, é importante que todos participem!

Participe do Manifesto em Defesa dos Blocos de Laboratórios do REUNI, Computação e Jornalismo da UFT

sábado, julho 31, 2010 Por Felipe Albuquerque


Caro estudante dos cursos de Artes, Ciência da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Filosofia e Nutrição do Campus de Palmas da UFT,


A cada dia que passa sem soluções, preocupa-nos mais o fato da licitação para a construção dos  6 Blocos Laboratoriais de nossos cursos, lançada ainda em janeiro de 2010 e avaliada em cerca de R$ 8 milhões, ainda estar emperrada na Justiça Federal. 

A decisão do Juiz em suspender a licitação, ocorreu devido a  um questionamento judicial de uma das empresas concorrentes ao processo licitatório.

UFT receberá mais de 1500 calouros nesta segunda-feira

sábado, julho 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

Depois do período de férias de cerca de um mês, nesta segunda-feira (2), 11.576 alunos da Universidade Federal do Tocantins vão voltar às aulas. Mas eles não vêm sozinhos, mais de 1500 calouros estarão chegando também para ingressar em um dos 43 cursos da instituição, espalhados pelos sete campi de norte a sul do Estado.

Como sabemos, receber gente nova é sempre bom e gera curiosidade também – quem são esses novos alunos? A Comissão Permanente de Seleção (Copese), com base nas informações prestadas pelos candidatos no ato da inscrição do processo seletivo ao Vestibular 2010.2, fez um levantamento sobre este perfil.

Conselho Universitário da UFT discute adesão ao Novo ENEM para 2011

sábado, julho 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

As calorosas discussões quanto à adesão do ENEM pela UFT, ocorridas tanto no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) como no Conselho Universitário (CONSUNI) em 2009, poderão retornar a partir desta próxima quarta-feira.

Um dos itens em pauta na convocatória da reunião do CONSUNI que ocorrerá no dia 04 de Agosto, informa: "Participação da UFT no Exame Nacional do Ensino Médio para 2011."  Mas se a UFT já utilizou o ENEM para este ano, porque o CONSUNI rediscutirá o tema? 

Avaliações e Notas na UFT: Atente-se ao Plano de Ensino da disciplina

sábado, julho 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

Os professores possuem ampla liberdade na escolha dos critérios e formas de avaliação das disciplinas.  Provas práticas ou teóricas, apresentações de seminários, relatórios, etc, são apenas algumas das modalidades de testes que os docentes realizam. De forma pessoal, cada um estipula seu "jeito" de medir o aprendizado do aluno. Entretanto, há certas regras que regem a forma de avaliação das disciplinas, divulgação, revisão das notas, etc.

Informe-se nessa matéria, quanto às normativas da universidade relativas a esses assuntos. Apesar de extensa, sugiro que você a leia  por completo. Não tenha dúvidas: cedo ou tarde você precisará recorrer aos regimentos, caso tenha problemas no decorrer de seu semestre letivo.

Conheça os serviços disponíveis no setor de Protocolo Acadêmico da UFT

sábado, julho 31, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Protocolo do seu campus, também conhecido como Protocolo Acadêmico, será sem dúvida, um dos setores da universidade que você mais visitará durante sua vida estudantil

Este local é o marco inicial da maioria dos processos estudantis, como trancamento e destrancamento de curso ou disciplina, solicitação de segunda chamada de provas, mudança de turno, inclusão e aproveitamento de disciplinas, dentre outros serviços. 

UFT divulga Catálogo dos Cursos de Graduação para 2010

sexta-feira, julho 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

Já está disponível no Blog, o Catálogo oficial dos cursos de graduação da UFT para o segundo semestre de 2010. Você pode baixá-lo na seção de Estruturas Curriculares deste site, na coluna da direita.

No documento, é possível conferir diversas informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela UFT,  como data de reconhecimento pelo MEC, objetivo do curso, perfil de formação, além das grades curriculares e dados sobre as bibliotecas e laboratórios de cada campi, dentre outras informações.

UFT divulga editais de vagas para Alunos Especiais dos Campi de Palmas e Porto Nacional

sexta-feira, julho 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da coordenação do campus de Palmas, também divulga na tarde desta sexta-feira (30) o seu edital para preenchimento das vagas de Alunos Especiais. 


Podem participar do processo de seleção alunos com ensino médio finalizado, alunos matriculados em instituições de ensino superior, públicas ou privadas e alunos que já possuam curso superior concluído.

 

Saiba como solicitar o benefício da Lei da Estudante Gestante na UFT

sexta-feira, julho 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

A legislação que ampara a questão educacional e a estudante gestante, regulando seu período de afastamento em face da gestação, é a Lei Federal n.º 6.202, de 17 de abril de 1975, a qual regulamentou o regime de exercícios domiciliares, instituído pelo Decreto-Lei n.º 1.044, de 21 de outubro 1969.

Tal decreto-lei instituiu o chamado "regime de exceção", destinado àqueles alunos merecedores de tratamento excepcional, atribuindo a estes estudantes, como compensação da ausência às aulas, exercícios domiciliares com acompanhamento da respectiva escola.

UFT abre inscrições para o curso de LIBRAS

sexta-feira, julho 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

Os interessados em concorrer a uma das vagas para o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS em Palmas, já podem se inscrever para o processo seletivo de hoje (30) ao dia 19 de agosto. A inscrição é gratuita e voltada para acadêmicos, profissionais da educação e comunidade em geral.

O curso tem o objetivo de proporcionar aos participantes conhecimentos básicos e necessários sobre as peculiaridades da comunidade surda facilitando o convívio com familiares, parceiros, alunos ou qualquer pessoa surda, além de capacitar pessoas para a comunicação com os surdos e disseminar a LIBRAS.

Direção do Campus de Palmas da UFT alerta quanto à pratica do Trote Violento

sexta-feira, julho 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

Na manhã desta sexta-feira, a Direção do Campus de Palmas da UFT afixou em todos os murais dos blocos de salas de aula, um cartaz alertando os estudantes sobre a prática do Trote violento, citando a resolução proibitiva 08/2006 do CONSUNI.

A resolução dispõe sobre o que o Conselho Universitário entende como trote violento e elenca as proibições e penalidades, que vão desde uma advertência oral, repreensão, suspensão, e até mesmo a expulsão sumária da universidade.


CONSUNI discutirá posse de armas em salas de aula no âmbito da UFT

sexta-feira, julho 30, 2010 Por Felipe Albuquerque

 O CONSUNI discutirá nesta próxima quarta-feira, 04 de Agosto, um tema extremamente delicado, que inclusive tem levantado muitas discussões na comunidade universitária: a posse de arma dentro das salas de aula.

É fato que a UFT comporta estudantes das mais variadas profissões. Há funcionários públicos, profissionais liberais, bombeiros, policiais civis e militares, comerciantes, entre outros.



“As Cores de Frida” iluminam o Teatro SESC Palmas - 12 de Agosto

quinta-feira, julho 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

Frida Kahlo, notável pintora mexicana, e as fortes cores usadas em sua obra são os temas do próximo espetáculo do projeto SESC Amazônia das Artes, que acontece no dia 12 de agosto, às 20h, no Teatro SESC Palmas. O espetáculo “As cores de Frida” é encenado pelo Núcleo Atmosfera de dança-teatro, de São Luis (MA).

Com base em releituras do diário, pinturas, cartas, tintas e esquadros de Frida Kahlo, o Núcleo Atmosfera criou um espetáculo que evidencia a intensidade dessa artista, considerada uma revolucionária artística, sexual, política e social.

Sua obra é marcada principalmente por dois temas: a constante degradação de seu corpo durante toda a sua vida; e traços e paisagens que remetem a algum aspecto da cultura popular do México.

CONVOCAÇÃO e DOCUMENTOS - 61ª Reunião Ordinária do CONSUNI - 04 de Agosto

quinta-feira, julho 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

 
O Reitor da Universidade Federal do Tocantins e Presidente do Conselho Universitário (Consuni) da UFT, Professor Alan Barbiero, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os membros integrantes deste Conselho para a 61ª reunião ordinária a se realizar no dia 04 de agosto de 2010, quarta-feira, às 14h30, no Auditório do Bloco A,   Campus de Palmas, para a apreciação da seguinte pauta:


Prefeitura de Palmas abre seleção de novo prestador de serviços para o Restaurante Comunitário

quinta-feira, julho 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

Imagem ilustrativa de um Restaurante Popular
Lideranças estudantis da UFT e da Casa do Estudante de Palmas, reuniram-se na última terça-feira, para discutirem ações em prol de melhorias para o Restaurante Comunitário Tereza Cristina Ayres, localizado na quadra 201 Norte. Foi divulgado um manifesto no Blog e no Orkut, explicando melhor o objetivo da mobilização.

A Prefeitura de Palmas abriu prazo de até 05 de Agosto, para escolha de um novo prestador de serviço. Como será a qualidade da alimentação oferecida por esse novo prestador?


Manifesto em Defesa do Restaurante Comunitário de Palmas

quinta-feira, julho 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Restaurante Comunitário de Palmas

Viemos por meio deste manifesto, levantar nossa indignação e revolta ao descaso do Poder Público na administração e fiscalização do Restaurante Comunitário de Palmas. 

Somos centenas de estudantes e trabalhadores das mais diversas áreas e nos deslocamos diariamente para almoçamos no Comunitário. O R.C.deveria apresentar-se como garantia de segurança alimentar, respeitando o padrão de uma refeição digna e balanceada por um custo mínimo.

 

Blog ultrapassa a marca de 7 mil acessos mensais e 82 mil visualizações de páginas

quinta-feira, julho 29, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Blog da Representação Discente no CONSUNI - UFT nesta quinta-feira, atingiu a marca de 7 mil visitas mensais. O recorde anterior, de 6 mil acessos por mês, fora alcançado em 19 de Maio, período ao qual também foram contabilizados mais de 45 mil visualizações de páginas.

Desde quando o Blog passou a ser analisado pelo Google Analytcs (02 de Janeiro),  até o dia de hoje, foram computadas mais de 82 mil visualizações de páginas, distribuídas em quase 32 mil visitas. 14 mil usuários já acessaram o Blog, desde o período supracitado.

Aluno Especial: Editais devem ser divulgados até o dia 30 de julho

quarta-feira, julho 28, 2010 Por Felipe Albuquerque

Os interessados em uma das vagas para alunos especiais na Universidade Federal do Tocantins devem ficar atentos aos editais que serão lançados no dia 30 de julho. Cada campus irá disponibilizar o número de vagas e a listagem de disciplinas ofertadas por meio de edital próprio.

O candidato deverá fazer sua solicitação de vaga no dia 03 de agosto. O resultado da seleção está previsto para o dia 06 de agosto. É importante lembrar que o número máximo de alunos por curso são 10, e que cada estudante poderá se matricular, no máximo, em 12 créditos no semestre.

Localização das Salas - Primeira Aula dos Calouros - Campus de Palmas UFT

quarta-feira, julho 28, 2010 Por Felipe Albuquerque



SETURB dá nova versão e informa que cartões do Transporte Coletivo já podem ser renovados ou adquiridos

quarta-feira, julho 28, 2010 Por Felipe Albuquerque

Atendimento na sede do SETURB - Palmas
Em novo contato telefônico com o SETURB, realizado nesta tarde, o SETURB emitiu nova versão quanto à criação e renovação dos cartões de acesso  à Linha 9 gratuita (de cor laranja) e às demais linhas do Transporte Coletivo de Palmas (de cor verde).
 
Conforme o contato com a atendente, é possível criar e renovar ambos os cartões antes do início das aulas, embora só possam ser adquidos créditos estudantis à partir do primeiro dia letivo, 02 de Agosto.

INEP realiza Avaliação Institucional Externa na UFT - Você poderá ser convocado

quarta-feira, julho 28, 2010 Por Felipe Albuquerque

Encaminhamos anexa a agenda de Avaliação Institucional da UFT enviada pelo INEP, para conhecimento dos representantes discentes.

Informamos que esta Avaliação in loco será realizada pelos avaliadores do MEC entre os dias 4 a 6/agosto.

Conheça a Casa do Estudante e saiba como obter uma vaga

quarta-feira, julho 28, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Casa do Estudante é um projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual de Juventude (SEJUV), que visa oferecer gratuitamente moradia para estudantes carentes, matriculados em IES (Instituições de Ensino Superior) localizadas no município sede da Casa. As cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, possuem Casas do Estudante.

Como concorrer a uma dessa vagas? Quais documentos  apresentar? Qual órgão realiza a seleção? Nesta matéria, você terá respostas à essas dúvidas.

UFT lança edital de seleção de bolsistas para o PET-Saúde/VS

terça-feira, julho 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, a Universidade Federal do Tocantins e o Centro Universitário Luterano de Palmas divulgaram edital de seleção de bolsistas e voluntários para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-Vigilância em Saúde., o chamado PET-Saúde/VS - Ano letivo 2010-2011.

Festa Bianco Vira Absoluta - Medicina UFT - 14 de Agosto

terça-feira, julho 27, 2010 Por Felipe Albuquerque

Clique na imagem para ampliar

UFT divulga 2ª convocação de vagas remanescentes do ENEM 2010/2

segunda-feira, julho 26, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-reitoria de Graduação e da Comissão Permanente de Seleção – Copese divulgou na tarde desta segunda-feira (26), o edital que convoca os candidatos da lista de suplência do Vestibular 2010.2 para efetuarem a sua inscrição.

Os selecionados devem efetivar sua matrícula nos dias 28 e 29 de julho do ano corrente, na secretaria acadêmica do seu campi, no período de 08h30 as 11h30 e das 14h30 às 18h.


UFT libera Avaliação do Estágio Probatório Docente 2010/1 no Portal do Aluno

domingo, julho 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento, (PROAP),  já disponibiliza no Portal do Aluno, a Avaliação do Estágio Probatório Docente da UFT relativa ao semestre letivo 2010/1. Uma das avaliações é realizada por nós, estudantes.

Você poderá avaliar o professor que você acompanhou no semestre anterior, indicando uma nota de 1 a 10 em diversos questionários, como cumprimento de horário, bom relacionamento com o aluno, entre outros. 

Acesse o Blog do Grupo de Trabalho de Cultura - Campus de Porto Nacional UFT

domingo, julho 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Blog que vocês verão ao final da matéria é mantido pelo Grupo de Trabalho de Cultura formado por professores e alunos da UFT do campus de Porto Nacional.

Um espaço destinado a todas as pessoas interessadas em cultura, arte, diversão e entretenimento. Aqui você vai encontrar dicas culturais, programação do cineclube de Porto, indicações de atividades e muita coisa legal para fazer, ver, ler e acontecer.


Informações sobre os cursos de idiomas oferecidos pela UFT no Campus de Palmas

domingo, julho 25, 2010 Por Felipe Albuquerque

Alguns alunos contactaram o Blog solicitando maiores informações sobre os cursos de idiomas oferecidos pela UFT, no Campus de Palmas, como preços da mensalidade, duração do curso, documentos necessários para inscrição, etc.

Em contato com o Centro de Idiomas nesta sexta-feira, colhi  as seguintes informações sobre os cursos oferecidos tanto para comunidade universitária (alunos, professores e técnicos-administrativos) como para a comunidade externa.

7º PMW Rock Festival - Dias 05, 06 e 7 de Agosto

sábado, julho 24, 2010 Por Felipe Albuquerque


A Bíblia diz que Deus criou o mundo em sete dias (incluindo o merecido descanso). E, desde essa criação, até hoje, o número sete virou algo cabalístico na história do homem. Alguns exemplos são mais fáceis de lembrar, como os sete pecados capitais, mas a lista vai até o fim do mundo, com as sete trombetas do apocalipse. São sete orixás, sete notas musicais, sete maravilhas no mundo, guerra dos sete anos. Até na literatura infantil Branca de Neve era acompanhada por sete anões.

 

Blog agora conta com a área Manual do Calouro da UFT

sábado, julho 24, 2010 Por Felipe Albuquerque

Veterano, acesse também o Manual do Calouro
A partir deste sábado, é possível encontrar mais uma nova área no Blog: o Manual do Calouro. A funcionalidade de Fórum de Discussões foi suprimida para dar lugar à essa nova área.

O objetivo é de centralizar as informações essenciais aos Calouros da UFT, permitindo que o estudante encontre matérias e dados já publicados no Blog, em um só lugar.

Vale lembrar que a seção de Assistência Estudantil do Blog é ainda maior e mais completa que o próprio Manual do Calouro, pois há informações gerais. Vale a pena conferir esta seção regularmente.

I Mostra de Cultura Coletiva em Porto Nacional - 24 de Julho

sexta-feira, julho 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Movimento de Cultura Portuense realizará no próximo sábado, dia 24 de julho uma Mostra de Cultura Coletiva em Porto Nacional.

O evento acontecerá das 17h às 21h no Anfiteatro da Av. Beira Rio.

Gostaríamos de contar com sua presença e participação!

Abaixo, segue a programação.

UFT divulga 3ª chamada do Vestibular 2010/2

sexta-feira, julho 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Comissão Permanente de Seleção da UFT divulgou, na tarde desta sexta-feira (23), edital de convocação, em terceira chamada, de candidatos classificados em suplência do Vestibular 2010/2.
O processo de matrícula para estes convocados ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho de 2010 nos locais divulgados no edital de convocação desta chamada.

Confira o documento completo em 3ª Chamada Vest 2010.2.

FONTE: Site da UFT

UFT divulga 3ª chamada do Extravestibular 2010/2

sexta-feira, julho 23, 2010 Por Felipe Albuquerque


Os candidatos classificados em suplência para o Processo Seletivo de Transferência Interna e Externa, Reingresso e Ingresso de portador de diploma nos cursos de graduação para o 2º. Semestre 2010/2, já podem conferir a lista com a convocatória para matrícula, em 3ª e última chamada.

PROGRAD defere pedido e prorroga período de Aproveitamento de Disciplinas da UFT

sexta-feira, julho 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

Memorando da PROGRAD determina prorrogação
Em resposta ao ofício 02/2010 protocolado pelo Representante Discente no CONSUNI, Felipe Albuquerque, a Pró-Reitora de Graduação da UFT, profa. Dr. Isabel Auler, prorrogou o período de solicitação de Aproveitamento de Disciplinas. Inicialmente o prazo vencia na próxima segunda-feira, 26 de Julho.

O prazo foi estendido até o dia 31 de Agosto (confira na imagem ao lado). O benefício da prorrogação vale para todos os estudantes regularmente maticulados na UFT.

DTI resolve os problemas do Portal do Aluno da UFT

sexta-feira, julho 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

O período vigente mudou para 2010/2
 A Diretoria de Tecnologia da Informação da UFT, liberou às 09h23min desta sexta-feira, o Portal do Aluno aos Veteranos, sem os equívocos percebidos pelos alunos. 


Agora já é possível gerar o seu Comprovante de Matrícula, Histórico Escolar e analisar o que ocorreu com sua Pré-Matrícula, visitando o ícone de Solicitação de Matrícula. 




Portal do Aluno da UFT apresenta erros nos serviços de Solicitação e Comprovante de Matrícula 2010/2

sexta-feira, julho 23, 2010 Por Felipe Albuquerque

Portal do Aluno gera Comprovante de Matrícula 2010/2 em branco
Nesta sexta-feira deveria ser o dia, segundo a Secretaria Acadêmica de Palmas, que os Comprovantes de Matrícula dos Veteranos estariam disponíveis para download no Portal do Aluno. Esse documento norteará o estudante na realização de pedidos de inclusão ou exclusão de disciplinas, no período de Confirmação e Ajuste de Matrículas, que iniciará na próxima segunda-feira, dia 26.

UFT divulga resultado das Pré-Matrículas 2010/2 dos Veteranos

quinta-feira, julho 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

Procure por Solicitação de Matrícula nesse menu
Previsto para esta sexta-feira, a UFT optou por liberar agora à pouco, o acesso ao Portal do Aluno aos Veteranos da instituição. Já é possível conferir o seu Histórico Escolar e Comprovante de Matrícula 2010/2, com as disciplinas que foram aceitas pela Pré-Matrícula.

Selecionando o serviço de Solicitação de Matrícula, no próprio Portal, é possível conferir o tratamento que o SIE proporcionou à sua Pré-Matrícula, ou seja, se você obteve ou não vagas nas disciplinas pretendidas. 

Ação judicial contra os Blocos do REUNI, Computação e Jornalismo da UFT passa a ser julgada em regime de urgência

quinta-feira, julho 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

Blocos de laboratórios ainda não saíram do papel
Em busca de novidades no que tange à batalha judicial que suspendeu a licitação para a construção dos blocos laboratoriais dos cursos do REUNI de Palmas, Computação e Jornalismo, visitei nessa quarta-feira, a Coordenação de Recursos Materiais.

Em junho, o Blog publicara uma matéria detalhada sobre o problema ocorrido. Nesta nova postagem, procuro trazer ainda mais detalhes dos fatos, bem como informar sobre a atual situação do processo judicial e as ações da UFT para liberar o processo licitatório do crivo da Justiça Federal.   

Portal do Aluno é fechado para o processamento das Pré-Matrículas 2010/2

quinta-feira, julho 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da UFT iniciou neste dia 20 de Julho, o processamento das Pré-Matrículas dos acadêmicos Veteranos da instituição. Esse evento estava previsto no Calendário Acadêmico 2010 e foi noticiado aqui no Blog. Deverá durar até hoje, quinta-feira.

Entretanto, ao acessar hoje o Portal do Aluno, percebemos que todos os serviços estão indisponíveis. No local do menu inicial, encontra-se a imagem ao lado e um aviso: "Em manutenção - O serviço será estabelecido às 11:50h " 
 
 

Veterano da UFT: Confira dia, horário e local da Confirmação e Ajuste de Matrículas 2010/2

quinta-feira, julho 22, 2010 Por Felipe Albuquerque

A Secretaria Acadêmica do Campus de Palmas divulgou nesta manhã, as planilhas de atendimento por curso, da Confirmação e Ajuste de Matrícula 2010/2 dos Veteranos da UFT. Nos arquivos em pdf, você confere também o local e horário de atendimento.

A Confirmação e Ajuste de Matrículas ocorrerá entre os dias 26 a 29 de Julho , mas cada estudante possui seu próprio dia especifico de atendimento, por isso é importante baixar os documentos.


UFT abre processo de desocupação das atuais cantinas do Campus de Palmas

quarta-feira, julho 21, 2010 Por Felipe Albuquerque

Imagem de uma das cantinas atuais
A UFT, por meio da Coordenação de Contratos, vinculada à Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD), notificou no dia 09 de Julho, os proprietários das cantinas  e lanchonetes atuais do Campus de Palmas.

A universidade concedeu prazo máximo de 30 dias, aos "donos" manifestarem-se sobre o processo administrativo de número 23101.001450/2010-67, que culminará com a desocupação dos locais onde são prestados os serviços de alimentação à comunidade universitária.

UFT dá prazo às empresas de reprografias manifestarem-se sobre processo de desocupação

quarta-feira, julho 21, 2010 Por Felipe Albuquerque


Visando obter mais informações sobre a recente notificação da UFT às empresas de reprografias que exploram irregularmente o serviço à comunidade universitária, visitei nesta quarta-feira, a Comissão de Recursos e Materiais (CRM), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UFT (PROAD).

 

Centro de Idiomas da UFT abre inscrições para cursos do 2º semestre

quarta-feira, julho 21, 2010 Por Felipe Albuquerque


O Centro de Idiomas da UFT, Campus de Palmas, abriu o período de inscrições para os interessados nos cursos regulares de inglês, francês, espanhol e português. O prazo vai até dia 2 de agosto

De acordo com a coordenação do Centro de Idiomas, as inscrições deverão ser feitas presencialmente, no bloco II, sala 18, no Campus de Palmas, de 8 às 18 horas.

I Workshop Inovação Tecnológica - Desafios e Oportunidades para o Estado do Tocantins

quarta-feira, julho 21, 2010 Por Felipe Albuquerque


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins promoverão no dias 11, 12 e 13 de agosto de 2010 o I Workshop de Inovação Tecnológica: Desafios e Oportunidades para o Estado do Tocantins - I INOVATEC - IFTO.  

Representante Discente cobra liberação de vagas do REUNI no Extravestibular da UFT

quarta-feira, julho 21, 2010 Por Felipe Albuquerque

Nesta quarta-feira, o Representante Discente no CONSUNI, Felipe Albuquerque,  protocolou ofício no Gabinete do Reitor, solicitando a regulamentação do Extravestibular para os cursos do REUNI e a abertura de vagas para Transferência Interna e Externa para os cursos nessa modalidade.

UFT divulga chamada para matrícula em Vagas Remanescentes do ENEM 2010/2

terça-feira, julho 20, 2010 Por Felipe Albuquerque



A UFT, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulgou na manhã desta terça-feira (20), convocatória para matrícula, em 1ª chamada, de 136 candidados classificados em suplência do Processo Seletivo para Ingresso em Cursos de Graduação Vestibular 2010.2.




Representante Discente solicita prorrogação do período de Aproveitamento de Disciplinas da UFT

terça-feira, julho 20, 2010 Por Felipe Albuquerque

Na tarde desta sexta-feira, o Representante Discente no CONSUNI, Felipe Albuquerque, protocolou  um ofício à Pró-Reitora de Graduação da UFT, profa. Dr. Isabel Auler, solicitando prorrogação do prazo de solicitação de Aproveitamento de Disciplinas para o semestre 2010/2. O prazo normal findará na próxima segunda-feira, 26 de Julho.

Processamento de Matrículas 2010/2 da UFT no SIE começa nesta segunda-feira

terça-feira, julho 20, 2010 Por Felipe Albuquerque

Conforme o Calendário Acadêmico 2010, inicia-se hoje o processamento das matrículas dos estudantes da UFT no SIE (Sistema de Informações para o Ensino) da UFT. O processamento deve durar até o final desta quinta-feira, 22 de Julho.

Conforme declarações da Secretaria Acadêmica do Campus de Palmas, nessa sexta-feira estará disponível para download, o Comprovante de Matrícula dos Veteranos da UFT, assim como o resultado do seu pedido de Pré-Matrícula, visível através do icone "Solicitação de Matrícula" no Portal do Aluno.

Evite utilizar o Internet Explorer nas páginas do Portal do Aluno da UFT e no Blog

terça-feira, julho 20, 2010 Por Felipe Albuquerque

Para não ter problemas de compatibilidade, evite utilizar o Internet Explorer ao acessar o Portal do Aluno da UFT e o Blog da Representação Discente no CONSUNI.

Ao utilizar o IE no Portal do Aluno, o sistema não gerará o seu Histórico Escolar e o Comprovante de Matrícula. No Blog, o site ficará desajustado e a imagem principal, apresentará problemas.

O uso dos seguintes navegadores não apresentam problemas no Portal/Blog. Clique nos links para baixá-los:

Governo Lula amplia autonomia das universidades federais

segunda-feira, julho 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira três decretos e duas medidas provisórias que visam dar maior autonomia às universidades federais do país. As medidas permitem a abertura de créditos suplementares para instituições e seus hospitais universitários, o uso das sobras do orçamento do ano anterior no exercício seguinte e a realização de concursos públicos sem autorização prévia do Poder Executivo, entre outros pontos.

Período de Solicitação de Revisão de Notas da UFT começa nesta segunda-feira

segunda-feira, julho 19, 2010 Por Felipe Albuquerque

Conforme o Calendário Acadêmico 2010, entre os dias 19 de Julho a 21 de Agosto, inicia-se o período de Solicitação de Revisão de Notas relativas ao semestre 2010/1.

Essa matéria tem por objetivo orientá-los quanto a esse processo tão importante, e que é um direito nosso, embora por muitos desconhecido. Outros, por um certo temor, não o solicitam.